Essenciais
Estados Unidos: Inscrevendo-se em uma universidade

Testes de Admissão das Instituições Norte-Americanas

3366

Dependendo do tipo de curso em que você estiver interessado, você deverá se submeter a um ou mais testes padronizados de admissão.

Como escolas diferentes têm requisitos, sistemas de classificação e padrões diferentes, as notas ou transcritos não são geralmente a melhor maneira de medir as capacidades dos estudantes. Testes padronizados permitem que os escritórios de admissão tomem decisões mais informadas e justas, uma vez que eles medem, por exemplo, as aptidões de pensamento criativo e de resoluções de problema dos estudantes, ao invés de conhecimentos específicos.

TOEFL (Teste de Inglês como Língua Estrangeira):
Se a sua intenção for estudar nos Estados Unidos, você deverá se submeter a um teste TOEFL para demonstrar a sua proficiência em inglês. Cada escola ou universidade exige uma pontuação mínima neste teste, que deve ser atingida ou superada para garantir a admissão no curso (o mínimo exigido geralmente é de 213 pontos ou mais). O TOEFL é um exame feito pelo computador na maioria dos países, mas em alguns lugares ele pode ser aplicado em papel. O exame é composto por questões de múltipla escolha e de uma redação. As seções são divididas da seguinte forma:

Compreensão - Essa seção tem como objetivo avaliar a capacidade de compreensão do Inglês Americano. Você escutará conversações e deverá responder algumas questões a respeito.

Estrutura - Essa seção irá avaliar a sua capacidade de compreender o inglês escrito. Ela inclui textos formais de inglês, ao invés das conversas mais casuais utilizadas na seção de Compreensão.

Leitura - Essa seção inclui a compreensão de um texto e de vocabulário, testando a sua compreensão das passagens.

Escrita - Essa seção inclui uma questão de redação. Essa redação irá medir a sua capacidade de organizar um argumento e desenvolvê-lo através de um texto.

É muito importante que o aluno se prepare para esse exame assistindo aulas, fazendo simulados e praticando as ferramentas de estudo do TOEFL antes de fazer o teste.

SAT (Scholastic Aptitude Test):
O SAT é exigido dos estudantes Americanos que se inscrevem em programas de graduação em instituições ou universidades dos EUA. O exame é obrigatório para todos os cidadãos americanos e pode ser também exigido aos estrangeiros, dependendo do programa e instituição que eles desejem cursar. O exame inclui uma seção de matemática e uma seção verbal, com a maioria das questões sendo de múltipla escolha. A parte matemática inclui álgebra, geometria, aritmética, probabilidade, contas etc. A seção verbal é dividida em algumas categorias:

Analogias - Essa parte mede a habilidade de compreensão do significado das palavras e do relacionamento entre elas.
Conclusão de Sentenças - Essa parte mede a sua habilidade de completar as sentenças através da lógica.

Leitura Crítica - Essa seção deve medir a sua habilidade de leitura e análise crítica do conteúdo.

GMAT (Graduate Management Admission Test):
O GMAT é guiado pelo 'Graduate Management Admission Council' (GMAC) que consiste em 131 escolas com programas de MBA. O GMAT tem sido elaborado para medir as habilidades verbais, numéricas e analíticas dos estudantes que planejam se inscrever em programas de MBA ou cursos relacionados. É uma prova feita no computador e contém tanto questões de múltipla escolha como questões dissertativas. Como nos outros testes, não serão medidas a quantidade de conhecimentos, mas sim a habilidade em usar os conhecimentos para resolver problemas e pensar criativamente.

IELTS (Sistema Internacional de Testificação de Inglês):
Existem dois tipos de testes IELTS: acadêmicos e gerais. Para a educação superior, é preferível realizar o IELTS acadêmico e pode até ser exigido por algumas universidades no lugar do TOEFL. A pontuação mínima exigida é geralmente de 6.0. Essa marca pode variar de acordo com o país de origem do estudante e dos requisitos da instituição e/ou do curso.

GRE (Graduate Record Examination):
O teste GRE é exigido dos estudantes buscando cursar graduações ou pós-graduações em disciplinas relacionadas com estudos sociais, engenharia, entre outras. O exame possui dois formatos: um geral e um específico. Ambos devem ser feitos por estudantes que já tenham um grau de Bacharel ou treinamento profissional em uma área específica. O exame geral se aplica a todos os programas e disciplinas. O teste específico é designado especialmente para diplomas de pós-graduação relacionados com as disciplinas de biologia, farmácia, ciências da computação, literatura em inglês, matemática, física e psicologia.

Cursos Virtuais
Cursos Virtuais incorporam uma série de métodos de ensino e muitos programas podem ser estudados inteiramente no seu país de origem. Você pode até completar um curso inteiro sem viajar para Austrália, Cingapura, Reino Unido ou EUA para participar de seminários ou oficinas, enquanto outras instituições podem exigir alguma forma de participação presencial em algum desses países ou em instituições parceiras localizadas no seu país de origem. Consulte a instituição ou universidade de seu interesse para saber se o curso é 100% virtual ou se alguma presença é exigida.

Opções de estudo integral ou meio-período são geralmente oferecidas. Em qualquer uma das duas você receberá todo o suporte necessário através de uma gama de mídias, incluindo materiais impressos e virtuais. A comunicação com o seu orientador e com os outros estudantes é feita através de correspondência, email, video conferência e chat ao vivo.

Você pode cursar programas virtuais em todos os níveis, incluindo: certificados, qualificações profissionais, diplomas e graduações a nível de pós-graduação, mestrado e MBA.

Os requisitos de admissão para os cursos virtuais variam de acordo com a instituição e com a qualificação que você deseja alcançar. Esses requerimentos são designados a garantir que, uma vez aprovado para fazer o curso, você possa concluir os estudos com sucesso. Uma grande parte das instituições exige um bom nível de Inglês para que você possa acompanhar o curso e o material impresso e também devido ao modo no qual o seu trabalho será avaliado.

Rankings Universitários
Existem diversas listas classificatórias de universidades e instituições que qualificam os diversos fatores dos cursos, pesquisa acadêmica, performance dos estudantes, qualidade dos educadores e perspectiva profissional dos formados. Outros tipos de classificação avaliam programas específicos ou departamentos.
Uma classificação institucional geralmente influencia bastante o processo da tomada de decisão dos estudantes em relação ao curso de interesse, porém é importante saber se a avaliação foi influenciada ou promovida pela própria instituição.

 

Leia o artigo sobre a Classificação das Universidades pelo The Times

 

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Hotcourses Editor is the mysterious, faceless force made up of all our different contributors over the years. From masters in their field to top notch journos, take a peek at some of the talent we’ve had the pleasure of working with.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.