Essenciais
Estados Unidos: Antes de partir

Estudo de caso: a vida em Los Angeles

Brasileira conta como é viver em Los Angeles, na cidade de Hollywood e dos famosos dos Estados Unidos.

23993

Hollywood, Beverly Hills, Santa Monica, Malibu, Venice Beach... Tudo nos arredores de Los Angeles, na Califórnia, costa oeste dos Estados Unidos. Avistar todos os dias a placa de Hollywood, ver famosos nas ruas, presenciar tapetes vermelhos... Como seria morar na cidade das estrelas americanas? A designer da moda brasileira Michelle Deuschle, 28, conta a sua experiência em L.A.

 

Como foi que você se mudou para Los Angeles?

Eu estava morando no outro lado dos Estados Unido e resolvi que gostaria de viver por aqui por mais tempo. Como não gosto de frio e amo praia, decidi vir para Los Angeles. Além disso, pensei que poderia começar a estudar teatro novamente, então uni o útil ao agradável. 

 

Como é a vida cultural em Los Angeles?

A vida aqui não é tão agitada como a vida em Nova York, por exemplo, que sempre tem coisas acontecendo em todo lugar. Aqui tem muito teatro, claro. Também há muitos artistas de rua, principalmente em Venice Beach e em Santa Monica, praias muito turísticas. Mas não é uma cidade tão agitada como todos pensam. Aqui é mais tranquilo, mais cidade de praia. Mas isso também depende de qual região você mora. Hollywood, West Hollywood e Beverly Hills são lugares onde mais se concentram clubs e baladas, então a vida é mais agitada por lá.

 

Como é a sua rotina na cidade?

A rotina vira normal como em qualquer outra cidade. Você acaba trabalhando, às vezes estudando, e quase não faz mais coisas de turista, como visitar mais a cidade. Minha rotina é basicamente acordar cedo e ir trabalhar, voltar, e às vezes me exercitar. E aos finais de semana, se não trabalho como hora extra, eu aproveito para ir à praia, ao cinema, sair com amigos, coisas normais como todos fazem.

 

Foi fácil acostumar-se com a cidade?

É fácil, sim, se acostumar à cidade. Eu amo aqui porque amo cidade de praia. Quando preciso me acalmar, vou até a praia, o que me deixa mais relaxada. Moro perto de Venice Beach, em Los Angeles, na parte conhecida como Culver City, que é tranquila.

 

Quais são as características mais marcantes da cidade?

A cidade, para mim, é tranquila para quem mora perto da praia, mas o trânsito é pesado. Em Los Angeles, diferentemente de Nova York, não se faz quase nada se você não tiver um carro. E não é por mordomia, não, e sim porque os ônibus levam mesmo horas para chegar ao destino, e tudo é longe um do outro. Beverly Hills é bastante marcante, com seus coqueiros altíssimos e as mansões lindíssimas. Santa Monica com seu píer super conhecido e o calçadão em frente à praia onde muitas pessoas se exercitam. Venice Beach é conhecida por sua calçada também e pelas pessoas super "excêntricas" que vivem lá. Mas o que mais me chama atenção aqui é a moda. Ninguém segue padrão de nada. Cada um veste o que tem vontade, faz o corte de cabelo que quer e não segue moda de nenhum lugar. Isso pra mim é ter estilo. Não é como no Brasil que todos praticamente se vestem igual.

 

É caro viver em Los Angeles?

Depende. Aqui se ganha muito mais do que no Brasil, por isso outras coisas são mais caras também, como o aluguel, por exemplo. Mas colocando tudo no papel, com certeza, mesmo tendo o trabalho mais simples do mundo, você vai ter mais dinheiro sobrando no fim do mês para fazer o que você gosta. Eu acredito que é um pouco caro estudar aqui. Mas nada que com algum trabalho "básico" você não consiga pagar algum curso.

 

A cidade realmente tem todo o glamour hollywoodiano?

Depende do seu ponto de vista. Eu sinceramente não acho muito, mas é porque quando se mora aqui, você acaba se acostumando. Só não acostumei ainda quando você vê algum famoso na rua e todos passam por eles como se fosse uma pessoa "normal". Afinal, não é qualquer celebridade, é uma celebridade de Hollywood, não é? Tem muita gente com muito dinheiro também. Gente que nem é famosa, mas que vive muito, muito, bem, do lado do letreiro de Hollywood!

 

Tem bastante brasileiro em LA?

Tem muito brasileiro em Los Angeles. Qualquer lugar que vou, escuto alguém falando português, mas os mexicanos ainda são em número maior.

 

Leia mais:

A vida em Nova York

A experiência de trabalhar e estudar nos Estados Unidos

 

Pesquise:

Cursos de teatro nos Estados Unidos

Cursos de cinema nos Estados Unidos

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Graduação
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Dê uma olhada...