Essenciais
Estados Unidos: Últimas notícias

Harvard lidera ranking universitário mundial da Times de 2015

Cobertura sobre o mais recente Ranking Mundial de Reputação, inclusive os que melhoraram o desempenho e as cidades com as universidades de maior prestígio do mundo

Harvard lidera ranking universitário mundial da Times de 2015
2561

A Universidade Harvard foi eleita a instituição de maior prestígio do mundo na edição de 2015 do Ranking Mundial de Reputação da Times Higher Education. A universidade mundialmente renomada de Massachusetts – que já teve como alunos Barack Obama, John F. Kennedy e Natalie Portman – mantém-se na primeira posição há cinco anos consecutivos (de fato, Harvard é a número um durante toda a curta história do ranking). Em compensação, no ranking mundial geral da Times de 2014-2015, publicado em outubro do ano passado, a Harvard ficou em segundo lugar.

 

Em seguida, aparecem Cambridge e Oxford em segundo e terceiro, as duas universidades mais renomadas da Inglaterra, empurrando as americanas MIT e Stanford para a 4ª e 5ª posição.

 

O ranking atrai rapidamente aclamação internacional como uma medida de prestígio de instituições de ensino superior do mundo inteiro, que serve como um fator importantíssimo para que as universidades atraiam talentos acadêmicos, sejam eles professores, pesquisadores ou estudante. Uma reputação mundialmente reconhecida também atrai investimentos, bolsas de estudo e parcerias internacionais.

 

Os Estados Unidos e o Reino Unido, mais uma vez, dominam o top 10. A Harvard é a líder de seis “super marcas” universitárias, que têm as melhores reputações do mundo e se destacam dentre todas as instituições restantes. O grupo de elite é formado pela Cambridge, Oxford, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Stanford e Universidade da Califórnia, Berkley. No geral, os Estados Unidos e o Reino Unido têm, respectivamente, 43 e 12 instituições entre as 100 melhores do mundo. Depois dos dois principais países vem a Alemanha, com o terceiro melhor resultado no ranking 2015.

 

Brasil

 

O Brasil aparece na lista das 100 instituições do mundo em reputação apenas uma vez. A Universidade de São Paulo (USP) está na faixa 51-60 do ranking. O desempenho foi bem melhor em relação à lista do ano passado, quando a USP conquistou um lugar entre as universidades no top 90.

 

O ranking

 

O resultado do ranking “Times Higher Education’s World Reputation Rankings” é obtido por uma pesquisa de opinião feita com 10.507 participantes convidados pela Times de 150 países (2,4% dos acadêmicos eram brasileiros). A pesquisa está disponível em 15 idiomas.

 

As dez universidades internacionais com a melhor reputação do mundo de 2015

 

1. Harvard University – Estados Unidos

2. University of Cambridge – Inglaterra

3. University of Oxford – Inglaterra

4. Massachusetts Institute of Technology (MIT) – Estados Unidos

5. Stanford University - Estados Unidos

6. University of California, Berkeley – Estados Unidos

7. Princeton University – Estados Unidos

8. Yale University – Estados Unidos

9. California Institute of Technology – Estados Unidos

10. Columbia University – Estados Unidos

 

Clique aqui para ver a versão integral do ranking no site da Times Higher Education.

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Graduação
SOBRE O AUTOR

Harvard lidera ranking universitário mundial da Times de 2015

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Dê uma olhada...