Essenciais
Estados Unidos: Antes de partir

As diferentes instituições de ensino superior nos EUA

2343

Nos EUA, os termos "universidade" (university) e "faculdade" (college) são frequentemente utilizados de maneira similar. As duas outorgam diplomas e podem ser tanto privadas quanto públicas (ambas são pagas). Porém, as universidades costumam ter um número maior de estudantes matriculados. As faculdades normalmente oferecem programas de graduação (bacharelado) e cursos técnicos e profissionalizantes, enquanto as universidades oferecem bacharelados, mestrados e doutorados. Instituições educacionais comunitárias (faculdades comunitárias), entretanto, oferecem programas de diplomas de dois anos de estudos, assim como programas técnicos e vocacionais, por preços bem mais acessíveis. 

Graduação x pós-graduação


Nos Estados Unidos, um curso de graduate significa pós-graduação, ou seja, mestrados ou doutorados e outros tipos de especialização. Comumente conhecidas como "graduate school" ou apenas "grad school", essas instituições ou departamentos acadêmicos outorgam diplomas de mestrado e doutorado, entre outras qualificações e diplomas profissionalizantes. Já os cursos de graduação são chamados de undergraduate, amplamente oferecidos pelo país inteiro, e costumam durar quatro anos.

Educação superior nos EUA

 
A educação superior nos EUA é famosa pela sua qualidade, fácil acesso, variedade e flexibilidade. Há uma grande variedade de instituições públicas e particulares, sendo algumas delas autônomas e sem fins lucrativos (non-profit). 

Universidades estaduais - as universidades estaduais são fundadas e subsidiadas pelo governo americano. Mesmo estaduais, diferentemente do Brasil, elas são pagas. Os preços são mais baixos que as universidades particulares, e residentes do mesmo estado pagam significantemente menos que os residentes de outros estados. O número de matrículas gira em torno de 20 mil estudantes, e os estrangeiros são classificados como 'residentes de outros estados' (out-of-state residents), devendo cumprir requisitos de admissão um pouco mais rigorosos do que os candidatos residentes do estado. 

Instituições particulares - as instituições particulares são instituídas através de diferentes doações e anuidades dos estudantes. As taxas de ensino tendem a ser mais altas do que as das instituições estaduais/públicas e não há distinção entre residentes locais e residentes de outros estados. Estas instituições contam com um número menor de estudantes do que as universidades públicas – apesar de ser relevante. A Harvard University, por exemplo, é particular e uma das melhores universidades dos EUA. As instituições religiosas, que são muitas nos EUA, são privadas. 

Faculdades comunitárias - as faculdades comunitárias oferecem diplomas de dois anos, assim como programas vocacionais e técnicos. Elas podem ser públicas ou particulares, mas, independente, geralmente possuem fortes ligações com os membros da comunidade local. As taxas de ensino costumam ser mais baixas nessas instituições, e muitas são associadas a universidades, facilitando a transferência dos estudantes no terceiro ano de um programa de graduação, sem passar novamente pelo processo seletivo. 

Faculdades técnicas e vocacionais – as faculdades técnicas e vocacionais oferecem programas de até dois anos, para treinar estudantes em aptidões específicas ou no uso de técnicas e habilidades específicas. Normalmente, resultam em um certificado ou diploma, mas não possuem o mesmo peso que um diploma acadêmico.

Calendário acadêmico


O ano letivo universitário geralmente começa em setembro e termina em maio, sendo dividido em dois semestres e em um terceiro termo, mais curto e intenso, durante as férias de verão (de junho a agosto). O termo de verão é opcional e permite que estudantes distribuam melhor a carga do curso ou completem seus diplomas em menos tempo.

Tipos de Curso 

Cursos de inglês - existem três tipos principais de programas de inglês nos Estados Unidos

• Programas Intensivos de Inglês (IEP): 20 a 30 horas semanais de inglês. 
• Programas Semi-Intensivos: estudantes cursam o programa acadêmico e o curso intensivo de inglês (ESL – English as a Second Language) simultaneamente, na mesma instituição. 
• Programas Profissionais de Inglês: incluem cursos de inglês para Negócios ou especializações em áreas como Direito e Engenharia

Para se qualificar para um visto de estudante de um programa de inglês nos Estado Unidos, é importante que a instituição seja reconhecida pelo Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS - (U.S. Citizenship and Immigration Services). Apenas as instituições reconhecidas emitem um formulário I-20 para que o estudante faça o pedido de visto F-1 de estudante. 

Processo de admissão dos cursos de inglês - cada instituição tem seus próprios requisitos de admissão e prazos de inscrição. Consulte a instituição que oferece o curso do seu interesse. 

Faculdades Comunitárias


Para muitos estudantes estrangeiros, estudar em uma faculdade comunitária é um caminho de acesso para a educação universitária. Algumas vezes conhecidos como "faculdades júnior" ou "faculdades de dois anos", essas instituições de ensino oferecem treinamento vocacional e técnico que permite que os estudantes entrem diretamente no mercado de trabalho, em carreiras como engenharia automotiva, design de interiores, desenvolvimento infantil, ciências da alimentação, fotografia, etc.; ou ingressem no meio de um programa universitário de quatro anos.

 

Existem mais de 1.200 faculdades comunitárias nos Estados Unidos, e muitas delas são públicas ou mantidas pelo estado. Estudantes estrangeiros pagam taxas integrais nessas instituições, porém, essas taxas são normalmente menores do que as taxas de uma instituição de quatro anos na mesma área geográfica. 

Critério de admissão nas faculdades comunitárias - cada faculdade comunitária possui seus próprios critérios de admissão, mas muitas delas oferecem uma política de admissão bastante flexível.

• Certificado de ensino médio.
Estudantes estrangeiros devem ter completado 12 anos de estudo fundamental e médio antes de se inscreverem em uma faculdade comunitária dos EUA. Consulte a instituição de seu interesse para conhecer as qualificações exigidas para o ingresso em um programa de graduação. 
• Proficiência em inglês.

O estudante deverá submeter o resultado de um TOEFL (Teste de Inglês como Língua Estrangeira). A pontuação no TOEFL exigida pelas escolas comunitárias é normalmente inferior a exigida nas instituições de quatro anos. 

 

Saiba mais sobre como se inscrever em uma instituição americana.

Aprenda como se aplicar para conseguir o visto de estudante nos EUA

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.