Essenciais
Estados Unidos: Inscrevendo-se em uma universidade

O que é a prova SAT nos Estados Unidos?

O que e como é a prova SAT, exigida para a admissão em universidades dos Estados Unidos

Prova SAT nos Estados Unidos
9887

O SAT é a sigla para Scholastic Assessment Test (apesar de até pouco tempo, ser conhecido por Scholastic Aptitude Test), que significa Teste de Aptidão Escolar. Mas é conhecida e referida apenas pelas letras S-A-T (pronunciadas na forma inglesa). Após crescer em popularidade pelo mundo todo, tornou-se uma prova padrão exigida para a admissão em quase todos os cursos superiores nos Estados Unidos. É promovida pelo College Board e administrada pela Educational Testing Service.

 

Como é a prova SAT?

 

O exame SAT leva três horas e quarenta e cinco minutos para ser realizada por completo. É quase como nossos vestibulares brasileiros. Possuem intervalos para os estudantes descansarem. Cada seção da prova é dividida da seguinte forma:

 

Reading (leitura e interpretação de texto)Uma seção de 20 minutos e duas de 25. São 48 questões de interpretação e 19 de “Completar a sentença”.

Math (matemática) – Uma seção de 20 minutos e duas de 25. São 44 questões de múltipla escolha e 10 de respostas produzidas pelo estudante.

Writing (redação) – Uma seção de 10 minutos e duas de 25. São 25 questões para o estudante “melhorar as sentenças”, 18 para “identificar os erros nas sentenças” e seis para “improvisar parágrafos”. É preciso, também, escrever uma redação (essay).

 

O College Board oferece, atualmente, uma versão gratuita do SAT para que os estudantes treinem, e tenham uma ideia de como se sairiam quais matérias você precisa se dedicar mais antes de prestar a prova real. A inscrição no SAT custa U$ 81 e os centros que oferecem a prova podem ser encontrados em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil. Você pode se inscrever pelo site do College Board, para isso, vai precisar do código do Brasil (BR) e o de Registro (075). Na hora da inscrição para a prova você pode optar se quer receber o seu resultado por e-mail ou pelo correio.

 

Existe também a versão do SAT para matérias específicas, o Subject Test, de literatura, física, química, biologia, história dos Estados Unidos, história mundial, e de diferentes idiomas. A sua instituição americana pode exigir um ou alguns destes testes de acordo com a graduação que você deseja cursar.

 

Tanto a prova geral quanto a de disciplinas específicas são realizadas várias vezes por ano, dependendo do seu país. No Brasil, ele acontece de janeiro, maio, junho, outubro, novembro e dezembro, realizados em diferentes locais e por diferentes agências. O objetivo do exame é testar decisivas habilidades cognitivas e de raciocínio que demonstrem que o estudante está preparado para cursar o ensino superior. Cada universidade nos EUA tem suas exigências quanto ao SAT. Atualmente, atingir 2400 pontos seria a nota máxima. A nota média aceitável para a admissão costuma começar em 1500. No entanto, vale ressaltar, a nota no SAT nem sempre é o fator crucial para a sua admissão: às vezes o estudante é admitido mesmo não atingindo a nota mínima exigida pela universidade; às vezes não é aceito mesmo com um bom resultado. A admissão em uma universidade americana depende de vários outros fatores, o SAT é apenas um deles.

 

Os estudantes internacionais podem prestar a prova quantas vezes quiserem e se decidir por qual nota e quando submetê-la ao processo de seleção.

 

Pesquise:

Graduações nos Estados Unidos

Pós-graduações nos Estados Unidos

Leia mais:

Bolsa de estudo para esportistas nos Estados Unidos

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Graduação
SOBRE O AUTOR

Prova SAT nos Estados Unidos

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Dê uma olhada...