Essenciais
Estados Unidos: Antes de partir

Tudo sobre o GRE General Test para mestrado nos EUA

Entenda como funciona o Graduate Record Examinations (GRE), exame padronizado da ETS para admissão em uma pós-graduação nos EUA e outros países.

Tudo sobre o GRE General Test para mestrado nos EUA

No competitivo mundo do ensino superior, as universidades precisam estipular critérios para selecionar os estudantes que estejam adequadamente preparados para um mestrado. O teste geral padronizado chamado Graduate Record Examinations, mais conhecido apenas pela sigla GRE, atende a este propósito. 

 

Administrada pela ETS (Educational Testing Service), a organização responsável por realizar o GRE ao redor do mundo, a prova busca refletir o tipo de pensamento e conhecimentos adquiridos em uma graduação e demonstrar que você está pronto para os estudos em uma pós-graduação.

 

Se você pretende fazer um MBA ou outro mestrado nos Estados Unidos, mesmo como estudante internacional, precisa entender o que é e como funciona o GRE, porque as chances são grandes de que você deverá prestá-lo como parte fundamental do processo seletivo.

 

Tudo sobre o GRE General Test para mestrado nos EUA

 

O GRE (Graduate Record Examinations) é um exame utilizado como uma das formas de avaliar os candidatos a programas de pós-graduação nos Estados Unidos e em alguns outros países, como Canadá, Reino Unido, Austrália, Irlanda, Hong Kong, China, Japão, França, Alemanha e Suécia.

 

Ele foi criado para testar em futuros pós-graduandos as habilidades de compreensão e interpretação de textos complexos e análise de informações quantitativas em situações reais. Os alunos que se inscrevem para uma Grad School nos EUA devem prestá-lo como parte do processo seletivo.

 

O GRE é composto por três seções:

 

  • Verbal Reasoning (Raciocínio Verbal);

  • Quantitative Reasoning (Raciocínio Quantitativo);

  • Analytical Writing (Escrita Analítica)

 

Cada seção avalia um conjunto de habilidades específicas, como a capacidade de compreender e interpretar textos, solucionar problemas matemáticos e escrever de forma clara e coerente.

 

O GRE General Test é a versão do teste que avalia habilidades gerais. Ao contrário do GRE Subject Test, que mede conhecimento específico em áreas como biologia, literatura ou física, o GRE General Test é projetado para identificar conhecimentos que são relevantes para uma ampla variedade de pós-graduação. 

 

Algumas instituições podem preferir ou exigir o GRE Subject Test em vez do GRE General Test, dependendo da área de estudo ou do programa específico, mas estes casos são bem mais raros.

 

Duração do GRE

 

A duração total do GRE General Test é de aproximadamente 3 horas e 45 minutos, geralmente divididos assim:

 

  • Verbal Reasoning: Aproximadamente 65 minutos, com 40 questões.

  • Quantitative Reasoning: Aproximadamente 75 minutos, com 40 questões.

  • Analytical Writing: Aproximadamente 60 minutos, com dois exercícios de escrita.

 

Estudar pós-graduação nos Estados Unidos

 

Formato do GRE

 

Entenda um pouco sobre cada uma das seções do GRE General Test:

 

1. Raciocínio Verbal

 

Esta seção testa a sua capacidade de compreender um texto ou de distinguir os seus pontos principais para chegar a conclusões sobre o significado geral do texto. Além disso, a seção de Verbal Reasoning avalia sua habilidade de interpretar o discurso, apontar a falta de informações e identificar pressupostos.

 

As questões de Raciocínio Verbal do GRE podem ser de dois tipos:

 

  • Compreensão de leitura: análise e sintetização de informações obtidas em um material escrito. As questões não avaliam o seu conhecimento geral sobre o assunto – todas as questões podem ser respondidas com base nas informações fornecidas no próprio texto do enunciado.

  • Conclusão de texto e equivalência de sentença: análise de relação entre sentenças e reconhecimento de relação entre palavras e conceitos. As frases fazem parte de um texto geral, dessa forma, a prova testa sua capacidade de inferir informações através da omissão de palavras cruciais em curtas passagens. Você deverá inserir palavras ou frases curtas a fim de completar espaços em branco, criando uma sentença completa, coerente e com significado adequado.

 

2. Raciocínio Quantitativo

 

A seção de Quantitative Reasoning avalia suas habilidades matemáticas básicas, compreensão de conceitos matemáticos elementares e sua habilidade de modelar e solucionar problemas com métodos quantitativos ensinados em aritmética, álgebra, geometria e análise de dados aprendidos durante o ensino médio.

 

Algumas questões são puramente matemáticas, outras dependem de um contexto ou situação real no enunciado. Os tipos de questões apresentadas são comparações quantitativas, questões de múltipla escolha (um ou mais) e resposta numérica.

 

3. Escrita Analítica

 

A seção de Analytical Writing avalia o seu pensamento crítico e a sua escrita analítica, ambos habilidades que a universidade considera importante para cursar uma pós-graduação. Você deve ser capaz de articular e dar suporte a ideias complexas, construir e avaliar argumentos e sustentar uma discussão focada e coerente.

 

A seção de Escrita Analítica contém duas partes:

 

  • Analisar uma questão: o exercício apresenta uma opinião e instruções sobre como dar sua resposta. Você deverá avaliar a questão apresentada, considerar a complexidade da opinião e desenvolver um argumento com o seu raciocínio e exemplos que apoiem o seu ponto de vista.

  • Analisar um argumento: Você deve avaliar um argumento de acordo com instruções específicas, considerando o tom lógico do argumento e examiná-lo criticamente, ao invés de apenas dizer se você concorda ou discorda.

 

Resultado do GRE

 

  • A pontuação da seção de Raciocínio Verbal do GRE segue uma escala de 130 a 170 pontos, em incrementos de 1 ponto;

  • A pontuação da seção de Raciocínio Quantitativo do GRE segue uma escala de 130 a 170 pontos, em incrementos de 1 ponto;

  • A pontuação da seção de Escrita Analítica do GRE segue uma escala holística de 0 a 6 pontos, em incrementos de meio-ponto.

 

Suas pontuações em Raciocínio Verbal e Raciocínio Quantitativo refletem o número de perguntas que você respondeu corretamente e o nível de dificuldade de cada seção. Já para a seção de Escrita Analítica, cada ensaio recebe uma pontuação dada por um leitor treinado da ETS usando uma escala holística de seis pontos.

 

Que nota eu preciso tirar no GRE para ser admitido no exterior?

 

A média de pontuação no GRE para ser admitido em uma pós-graduação no exterior varia amplamente, dependendo da instituição e do curso escolhido. Algumas instituições exigem uma pontuação mínima, enquanto outras consideram a pontuação do GRE apenas como um dos vários fatores na avaliação do candidato.

 

No geral, as universidades e Grad Schools de prestígio tendem a exigir pontuações mais altas. Algumas instituições mais concorridas pedem uma pontuação mínima de 155 em Verbal Reasoning e de 164 em Quantitative Reasoning.

 

Como isso depende da instituição e do programa, você deve verificar as exigências específicas diferentemente com a sua universidade no exterior.

 

Valor do GRE

 

O custo para realizar o exame varia de acordo com o país e muda ano a ano. Atualmente, a taxa de inscrição é de US$ 220.

 

Onde prestar o GRE no Brasil?

 

Você pode prestar o GRE em diversos locais autorizados no Brasil. Para encontrar um centro GRE, você pode visitar o site oficial da ETS e clicar na opção "Where to Test". Em seguida, insira o seu CEP em "Location" e veja as opções disponíveis de acordo com a distância.

 

Lembre-se de agendar com antecedência, pois alguns centros têm limite de vagas. Verifique também as políticas de cancelamento e reagendamento do local em questão antes de confirmar sua inscrição.

 

Posso prestar o GRE online?

 

Sim, é possível fazer o GRE online, sem sair de casa.

 

O "GRE General Test em casa" é uma opção segura e conveniente para os candidatos que preferem fazer o teste em casa em vez de em um centro oficial de testes. Essa versão é oferecida em todos os lugares em que o teste está normalmente disponível, com base no país do endereço da sua conta na ETS.

 

O teste em casa é idêntico a um teste feito em um centro de testes. Você faz no seu próprio computador em casa ou em outro local seguro. Todos os testes em casa são monitorados por um supervisor humano online através do ProctorU® e estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 

No entanto, você precisa seguir as regras da ETS em relação ao equipamento obrigatório, o ambiente adequado onde prestará a prova e até mesmo a roupa que usará, a fim de evitar trapaças. Por exemplo, suas orelhas devem permanecer visíveis o tempo todo, para que o supervisor identifique o uso de fones.

 

Tudo sobre o GRE General Test  

 

Validade do GRE

 

O ETS informará o seu resultado no GRE General Test por email entre dez a 15 dias a partir da data da prova.

 

O escore do GRE é válido por cinco anos também a partir da data da realização do exame.

 

Outras utilizações do GRE

 

Além de ser uma exigência para muitos programas de pós-graduação nos Estados Unidos, o escore do GRE também é utilizado por empresas para avaliar os candidatos a emprego em áreas como tecnologia e negócios.

 

Como me preparar para o GRE General Test?

 

O site oficial da ETS tem um extenso material gratuito para se preparar para o exame GRE, como simulados, versões passadas do teste, exemplos de temas de redação e dicas de estratégia para prestar a prova.

 

O tempo ideal de preparação para o GRE depende do seu nível de conhecimento, inclusive da sua proficiência na língua inglesa. Como regra geral, é recomendável começar a se preparar com pelo menos três a quatro meses de antecedência, tempo suficiente para revisar as matérias, ajustar suas habilidades e realizar várias revisões.

 

No entanto, se você já está seguro em relação às habilidades nas áreas avaliadas no GRE, o tempo de preparação pode ser menor.

 

Minha sugestão é criar um plano de estudos e praticar com o material oferecido pela própria ETS por alguns meses antes de prestar a prova, fazendo revisões regulares.

 

10 exemplos de universidades que aceitam o GRE General Test

 

Aqui estão 10 exemplos de universidades e Grad Schools renomadas do mundo todo que aceitam o GRE General Test:

 

  • Harvard University, Estados Unidos

  • Stanford University, Estados Unidos

  • Massachusetts Institute of Technology (MIT), Estados Unidos

  • University of Oxford, Reino Unido

  • University College London (UCL), Reino Unido

  • Technical University of Munich (TUM), Alemanha

  • National University of Singapore (NUS), Singapura

  • Australian National University (ANU), Austrália

  • Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), Suíça

  • Tsinghua University, China

 

Essas são apenas algumas das muitas universidades e escolas de pós-graduação que aceitam ou exigem o GRE General Test como parte do processo de admissão. 

 

Um fator importante é que o processo seletivo na maioria destes países citados acima é holístico, ou seja, envolve diferentes partes e documentos. O GRE, portanto, é apenas uma parte da sua seleção, não o único fator decisivo.

 

Fontes oficiais usadas neste artigo:

 

Study in the USA

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Baixe seu eBook