Essenciais
Estados Unidos: Destino de Estudo

Novo ou velho mundo, eis a questão?

2868

A pergunta que mais ouvi depois que decidi estudar roteiro de cinema em Londres foi: “Por que você não vai estudar em Hollywood? É lá que está a grana!”

Para falar a verdade, a ideia de estar perto de um grande número de produtores com dinheiro foi a única razão pela qual eu ainda considerei os Estados Unidos antes de optar pelo velho mundo. Mas então por que fiz tal escolha visto que pretendo ter meus roteiros produzidos? A reposta é simples: porque considero essencial me sentir a vontade no lugar onde escolhi morar.

Eu já havia tido uma experiência de vida em Los Angeles no alto dos meus 18 anos. Posso garantir que vivi excelentes momentos durante os 10 meses que estive na Califórnia. Mas com o tempo nós passamos a nos conhecer melhor e, portanto, reconhecemos mais facilmente o que de fato queremos da vida. Ao avaliar minhas opções refleti sobre minha experiência passada e conclui que os Estados Unidos, como um país jovem, foram um excelente lugar para uma Melissa jovem experimentar e descobrir coisas novas. Mas a Melissa de poucos anos atrás, que apesar de mais madura jamais deixou de ser curiosa, preferiu mudar para um país mais velho, com mais história e ainda mais coisas a descobrir.

Outro fator que me motivou fortemente a fazer minha escolha foi a ideia de identificação. A imagem que eu tinha formada sobre os ingleses antes de vir para o Reino Unido me era muito atraente. A terra do chá com leite, The Clash e Monty Python só poderia me servir bem!

Eu aprendi a reverenciar o sol nos poucos dias em que ele aparece sem detestar os dias cinzas; aprendi a preparar uma bela xícara de Earl Grey pra inglês nenhum botar defeito, e passei a sonhar em inglês. Mas o que me dá mais certeza de que fiz a escolha certa é o fato de eu ter permanecido na Inglaterra após o término do meu curso.

Algumas pessoas dizem que casa é onde está nosso laptop. Outras dizem que é onde está nosso coração. Para mim, casa é onde eu me sinto bem. E eu me sinto bem na Inglaterra. E foi nesse país que eu encontrei uma pessoa muito especial, com quem me identifico imensamente e me faz sentir em casa aqui ou em qualquer outro lugar quando está ao meu lado: meu marido, que é, nem preciso dizer, um Englishman.

 

Conheça a London Film Academy, onde fiz meu curso de roteiro.

Saiba mais sobre cursos de Cinema e Televisão no Reino Unido.

 

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Hotcourses Brasil editor

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.