Essenciais
Estados Unidos: Últimas notícias

Projeto cria livros em 3D para crianças com deficiência visual

Projeto da Universidade do Colorado imprime ilustrações de livros infantis em 3D para crianças com deficiências visuais

Livros com ilustrações em 3D
1512

Crianças cegas ou com deficiências visuais poderão acompanhar histórias de livros infantis de figuras com a ajuda da tecnologia de impressoras 3D. Pesquisadores da Universidade do Colorado criaram um novo projeto, chamado "The Tactile Picture Books Project", que irá converter livros com imagens padrões em desenhos 3D, permitindo que crianças com deficiência visuais sigam a história contada por alguém ao tocar as imagens em alto-relevo.

 

"Eu percebi que poderíamos fazer significativo ao interpretar os desenhos destes clássicos da literatura infantil usando diagramas matemáticos. Este projeto é muito mais difícil do que eu imaginava, mas também muito mais gratificante", conta Tom Yeh, o professor assistente do Departamento de Ciência da Computação da instituição, responsável pela direção do projeto, criado em parceria com o Anchor Center, uma organização do estado de Denver dedicada a dar suporte e educar crianças com deficiências visuais.

 

Uma vez que a maioria das crianças começa a ler em braille apenas aos seis anos, este programa as proporcionará a chance de ler com a ajuda de familiares em idades ainda mais jovens e a se acostumar a explorar com as mãos. O Anchor Center fabrica livros táteis de forma tradicional há anos, cortando e colando itens com textura em livros de figuras. Com a nova tecnologia de modelagem 3D, os pesquisadores converterão imagens em livros impressos em 3D por meio de algoritmos computacionais. Tom Yeh diz que a meta final do projeto é agilizar o processo para que educadores e pais de crianças com deficiência visuais possam tirar fotos de um livro infantil e enviá-las para uma impressora 3D que criará o livro tátil.

 

Existem inúmeras interfaces para desenhar modelos 3D atualmente, com o potencial de mudar a produção de quase tudo no mercado - no entanto, nem todos os programas foram criados para atender às necessidades de pais. No momento, os pesquisadores do projeto estão testando softwares e organizando workshops para ensinar familiares destas crianças a criarem seus próprios livros. A intenção é, um dia, disponibilizar instruções e algoritmos no site do "The Tactile Picture Books Project" para que qualquer um possa criar produtos com suas próprias impressoras 3D.

 

Fonte: Mashable

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Livros com ilustrações em 3D

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Dê uma olhada...