Essenciais
Estados Unidos: Antes de partir

Estudo de caso: a vida em Nova York

Brasileiros nos Estados Unidos.

6933

Nova York é um centro cultural, econômico, turístico e educacional mundial. Cenário de tantos filmes e séries famosas, casa de tantas figuras ilustres, e locais icônicos... A cidade norte-americana é um ambiente multiétnico e multicultural, e além de tudo, tem o maior sistema de educação pública e particular dos Estados Unidos.

 

Por isso não estranharíamos se a sua vontade for estudar em Nova York. As opções são infinitas e, com certeza, todos os aspectos da cidade são chamariz de estudantes do mundo todo. É por este motivo que o nosso novo estudo de caso é dedicado à vida na Big Apple. A paulistana, Marcela Mosken, 27, formada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mora em uptown Manhattan, e nos conta como é a vida, a cultura e os costumes em Nova York.

 

Como foi que você mudou-se para Nova York?

Nova York foi meu primeiro destino nos EUA, vim pra cá quando me inscrevi no meu programa de au pair, em junho de 2010.

 

Qual curso frequentou? Quanto tempo durou?

Frequentei o curso de Master Speaking, na escola American Language Communication Center (ALCC), em midtown Manhattan. O curso na ALCC durou cerca de três meses, cursava apenas aos finais de semana. Para estudar inglês, Manhattan é uma ótima opção porque há uma imensa variedade de escolas, cursos e duração. Em NY, você pode estudar de arte culinária a medicina, inglês a patchwork.

 

Como é a vida cultural em Nova York?

Aqui na cidade de NY, a diversidade cultural é enorme e cada um expressa sua cultura e religião de forma livre. É lindo. Há muitas opções de cultura e lazer. Muitos pontos turísticos e históricos. Indústria da arte e entretenimento a mil. Vida noturna, baladas e clubs todos os dias da semana.

 

estudar nova york

 

Como é a sua rotina na cidade? Tem amigos nova-iorquinos?

Quando estou livre procuro aproveitar ao máximo as opções culturais que a cidade oferece. Caminhar no Central Park, visitar jardins botânicos e zoológicos. Os museus como Met, MoMA, Guggenheim e AMNH merecem várias visitas. Pelo menos a cada duas semanas gosto de ir a algum musical na Broadway, Off-Broadway ou peças de teatro alternativas. Mas não tenho uma rotina específica, em NY tudo acontece de maneira surpreendente e o dia ou a semana fica diferente. 

 

Tenho amigos nova-iorquinos. Geralmente eles preferem se reunir com amigos em algum apartamento ao invés de sair para algum bar ou pub. Não vejo muita diferença entre os costumes dos nova-iorquinos e dos paulistanos quanto a esse aspecto.

 

Quais são as diferenças mais marcantes entre as cinco regiões de Nova York?

Existem muitas diferenças entre as regiões de Nova York e mesmo dentro de cada região. Além da diferença de preços quanto à moradia e alimentação, State Island, Brooklyn e Queens são lugares mais familiares. A arquitetura se diferencia da de Manhattan por ter mais casas do que prédios, não são tão agitadas ou cheias de luzes 24 horas por dia. No Bronx, a arquitetura é mais parecida com Brooklyn e até mesmo uptown Manhattan: pequenos prédios de dois ou três andares e uma grande comunidade afro e hispânica. Já em Manhattan há uma grande mistura de povos e culturas, além de ser conhecida pelos arranha-céus. Cada região da ilha pode ser bastante diferente, desde uptown para downtown, Chinatown, Little Italy, East Village, Harlem, etc. Diferenças que fazem a rotina ser diferente todos os dias.

 

É caro viver em Nova York? 

Viver em Nova York pode ser caro ou não. O preço do aluguel e da comida em Manhattan, por exemplo, são mais elevados que em outros lugares que já conheci. Já no Brooklyn, Bronx, State Island e Queens, o gasto com moradia e alimentação é mais razoável. Muitas pessoas por aqui dividem o apartamento com um ou mais “roommates”, diminuindo as despesas com aluguel.

 

Foi fácil acostumar-se com a cidade?

Foi fácil me acostumar, sim. Difícil foi adaptar ao barulho e a claridade durante a noite.

 

Como são os nova-iorquinos?

Os nova-iorquinos são acelerados, como todo morador de cidade grande. No entanto, eles são extremamente prestativos quando você precisa e pede ajuda. Apesar da correria e do concreto fazer todo mundo ficar meio rude, acho que eles são muito educados. Sempre pedem licença para passar, sempre comunicativos. Você sabe quem é de Nova York pelo jeito que a pessoa anda. Nova-iorquinos parecem que estão sempre rushing [com pressa]!

 

Quais são os costumes dos moradores de Nova York?

Eles têm costumes de todos americanos. São mais reservados, mas se você começar a conversar com alguém, eles interagem. São mais sérios, falam super rápido. Gostam de deitar no gramado do Central Park aos finais de semana, não costumam usar a própria cozinha - quase sempre dinner out [jantam fora] -, gosta de praticidade, mas se alimentam muito bem.

 

E aí? Aumentou a sua vontade de estudar na cidade? Então comece já a procurar pelo seu curso aqui no site da Hotcourses Brasil!

 

Leia mais:

Visto de estudante para os Estados Unidos

Mudanças no processo de solicitação de visto para os Estados Unidos

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.