Essenciais
Estados Unidos: Inscrevendo-se em uma universidade

O que é o exame Medical College Admission Test (MCAT)?

Estudar medicina nos Estados Unidos: o que é o exame de admissão Medical College Admission Test (MCAT).

Exame de admissão em cursos de medicina nos EUA
7139

A sua inserção na educação superior nos Estados Unidos depende, em partes, de testes padrões de admissão. Para as graduações, existem os exames SAT e o ACT. Já para as pós-graduações, há diferentes tipos de provas padronizadas, específicas para as diversas áreas de estudo. Para entrar em uma escola de medicina nos Estados Unidos – faculdade/divisão acadêmica de universidades que oferecem cursos relacionados à medicina e à saúde –, seja para cursar uma graduação ou uma especialização, os estudantes precisam realizar o teste MCAT.

 

Histórico do teste

 

O MCAT é a sigla de Medical College Admission Test (Teste de Admissão em Faculdade Médica). Criado há 80 anos, o exame foi feito em papel até 2007, quando se tornou inteiramente computadorizado (computer based). Possui foco em quatro áreas específicas: ciências físicas, raciocínio verbal, ciências biológicas e dissertação.

 

Formato

 

O exame, incluindo três intervalos de 10 minutos, leva cinco horas para ser completado. A parte dissertativa é dividida em duas questões; as outras seções são realizadas em questões de múltipla escolha. As partes da prova são divididas da seguinte forma:

 

Ciências Físicas (Physical Sciences) – 70 minutos com 52 questões

Raciocínio Verbal (Verbal Reasoning) – 60 minutos com 40 questões

Ciências Biológicas (Biological Sciences) – 70 minutos com 52 questões

Dissertação (Writing Sample) – 60 minutos com duas questões

 

As questões dissertativas são avaliadas individualmente em uma escala de notas que vão do J (mais baixa) ao T (mais alta). As demais seções do exame recebem de um a 15 pontos, fazendo com que o melhor resultado a ser alcançado no MCAT seja 45T. Não há penalidades para as respostas erradas, permitindo que o estudante possa tentar responder as perguntas mesmo não tendo certeza, ao invés de deixá-las em branco (diferente do SAT).

 

Fatos sobre o MCAT

 

Realizado e fornecido pela American Association of Medical Colleges (A.A.M.C, Associação Americana de Faculdades Médicas), o MCAT é oferecido 25 vezes ao ano, e os candidatos podem realizá-los três vezes a cada 12 meses. O custo da prova é de U$235 e é oferecido a estudantes internacionais. Apesar de ser realizado no Brasil, infelizmente, ainda não há data para fazer o exame no país em 2013.

 

Leia mais:

Estudar medicina nos Estados Unidos

Enfermagem: a especialidade do cuidado da saúde humana

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Exame de admissão em cursos de medicina nos EUA

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Dê uma olhada...