Essenciais
Estados Unidos: Inscrevendo-se em uma universidade

Programa Jovens Embaixadores recruta brasileiros para missão diplomática

Jovens Embaixadores: Intercâmbio nos Estados Unidos para estudantes brasileiros da rede pública

Programa Jovens Embaixadores
1605

Existente há 13 anos, o programa Jovens Embaixadores do governo americano seleciona estudantes brasileiros da rede pública para intercâmbios culturais nos Estados Unidos. A intenção é beneficiar estudantes da camada sócio-econômica menos favorecida, desenvolvendo a consciência cidadã, liderança, excelência acadêmica e proficiência na língua inglesa.

 

As informações e a inscrição ao programa estão todas na página oficial no Facebook. Para participar, você precisa ter os seguintes requisitos:

 

  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Ter entre 15 e 18 anos;
  • Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior;
  • Nunca ter viajado para os Estados Unidos;
  • Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
  • Ser estudante do ensino médio na rede pública brasileira;
  • Pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida;
  • Ter excelente desempenho escolar;
  • Ter perfil de liderança e iniciativa;
  • Ser comunicativo;
  • Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
  • Estar atualmente engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado e comprovar ao menos 12 meses – contínuos ou não – de voluntariado.*

 

As inscrições para 2015 já se encerraram. Normalmente, elas são abertas todo mês de agosto e devem ser feitas de forma online pela página do programa.

 

A primeira etapa da inscrição já envia imediatamente uma mensagem ao estudante para avisá-lo se ele atende aos pré-requisitos do programa. Na segunda etapa, os candidatos devem preencher o questionário preliminar, selecionar a instituição parceira mais perto de suas casas dentro do estado em que residem, e concluir o processo de inscrição online.

 

A terceira etapa é a revisão das inscrições feita pelas instituições parceiras do consulado. No final desta etapa, o estudante recebe mais um aviso se passou para a próxima fase ou não. (Em caso de resposta negativa, o programa informa qual pré-requisito não foi preenchido.)

 

As etapas 4 e 5 são provas respectivamente escrita e oral realizadas nas instituições parceiras por todo o Brasil. Na sexta etapa, um comitê de seleção da Embaixada americana se reúne para revisar o material dos semi-finalistas e selecionam os novos Jovens Embaixadores.

 

Após a seleção, os selecionados devem providenciar passaporte, visto e demais documentos obrigatórios para viajar aos Estados Unidos e partem em janeiro do ano seguinte ao processo de seleção. Nos Estados Unidos, eles participam de uma programação especialmente criada para eles em Washington, D.C., a capital norte-americana, e em outros estados-anfritiões. O intercâmbio tem duração de aproximadamente 20 dias.

 

Acompanhe os posts dos atuais Jovens Embaixadores brasileiros aqui.

 

*Informações retiradas do site do consulado norte-americano.

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Vocacional
SOBRE O AUTOR

Programa Jovens Embaixadores

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.