Essenciais
Estados Unidos: Inscrevendo-se em uma universidade

O que este sonho precisa ter para que seja 100% nosso?

Reflexões sobre o que é preciso para realizar o sonho de estudar nos Estados Unidos, dividindo o projeto em sonhar, planejar, fazer e celebrar

GATE: O que este sonho precisa ter para que seja 1000nosso?
1088

Por Felipe Watanabe – Team G.A.T.E.

 

O mês de fevereiro é sempre marcado pelas festividades do carnaval brasileiro. No entanto, para os alunos que estão se candidatando às universidades americanas, fevereiro também vem acompanhado de grande ansiedade. Alguns estudantes já enviaram todas as applications e estão vivendo um momento de espera angustiante. Outros ainda finalizam as últimas redações e passam pelo estresse de conseguir cumprir com os prazos.

 

Diante de tal situação, venho refletindo sobre como poderíamos ajudar os estudantes a controlar tamanha ansiedade. Penso que essa trajetória pode ser comparada a um projeto, o qual possui metas, prazos e orçamentos. O problema é que quando desenvolvemos projetos, nossa mente tem a tendência de usar somente o lado esquerdo do cérebro, responsável pelo pensamento racional. Por isso, analisamos métricas e planejamos a partir delas. O que proponho nesse texto é um aproach no qual usaremos também o lado direito do cérebro, responsável pelas nossas emoções.

 

Em minha pesquisa, me deparei com uma metodologia interessante chamada Dragon Dreaming, que divide projetos em quatro momentos: sonhar, planejar, fazer e celebrar. O que mais me chamou a atenção foram as etapas “sonhar” e “celebrar”, conceitos pouco discutidos nas teorias tradicionais. Se pensarmos na trajetória dos alunos, podemos afirmar que tudo se iniciou com um sonho: fazer faculdade nos Estados Unidos. Portanto, para obtermos o sucesso desejado, por que não gastar mais tempo nesta primeira etapa, refletindo sobre o que de fato esse sonho representa, antes e começar a planejar?

 

O Dragon Dreaming pode ser guiado pela seguinte pergunta: o que esse sonho precisa ter para que seja 100% seu? Esse tipo de reflexão é fundamental, pois não podemos ficar presos a estigmas que nos impeçam de sonhar sem julgamento. No caso dos estudantes, sugiro que a pergunta seja ainda mais ampla e inclua a participação da família, pensando coletivamente: o que esse sonho precisa ter para que seja 100% nosso? O alinhamento de expectativas entre pais e alunos é imprescindível para o sucesso do projeto. Quando o sonho é construído de maneira coletiva, as etapas de planejamento e execução acontecem de forma mais natural.

 

Por fim, gostaria de ressaltar a importância da etapa de celebração ao longo dessa jornada. Um dos princípios do Dragon Dreaming é que a aplicação da metodologia deve gerar crescimento pessoal, no qual os valores e os princípios de cada indivíduo são potencializados em transformações positivas. Essa afirmação não poderia ser mais verdadeira se pensarmos em transformações positivas e em todo o aprendizado dos alunos que acontece durante o período em que se candidatam a universidades americanas. Independente do desfecho, essa experiência de autoconhecimento já seria motivo para celebração. Mas é claro que não devemos limitar as métricas de sucesso somente a isso.

 

Ser aceito na universidade e ter acesso a uma educação de qualidade é o grande objetivo, porém devemos reconhecer que cada pequena vitória ao longo do processo também pode ser motivo de celebração. Saber trabalhar as emoções nos momentos certos resulta em projetos criativos, otimizados e genuínos. Além disso, toda a sensação de angústia e ansiedade é substituída por momentos de reflexão e leveza.

 

Post cortesia do G.A.T.E.

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Graduação
SOBRE O AUTOR

GATE: O que este sonho precisa ter para que seja 1000nosso?

G.A.T.E. – Global Access Through Education é uma plataforma criada pelo STB – Student Travel Bureau com o objetivo de reunir educadores, pais, alunos e profissionais em um fórum, oferecendo conteúdo inovador sobre educação, cultura e desenvolvimento profissional e pessoal. G.A.T.E acontece durante todo o ano online, por meio do site e de palestras baseadas em conteúdos específicos em escolas, universidades e nos escritórios do STB.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Dê uma olhada...