Essenciais
Estados Unidos: Antes de partir

A chegada de um estudante internacional nos Estados Unidos

888

Se mudar para uma cultura completamente nova e ajustar a sua vida em um país como os Estados Unidos pode ser uma experiência a princípio amedrontadora. Existem diferenças culturais,  as metodologias de aula são diferentes e a saudade de casa pode ser um problema no início. O Hotcourses procurou saber como realmente é essa experiência para as pessoas que passam por isso...

O Relatório Open Doors de 2010 mostrou que 13.112 estudantes vietnamitas escolheram estudar nos EUA, entre os anos acadêmicos de 2009 e 2010, o que significa um aumento de 2,3% em relação aos anos anteriores. Encontramos uma estudante para relatar a experiência dela e ajudar outros estudantes que pensam em trilhar o mesmo caminho.

Vamos para as perguntas!

Jess Murphy conversou com Mai Nguyen do Vietnam, que está estudando Economia na Oregon State University nos EUA, e pediu para que ela contasse sobre sua experiência nos Estados Unidos.

Onde você está estudando?

Na Oregon State University nos Estados Unidos.

Porque você escolheu esse curso e o que influenciou a sua decisão na escolha dessa universidade?

Existem três razões. Primeiro porque a Oregon tem uma população bem pequena de estudantes vietnamitas e eu gostaria de ficar exposta a uma cultura totalmente diferente. Eu não queria vir até aqui para conviver com um grande número de pessoas do meu país e deixar de aprender  novas culturas e costumes. A segunda razão é porque aqui é um lugar muito bonito. Cresci em uma cidade grande e não costumava desfrutar de muitas áreas verdes e céu azul. Era difícil ver estrelas à noite por causa dos prédios altos e das luzes. Aqui, eu tenho a oportunidade de ver lagos, montanhas, árvores e florestas. É tudo que eu sempre sonhei! Sempre quis ter mais contato com a natureza. O terceiro e melhor motivo foi que consegui uma bolsa de estudos pelo Programa de Serviços Interculturais (ICSP). Que sorte!

Porque você escolheu estudar nos EUA?

Assim como diversos estudantes, eu tinha o sonho de ir para a América! Para fazer isso, eu preciso me focar em habilidades como a fala, a leitura e a escrita. A faculdade é um grande projeto, melhor não entrar sem ter planos na cabeça.

Como a sua instituição te ajudou a se acostumar com a sua nova vida nas primeiras semanas?

Uma das minhas professoras, Flora Leibowitz, me ajudou muito, eu a considero minha mentora. Da mesmo forma, meus outros professores e colegas são bem queridos e prestativos.

Como você encontrou sua acomodação?

Eu estou morando na casa de uma família em Orchard House desde que eu cheguei aqui. Soube deste lugar pelos meus amigos vietnamitas que também estudam aqui.

Estou participando também de uma comunidade da cidade que acho bem interessante, um ótimo lugar para se integrar na cultura e fazer novos amigos.

Como você se integrou à cena social da sua universidade?

Eu sempre estive perto de grupos como o ISOSU (Estudantes Internacionais de OSU) e o ICSP (Programa de Serviços Interculturais) porque eu os conhecia antes de chegar. Foi muito bom pois, através desses grupos eu tive a chance de conhecer outras culturas e conviver com elas. Eu nunca pensei que pudesse conhecer pessoas da Armenia ou Arábia Saudita!

Quais foram os maiores desafios que você enfrentou no seu primeiro ano?

No início o meu maior desafio foi com a língua. Falo Inglês, mas não tenho a mesma agilidade e vocabulário de uma pessoa nativa.

Meu inglês é muito bom para bater papo, mas para participar de um debate sobre assuntos mais densos como economia ou até dissertar nas provas explicando o meu entendimento sobre determinado tipo de assunto é uma tarefa mais complicada.

Tenho assistido mais TV, lido mais livros e notícias para aperfeiçoar meu inglês.

A maneira asiática de pensar também é bem diferente do Ocidente.

Mais opções de universidades em Oregon e arredores:

University of Oregon, EUA

DeVry University, EUA

Oregon College of oriental Medicine, EUA

 

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Hotcourses Editor is the mysterious, faceless force made up of all our different contributors over the years. From masters in their field to top notch journos, take a peek at some of the talent we’ve had the pleasure of working with.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.