Essenciais
Estados Unidos: Antes de partir

Graduação nos EUA

891

 

O ensino de Graduação nos Estados Unidos é amplamente baseado em artes liberais e filosofia. Isso significa que o seu trajeto acadêmico será submetido a vários cursos em ciências sociais, humanas, línguas e física. 

Um diploma de graduação nos Estados Unidos é comumente conhecido como bachelor’s degree (Bacharelado). O Bacharelado é altamente flexível e permite que o estudante crie o seu próprio trajeto de estudo. Esse diploma é outorgado uma vez conquistado um certo número de créditos, o que exige cerca de quatro anos para ser concluído. Cada hora de curso oferece, usualmente, de três a quatro créditos. Um diploma de Bacharelado exige entre 130 e 180 créditos. 

Grande parte dos programas de Bacharelado é composta de quatro tipos de cursos. Os cursos 'Core' (curso centrais) são obrigatórios e estabelecidos pela instituição e incluem uma variedade de cursos em humanas, ciências sociais e matemática. A sua 'Major' (principal) é a disciplina de maior concentração e representa entre 25% e 50% dos cursos do seu programa. A sua 'Minor' é a segunda maior concentração de cursos, que somarão 50% dos créditos do programa. Os cursos 'Electives' (eletivos) são os cursos escolhidos, de qualquer área ou disciplina, que somarão os créditos remanescentes para a conclusão do seu programa de graduação. 

Critérios de Admissão 
• Certificado de ensino médio. Estudantes estrangeiros devem ter completado 12 anos de estudo fundamental e médio antes de se inscreverem em uma universidade dos EUA. 
• Proficiência em Inglês. 
O estudante deverá submeter o resultado de um TOEFL (Teste de Inglês como Língua Estrangeira). Algumas universidades aceitam testes alternativos de inglês, como o IELTS. Assegure-se do sistema de teste exigido pela universidade do seu interesse antes se inscrever. 
• Outros testes padronizados.
Algumas universidades exigem que os estudantes estrangeiros se submetam a testes de admissão. Existem três testes principais que podem ser exigidos para um programa de Bacharelado: SAT I (Teste de Avaliação Escolar I), SAT II (Testes Disciplinares) e ACT (Teste padrão de admissão das faculdades americanas). Esses testes são de múltipla escolha e servem para medir o grau de conhecimento necessário para um ingressar um curso de graduação. Certifique-se se a universidade de seu interesse exige algum desses testes. 

Processo de Inscrição para a Graduação 
É importante começar o processo de inscrição entre 12 e 18 meses antes da data de início do curso desejado, caso seja necessário pesquisar diferentes universidades e completar algum teste exigido. Uma vez escolhidas as instituições de seu interesse, a inscrição deverá ser preparada. 

Cada instituição define o seu próprio prazo de inscrição. Estes prazos são normalmente entre janeiro e março, mas podem acontecer antes ou depois. É uma boa ideia submeter o seu pedido de inscrição o mais cedo possível. 

As inscrições são feitas diretamente na universidade e geralmente incluem: 
• Formulário de inscrição.
• Taxa de matrícula. 
• Credenciais acadêmicas, conhecidas como transcript (transcritos). 
• Resultado dos testes (TOEFL, SAT I, SAT II). 
• Declaração pessoal evidenciando as suas ambições acadêmicas, objetivos e conquistas. 
• Cartas de recomendação, geralmente de um professor ou empregador que possa escrever sobre a sua ocupação e seu potencial. 
• Algumas universidades podem exigir uma declaração financeira confirmando suficiência para arcar com os gastos do programa de graduação. 
O candidato receberá uma carta de aceitação em meados de abril, para os estudos com início no mês de setembro. 

Processo Seletivo das Faculdades Comunitárias 
Cada instituição define o seu próprio prazo de inscrição. Estes prazos são normalmente entre janeiro e março, mas podem acontecer antes ou depois. É uma boa ideia submeter o seu pedido de inscrição o mais cedo possível. 

As inscrições são feitas diretamente na universidade, e geralmente incluem: 
• Formulário de inscrição. 
• Taxa de matrícula. 
• Credenciais acadêmicas, conhecidas como transcritos. 
• Exame de proficiência em inglês (TOEFL). 
• Algumas instituições comunitárias podem exigir uma declaração financeira confirmando suficiência para arcar com os gastos dos seus estudos. 

 

Saiba sobre o processo para conseguir um visto de estudante nos EUA.

Saiba as regras para trabalhar nos EUA com visto de estudante.

Encontre já cursos de graduação em Direito nos EUA.

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.