Essenciais
Estados Unidos: Destino de Estudo

Estudo de caso: a vida em Austin, Texas

Brasileira conta sobre a vida em Austin, capital do Texas, nos Estados Unidos: sua faculdade, rotina, trabalho, etc.

A vida em Austin, Texas
12295

A fortalezense Vanessa Garcia mudou-se para Austin, Texas, aos 26. Formada em Telemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, a estudante trancou um curso de Turismo para viajar para os Estados Unidos. Hoje, aos 30 anos, completando quatro anos de estudos em instituições americanas, Vanessa conversou com o Hotcourses sobre a sua vida em Austin, a capital do estado do Texas.

 

Quando você se mudou para Austin?

Mudei-me para Austin em janeiro de 2010.

 

O que acha da cidade?

Austin é uma cidade maravilhosa para jovens. É a capital da música ao vivo e uma cidade universitária. Há muitas coisas para fazer aqui, a cidade é cheia de cultura. 

 

O que você estudou e estuda atualmente na cidade?

Eu concluí o meu Associate Degree in Business Administration (graduação tecnológica em administração de empresas) na Austin Community College - ACC. Hoje, estudo Bacharelado de Administração de Empresas – Gestão com concentração em Empreendedorismo, na Texas State University (campus Round Rock).

 

O que acha dos cursos?

O curso que fiz na ACC foi um curso de transferência (somente matérias básicas para dar continuidade em um bacharelado). O curso é bom e, como em toda instituição, tem professores bons e ruins. Aqui nos Estados Unidos, depende muito do aluno sentar, estudar e buscar ajuda nos laboratórios de ensino. Adoro meu Bacharelado de Management, mas é a mesma coisa, tenho professores bons e ruins. Estudo bastante para manter minhas notas.

 

Como é a sua rotina na cidade?

Eu vivo em uma cidade menor a 20 minutos de Austin. Aqui sou bem ocupada. Trabalho pela manhã na faculdade, à tarde organizo a casa, à noite tenho aula, e quando chego em casa, se preciso, concluo alguma tarefa de casa. Fins de semana também estudo e procuro ir às lojas, igreja, visitar amigos (quando tenho tempo). Mas tem muita coisa pra fazer em Austin... Museus, feiras, música ao vivo, parques, passeios no lago, etc. Sempre que tenho tempo tento fazer algo diferente. 

 

Foi fácil acostumar-se com a cidade?

Sim, Austin tem uma das populações mais acolhedoras do país. É uma região bem voltada à família e amigos. 

 

Quais são as características mais marcantes da cidade?

Tenho que repetir a resposta anterior (risos). Quem passa tempo fora do país sabe como é difícil morar sozinha, e encontrar pessoas prestativas nem sempre é fácil. Morei dois anos em Nova York e as pessoas lá não são tão acolhedoras como aqui.

 

É caro viver em Austin?

Não acho caro, principalmente se eu comparar com NY. Mas também depende do que você precisa. Como é uma cidade universitária, é fácil de achar pessoas dividindo casa ou apartamentos. Mas se você quiser morar só, vai ter que gastar um pouco mais. Restaurantes e passeios também não são caros.

 

Quando se fala de Texas, vários estereótipos vêm à mente, como o estilo cowboy e o sotaque carregado dos moradores. Quão reais são estes estereótipos do Texas?

Eu tinha essa ideia de que aqui era uma grande fazenda cheia de cowboys e cowgirls. Mas isso não é verdade! Os texanos têm orgulho das origens deles, sim. Você vai encontrar pessoas que amam usar botas de cowboy/cowgirls e ouvir música country. Mas eles não andam vestidos a caráter (como eu pensava). O sotaque existe, mas é como no Brasil... Pessoas no interior têm uma maneira diferente de falar. E não acontece só aqui no Texas, é uma realidade do sul do país. 

 

Tem bastante brasileiro na cidade?

Sim, tem um número considerável. Não tanto quanto em NY ou Boston. Em Houston, aqui no Texas, tem mais brasileiros do que em Austin. Em Austin, eles têm até uma escola de samba e o maior carnaval brasileiro do país. É verdade que a maior parte das pessoas que participam do carnaval é americana, mas tem um bom número de brasileiros também.

 

Como é a cena social e cultural de Austin?

Austin é a capital da música ao vivo e Round Rock é conhecida pelo envolvimento das pessoas com os esportes. Quase todos por aqui gostam de eventos outdoor. Tem sempre um bar/restaurante com música ao vivo e shows de bandas locais. E também grandes eventos musicais como o SXSW (South by Southwest) e o ACL (Austin City Limits).

 

Leia mais:

Experiência real: brasileira na Baruch College, Nova York

A admissão condicional nos Estados Unidos

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Graduação
SOBRE O AUTOR

A vida em Austin, Texas

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Dê uma olhada...