Essenciais
Estados Unidos: Informações essenciais - Leitura recomendada

EUA: dicas sobre o transporte público

EUA: dicas sobre o transporte público
3484

Estados Unidos são um país enorme. Para interligá-lo, existem redes de transportes diversas espalhadas por todos os cantos do país. No entanto, a eficiência dos serviços de transporte depende da região onde você estuda e mora. Aqueles que frequentam uma universidade no centro de uma cidade terão um acesso muito mais amplo aos transportes públicos em comparação àqueles que resolverem estudar em áreas rurais ou nos subúrbios das cidades grandes.

De qualquer forma, nós reunimos algumas dicas sobre o sistema americano de transporte que poderá lhe ajudar a viajar pelo país.

Na estrada

Nos EUA, cada cidade ou vila possui um sistema de transporte público rodoviário, que irá variar de acordo com a região. No geral, usar as linhas de ônibus é a forma mais simples e mais barata de viajar pela cidade (bem mais acessível que os serviços de táxi). No entanto, as rotas de ônibus são mais comuns em cidades grandes, enquanto as cidadezinhas mais afastadas possuem poucas opções de linhas e horários.

Toca cidade terá um terminal central que poderá fornecer todas as informações referentes a preços, linhas, pontos e horários. Eles saberão informar também sobre possíveis descontos estudantis e sobre a compra de cartões de passagens mensais ou semanais, que costumam ser a opção mais barata.

Durante a primeira semana de estudos, as universidades normalmente entregam um pacote de "boas vindas" aos estudantes, com informações locais, inclusive, número de companhias de táxi, o ponto de ônibus e a estação de metrô mais próximos, entre outras. Além disso, os estudantes veteranos da instituição também saberão lhe informar sobre a região.

Muitas cidades dos EUA também incentivam a população a usar bicicletas para diminuir o trânsito e a poluição.

Metrôs e trens

Nos Estados Unidos, várias cidades possuem amplos sistemas de metrô, incluindo Nova York, Filadélfia, Washington, Boston, Los Angeles e Chicago. Em cidades grandes, esta é a forma mais eficiente de se locomover de um ponto a outro.

Além dos tickets comuns de ida e volta, os passageiros podem comprar cartões recarregáveis de viagens mensais ou semanais, dependendo da frequência que você usará os metrôs. Basta passar o cartão pelo leitor, na entrada das estações, e o valor da passagem será automaticamente descontada da quantia pré-paga. O preço das passagens varia de acordo com o destino e o horário (normalmente, horas de pico são mais caras). Algumas universidades oferecem descontos aos estudantes universitários; vale a pena pesquisar se está opção está disponível na sua região.

Viajar de uma cidade americana à outra

Se a sua intenção é viajar para outra cidade ou estado, pode considerar os trens. Apesar de bastante regulares e bem conservados, esta locomoção costuma ser mais cara se você não planejar sua viagem com antecedência. No geral, o valor das passagens aumenta quando compradas mais próximas à data de viagem, por isso, se você está planejando viajar, tente comprar seus tickets o quanto antes possível.

É importante, também, que você pesquise qual tipo de passagem saíra mais barato. Se você vai visitar apenas uma cidade, talvez duas passagens normais saiam mais em conta do que uma de ida e volta.

Uma segunda opção para viajar entre cidades são os coaches, ônibus de turismo, maiores e mais confortáveis. Da mesma forma que nos trens, o número e o preço das passagens variam bastante, dependendo da região onde você mora e o destino da sua viagem; mas, mesmo assim, costumam ser o transporte mais barato para viagens mais longas pelo país. No entanto, o baixo custo tem um motivo: viajar de coach normalmente é mais demorado, uma vez que as estradas são suscetíveis a atrasos, seja pelo trânsito, serviços de manutenção ou por causa de acidentes. Os ônibus de turismo podem ser a opção mais barata, mas, geralmente, são para quem tem tempo para gastar.

Nada o impede de integrar mais de uma forma de transporte para chegar ao seu destino. Passagens de avião, trens, ônibus, metrôs e táxis, todos eles podem ser usados em uma mesma viagem, dependendo do seu orçamento, tempo e objetivo.

Planejando a sua viagem

Se você está planejando uma viagem, e já sabe quando e para onde vai, o melhor a ser feito é agendar suas passagens o quanto antes possível. Isto pode reduzir os seus gastos consideravelmente, além de lhe dar mais segurança na hora de viajar, tendo todos os detalhes acertados com antecedência e obtendo as informações necessárias para que a viagem corra bem. Você pode usar o planejador do Google Maps pelo laptop ou smartphone. É bem simples, basta digitar o seu ponto de partida e o de chegada, e o Google lhe informará o caminho, utilizando diferentes formas de transporte.

Como economizar enquanto estuda nos Estados Unidos

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

EUA: dicas sobre o transporte público

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.