Essenciais
Estados Unidos: Perspectivas profissionais

Trabalhar nos Estados Unidos após os estudos acadêmicos

CONHEÇA AS REGRAS E OS VISTOS PARA TRABALHAR NOS ESTADOS UNIDOS APÓS OS ESTUDOS: VISTO H-1B E OPTIONAL PRACTICAL TRAINING (OPT)

Visto de trabalho americano
2411

Após anos dormindo mal, se preocupando com provas, comendo refeições congeladas e quebrando a cabeça, finalmente, você conseguiu acabar a sua graduação/pós-graduação nos Estados Unidos! Apesar de as leis de imigração no país serem reconhecidamente rígidas, como um estudante graduado, você terá outras formas de permanecer nos EUA para dar início à sua carreira.

 

No geral, suas opções após a conclusão dos seus estudos em uma universidade americana estão divididas em duas categorias:

 

-um visto de trabalho temporário (que, em alguns casos, pode ser estendido para residência permanente), ou;

-um programa de treinamento

 

O tempo que você é permitido permanecer no país após os estudos (período chamado de "grace period") depende do seu visto de estudante. Para os estudantes F-1 o período é de 60 dias, enquanto para os M-1 e J-1 é de 30. Antes do vencimento do seu visto, você precisa se inscrever para trocá-lo por um de trabalho ou se inscrever em um programa de treinamento. Caso contrário, você terá de deixar os Estados Unidos e se reinscrever para o visto aqui no Brasil.

 

VISTOS DE TRABALHO

 

Como estudante internacional, você pode se inscrever para receber um visto de trabalho temporário com a ajuda de um empregador. Se você tiver interesse ficar permanentemente nos EUA, pode se inscrever no Green Card durante o período de validade do visto de trabalho temporário. Em alguns poucos casos nos quais o empregador oferece uma vaga permanente, o estudante se inscrever diretamente ao Green Card. No entanto, estes casos são muito raros para recém-graduados. Se você quer ficar no país, verifique exatamente o que a empresa tem a lhe oferecer como empregadora no momento que a oferta de trabalho for feita: tem como crescer nesta função dentro da empresa e ser efetivado?

 

Você pode se informar sobre todos os critérios e procedimentos de requerimento de cada tipo de visto pelo site US Citizenship and Immigration Services (USCIS). Outro passo essencial é conversar com algum funcionário em sua universidade alguns meses antes do término de seu curso para que ele possa orientá-lo sobre suas opções, assim você tem tempo suficiente para se preparar.

 

H-1B: VISTO DE TRABALHO TEMPORÁRIO

 

Os processos administrativos para conquistar um visto americano são meticulosos e complicados. Apesar de existir diferentes tipos de vistos de trabalho temporários, você dificilmente poderá requerê-los como estudante internacional.

 

Se a sua intenção é permanecer nos Estados Unidos para trabalhar, após os seus estudos, mas não tiver interesse em fazer um programa de treinamento, você precisa, primeiramente, receber uma oferta de trabalho de um empregador americano que possa inscrevê-lo no visto H-1B.

 

O H-1B dura três anos e pode ser estendido por até seis anos, é para estudantes graduados que:

 

  • Tenham recebido uma oferta para trabalhar em uma ocupação especializada;
  • Tenham um diploma de ensino superior ou equivalente.

 

No entanto, você NÃO pode fazer o requerimento do seu próprio visto: o seu empregador deve concordar em ser o seu responsável e completar o formulário de inscrição em seu nome. Primeiro, o empregador deve preencher os documentos que decretam não ter encontrado nenhum profissional nativo qualificado para preencher a vaga e que comprovem que o seu salário atende às normas do Department of Labour (DOL). A verificação salarial deve levar até 60 dias.

 

Depois disso, o seu empregador deve enviar uma Labor Condition Application (LCA) ao DOL confirmando que você atenderá às condições impostas enquanto trabalhar para eles. Isto pode levar uma semana. Apenas após a LCA ser certificada, o seu empregador pode se inscrever no USCIS e será avisado se o pedido for aprovado. O processo de inscrição poder ser iniciado seis meses antes da data em que você deve começar em sua função. A cada ano fiscal, estão disponíveis 85 mil vistos H-1B, com 20 mil adicionais reservados a estudantes graduados por instituições americanas.

 

Apesar de ser um fardo extra para os empregadores ter de completar o processo em seu nome, inúmeras empresas nos Estados Unidos contratam estrangeiros. A Universidade da Pensilvânia, por exemplo, tem uma lista abrangente de empregadores que reconhecidamente contratam estudantes internacionais graduados. A secretaria de carreiras da universidade também oferece serviços como feiras de empregos e orientação na procura por vagas.

 

OPTIONAL PRACTICAL TRAINING (OPT)

 

Esta opção é possível apenas para estudantes com visto F-1. Em um programa Optional Practical Training (OPT), você pode exercer um ano de trabalho prático temporário que seja diretamente relacionado à sua área de estudo. Você tem direito a um ano de treinamento prático por cada um dos cursos acadêmicos completados. Por exemplo: quando acabar sua graduação, você pode fazer um ano de OPT e depois começar um mestrado; ao terminá-lo, você tem direito a mais um OPT. Só é possível se inscrever no programa APÓS a conclusão dos estudos.

 

A sua universidade precisa ter um Designated School Official (DSO), um funcionário responsável em oferecer assistência aos estudantes internacionais com o status de imigrante. Pela lei, todas as universidades que admitem estudantes internacionais devem ter um DSO. Normalmente, você precisa passar por algum tipo de processo de certificação com a sua instituição, inclusive, preenchendo um formulário de requerimento do I-20 para o OPT na secretaria de serviços internacionais (o formulário pode ser baixado pelo site da instituição). A sua universidade deve enviar o seu requerimento ao Student and Exchange Visitor Information System (SEVIS). Se aceitarem sua inscrição, você receberá o seu novo Formulário I-20 de imigração.

 

Depois disso, você preencherá outros formulários que podem ser baixados pelo site da sua universidade e incluíra mais uma série de documentos de suporte para terminar sua inscrição no OPT. Por exemplo, a Universidade de Michigan tem alguns modelos destes formulários e informações específicas sobre a inscrição na página de seu centro internacional.

 

Os estudantes da área de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM – Science, Technology, Engineering and Mathematics) podem estender o programa OPT por 17 meses (STEM-OPT). Saiba mais sobre este tipo de treinamento aqui.

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Graduação
SOBRE O AUTOR

Visto de trabalho americano

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Dê uma olhada...