Essenciais
Estados Unidos: Informações essenciais - Leitura recomendada

Cultura americana

Cultura americana
20313

Aterrisar em qualquer país novo pode causar uma sensação estranha de choque cultural. Quando você se mudar para estudar nos Estados Unidos pode ser que se sinta estranho em uma nova cultura, com diferentes costumes e comportamentos. A cultura americana é bastante ocidentalizada e existem várias maneiras de se preparar para estudar nas terras do Tio Sam para que o choque não seja tão grande.

Lidando com mudanças

O choque cultural é inteiramente normal, não se sinta mal se senti-lo na pele. Tente conversar com outras pessoas que já moraram ou viajaram para os Estados Unidos, para que possam lhe dar dicas do que esperar, responder suas perguntas e compartilhar experiências.

Ultimamente, a América – como os americanos chamam os Estados Unidos – é um país formado por pessoas de todas as nacionalidades e estilos de vida, e o resultado é um ambiente multicultural. Se traçar suas descendências, a maioria dos americanos irá parar em outro país e cultura.

Apesar de não ser nada certo acreditar em tudo que se vê na televisão, a ideia de que os americanos são bastante informais é parte da realidade no país. Não se surpreenda se alguém na fila do caixa do supermercado puxar conversa com você, principalmente se perceberem que você é estrangeiro.

Beija ou não beija: como cumprimentar americanos

Os americanos, apesar de bastante educados, são mais reservados na hora de cumprimentar. Nada de beijo no rosto ou abraço; opte sempre por um firme aperto de mão e um sorriso no rosto. É uma forma educada e simpática, e sem abertura para erros. Costumam ser também bastante diretos, mas não se ofenda ou leve para o pessoal: não estão sendo rudes, apenas preferem ir direto ao ponto.

Leia nossa matéria sobre como cumprimentar americanos.

Atento aos modos: a etiqueta nos Estados Unidos

Você pode se surpreender de como as jantas são casuais nos EUA. A etiqueta na mesa é bem informal. Alguns americanos inclusive preferem usar pratos e copos descartáveis pela praticidade – e para evitar a pilha de louças sujas. E não há problemas nenhum em se comer algumas coisas com a mão – hambúrguer, cachorro quente, espiga de milho, entre outras. Se estiver jantando na casa de alguém, espere até o anfitrião avisar que a mesa está servida, antes de se sentar. E é sempre de bom grado levar com você alguma bebida – vinho ou cerveja devem servir. Ah, e americanos sentem-se bastante lisonjeados se a comida for elogiada.

Leia nossa matéria sobre alimentação nos Estados Unidos.

Com que roupa eu vou? Como se vestir nos estados Unidos

As pessoas na costa leste dos Estados Unidos (o lado de Nova York, Boston, Washington, D.C., Atlanta, Orlando, etc.) tendem a se vestir um pouco mais formalmente, e na costa oeste (da Califórnia) um pouco mais informal. Já em ambiente universitário, não se surpreenda se encontrar constantemente estudantes em moletons, camisetas, chinelos... Porque tendem a optar sempre por algo confortável e, é claro, vestirem-se de acordo com o tempo. Agora se você pretende passar alguma entrevista, seja para um curso ou um emprego, se vista de forma formal e apresentável.

A vida no campus

As universidades americanas recebem estudantes internacionais de forma bastante acolhedora e amigável e possuem serviços de suporte disponíveis para ajudá-lo a se adaptar. Além disso, você perceberá que seus professores e funcionários da instituição lhe ajudarão prontamente sempre que precisar de ajuda.

Em sala de aula, o ambiente é informal. Os professores tendem a dar aulas interativas e a incentivar todos os estudantes a participar, dar opiniões e fazer perguntas.

Leia mais sobre a vida no campus nos Estados Unidos aqui.

Cultura na América

Os Estados Unidos são famosos por várias coisas, mas o esporte, a música e a arte são três partes extremamente marcantes do país. O futebol americano, o baseball, o basquete e o hóquei no gelo são os quatro principais esportes jogados por todo o país, apesar de, é claro, haver vários outros. Os EUA, até hoje, ganhou mais medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos do que qualquer outro país. Os americanos são bastante competitivos e apaixonados pela prática de esportes, que é incentivada desde muito cedo nas escolas e dentro de casa. Integrar ou assistir a partidas de esportes universitários é uma parte muito importante na cultura americana e, como estudante internacional, você precisa participar deste costume para ter uma experiência completa nos EUA.

Um ótimo exemplo do multiculturalismo no país é a música. Desde o pop, rock e hip hop ao jazz e R&B, os Estados Unidos é o segundo maior mercado musical do mundo.

Juntamente com a música, a arte é uma parte imensa da cultura americana e toma diferentes formas: teatro, dança, artes performáticas, moda, fotografia, cinema... A América é casa de alguns dos mais famosos designers e Nova York é casa da Broadway, uma rua cheia de teatros e casas de shows por onde passam fantásticas e renomadas produções teatrais. Estas peças saem em turnê por todo o país, desta forma, você pode assisti-las sem precisar sair de perto da sua universidade americana.

Se, ao chegar aos Estados Unidos, você experienciar o choque cultural, não se desespere! Esta sensação é completamente normal. Usufrua de todos os serviços de suporte oferecidos pela sua instituição, converse com outros estudantes e tente aproveitar todos os minutos desta experiência absorvendo cultura e conhecimento. Você vai amar os Estados Unidos!

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Cultura americana

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.