Essenciais
Estados Unidos: Antes de partir

Exame Geral Revisado – GRE

2010

No competitivo mundo do ensino superior, as universidades precisam estipular critérios para selecionar alunos habilidosos para preencher suas vagas. O Revised General Test (GRE) busca refletir o tipo de pensamento que você deverá fazer uso durante a sua graduação e demonstrar que você está pronto para os trabalhos ao nível de graduação. O Hotcourses quer lhe explicar como é a estrutura e como melhor se preparar para tal exame.

 

O que é o GRE?

O exame GRE foi criado para testar as habilidades de futuros graduandos em compreender e analisar textos complexos, assim como analisar informações quantitativas dada uma situação real. Os alunos que se inscrevem para escolas de graduação devem realizar o exame, principalmente nos Estados Unidos e em outros países cujo idioma é o inglês. O exame consiste das seguintes sessões:

Raciocínio Verbal

Esta seção avalia a sua capacidade de compreender um texto geral ou de distinguir pontos principais para realizar conclusões sobre o significado geral do texto. Além disso, o exame avalia sua habilidade de interpretar o discurso, tirar conclusões, apontar a falta de informações e identificar pressupostos. As questões podem ser de dois tipos:

  • Compreensão de leitura

Esta seção avalia sua habilidade de analisar e sintetizar informações obtidas em um material escrito. As questões não avaliam o seu conhecimento geral no assunto – todas as questões podem ser respondidas com base nas informações fornecidas no texto.

  • Conclusão de texto e equivalência de sentença

As questões exigem análise de relação entre sentenças e reconhecimento de relação entre palavras e conceitos. As frases fazem parte de um texto geral e o seu talento em inferir informação é testado através da omissão de palavras cruciais em curtas passagens. Você deverá inserir palavras ou frases curtas a fim de completar espaços em branco, criando uma sentença completa coerente e com significado.

Escrita Analítica

Esta seção avalia o seu pensamento crítico e habilidades de escrita analítica que a universidade considera importante para que seus alunos obtenham sucesso durante a graduação. Você deve ser capaz de articular e suportar ideias complexas, construir e avaliar argumentos e sustentar uma discussão focada e coerente.  Esta seção contém duas partes:

  • Desenvolver seu próprio argumento: você é apresentado a uma opinião sobre uma questão de interesse geral. Você deve avaliar a questão, considerar sua complexidade e desenvolver um argumento com razões e exemplos que suportam o seu ponto de vista.
  • Analisar o argumento de outra pessoa: Você deve avaliar um dado argumento de acordo com instruções específicas. Você deve considerar o tom lógico do argumento e examina-lo criticamente.

Dicas para responder a esta questão:

  1. Sempre leia as instruções antes de responder: preste atenção nas pistas que ajudam a compreender aspectos menos explícitos da passagem de texto.
  2. Tente distinguir as ideias às quais o autor é altamente comprometido daquelas que são colocadas como hipotéticas ou especulativas. Identifique também o desenvolvimento geral do texto ao detectar as principais transições de uma ideia à outra e a relação entre elas.
  3. Leia sempre todas as opções de respostas antes de escolher a sua opção, mesmo acreditando já saber a resposta correta. Lembre-se de que você será avaliado pela resposta dada no texto.
  4. A resposta correta é aquela que responde mais precisa e completamente a questão colocada. Tenha cuidado para não ser enganado por opções de respostas que são apenas parcialmente verdadeiras ou que apenas respondam a pergunta de forma parcial.
  5. Na seção de escrita analítica você precisa organizar o seu tempo: 30 minutos para cada tarefa permitirá que você pense sobre a questão apresentada, planeje seu argumento e o escreva, reservando alguns minutos para uma revisão final e correção de erros gramaticais.

Medida de Raciocínio Quantitativo

Esta seção avalia suas habilidades matemáticas básicas, compreensão de conceitos matemáticos elementares e sua habilidade de modelar e solucionar problemas com métodos quantitativos ensinados em aritmética, álgebra, geometria e análise de dados durante o ensino médio.

Algumas das questões são colocadas em situações reais, enquanto outras são puramente matemáticas. Os tipos de questões apresentadas são comparações quantitativas, questões de múltipla escolha (um ou mais) e resposta numérica.

Dica para responder a esta seção:

  1. Tenha em mente que sua resposta já está na lista (no caso de questões de múltipla escolha). Se sua resposta não está entre as opções, revise a sua resposta ou o seu método de solução.
  2. Evite cálculos longos, pois estes tomam muito tempo. Cheque as respostas possíveis e faça uma estimativa.
  3. Preste atenção nas unidades e medidas.
  4. Quando você está interpretando um dado, foque na informação requerida, não em toda a informação fornecida, pois nem toda informação é necestariamente relevante para sua resposta.
  5. Gráficos são apresentados em escala para que você possa fazer estimativas com as informações fornecidas. No entanto, figuras geométricas podem precisar de outros cálculos.

Resultados

  • A pontuação de Raciocínio Verbal é dada em uma escala de 130 – 170 pontos, em incrementos de 1 ponto
  • A pontuação de Raciocínio Quantitativo é dada em uma escala de 130 – 170 pontos, em incrementos de 1 ponto
  • A pontuação de Escrita Analítica é dada em uma escala de 0 – 6, em incrementos de meio-ponto

Estas pontuações correspondem à nova versão do teste, introduzida em 1 de agosto de 2011. O novo teste, agora realizado em computadores, possui novos tipos de perguntas e funcionalidades, tais como calculadora e editor.

 

Mais informações

Há mais de 700 centros que realizam o exame GRE em mais de 160 países. Localize  o centro mais próximo a você para consultar informações sobre taxas e próximas datas de exames.

Se você precisa de ajuda para se preparar para exames como GRE, IELTS ou TOEFL, você pode optar por fazer um curso preparatório, onde você será aconselhado por especialistas.

Saiba mais sobre cursos e como se inscrever para instituições nos Estados Unidos.

Leia também sobre a chegada de um estudante internacional nos Estados Unidos

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Hotcourses Editor is the mysterious, faceless force made up of all our different contributors over the years. From masters in their field to top notch journos, take a peek at some of the talent we’ve had the pleasure of working with.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.