Essenciais
Estados Unidos: Antes de partir

Experiência real: estudar e trabalhar nos Estados Unidos

Estudante brasileira nos Estados Unidos dá dica sobre visto americano de estudante, trabalhar no campus, estágio e bolsa de estudo para atletas.

Experiência real: estudar e trabalhar nos Estados Unidos
5310

O Hotcourses Brasil entrevistou Jaqueline Gonçalves, 27, estudante brasileira nos Estados Unidos. A intercambista já concluiu uma graduação tecnológica em Nova Jersey e, em 2014, dará início à sua graduação em Sociologia e Recursos Humanos em uma universidade norte-americana. Leia a nossa conversa a seguir e saiba mais sobre a vida de estudante nos EUA e também as possibilidades de trabalhar enquanto estuda.

 

Você foi para o país como au pair, com um visto J-1. Para estudar um curso acadêmico nos Estados Unidos, você precisou trocar de visto? Foi difícil?

Sim, eu precisei trocar o visto J-1 para o F-1. Não foi difícil, mas deu trabalho! Eu fui ao Brasil para trocar o visto. Antes de sair dos Estados Unidos, eu apliquei para a faculdade Mercer County Community College, e fui aceita. A instituição me providenciou o documento I-20 que é necessário para a entrevista no consulado americano no Brasil. O processo foi bem rápido! Em menos de um mês, eu apliquei, troquei o visto e retornei para os Estados Unidos. Claro que cada instituição tem uma política. 

 

Quando você se mudou para os EUA, você já era formada em algum bacharelado?

Quando eu me mudei para os Estados Unidos, eu ainda não era formada, mas estava cursando o terceiro ano de Direito na UNIP.

 

O que você decidiu estudar nos EUA? Em qual universidade?

Demorou para eu decidir o que eu queria estudar porque eu estava realmente perdida. Comecei na Mercer County Community College, em Nova Joersey, e depois de me graduar com um Associates Degree em Artes Liberais eu transferi para Rider University para terminar meu bacharelado em Sociologia e Recursos Humanos.

 

Em quais funções você trabalhou no campus da sua universidade? Eram remuneradas?

No campus da universidade eu trabalhei como mentora ajudando os novos alunos a se adaptarem durante o primeiro semestre deles. Como mentora, eu também ajudava os alunos de ESL (English as a Second Language) com gramática e redação. O trabalho era remunerado e eu ganhava U$8 dólares por hora (bem pouco). 

 

Você realmente só podia trabalhar 20 horas por semana?

A escola não permite que os alunos internacionais trabalhem mais do que 20 horas dentro ou fora do campus, portanto só trabalhava 20 horas.

 

Como os trabalhos no campus acadêmico são distribuídos? Todo estudante pode trabalhar na instituição?

Todos os alunos têm a oportunidade de trabalhar na escola, mas algumas vagas são oferecidas para alunos com GPA alto. E os alunos internacionais só podem trabalhar depois de estar um ano na faculdade (claro que sempre tem algumas exceções). Eu trabalhei só no meu último semestre. Eu corria também para o time de cross country da escola, o que não era remunerado, mas eu ganhei bolsa.  

 

Esta bolsa que você ganhou por integrar a equipe de cross country (corrida) é uma bolsa de estudo para atletas?

Sim, a bolsa que ganhei é para atletas e ganhei por fazer parte da equipe. Não precisei passar por teste, mas fiz o exame médico pago pelo departamento de esportes da college

 

O seu curso incluía algum estágio obrigatório ou qualquer trabalho além do campus?

Durante os dois anos no Mercer, eu não precisei fazer estágio ou trabalhar fora do campus, mas agora na Rider University, o meu trabalho atual contará como estágio para o meu curso. 

 

E qual é o seu emprego atual nos Estados Unidos?

Eu comecei como estagiária no departamento de operações financeiras e hoje trabalho meio período também como assistente de recursos humanos, que é a função que contará como estágio para o meu curso de Human Resources Management. 

 

Se você exercesse qualquer função além do campus durante o período de aula sem a permissão da universidade, o trabalho seria considerado ilegal?

Qualquer trabalho sem a permissão da universidade é considerado ilegal.

 

Pesquise:

Cursos nos Estados Unidos

Cursos de Recursos Humanos no exterior

Leia mais:

 

Trabalhar nos Estados Unidos com visto de estudante

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Graduação
SOBRE O AUTOR

Experiência real: estudar e trabalhar nos Estados Unidos

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Dê uma olhada...