Essenciais
Estados Unidos: Quando chegar lá

Como abrir uma conta bancária nos Estados Unidos

Bancos norte-americanos: como abrir e manter uma conta bancária enquanto estuda nos EUA

Como abrir uma conta em um banco dos EUA
10319

Você viajou para os Estados Unidos para estudar. Já tirou o seu cartão do Social Security Number. O próximo passo vital para firmar-se como morador no país é abrir uma conta em um banco americano. Como estudante estrangeiro os critérios de abertura variam de acordo com o banco que você optar. É muito importante checar quais são os documentos exigidos, por isso aqui vai uma dica valiosa, antes de mais nada: ligue, visite o site ou vá ao seu banco para checar o que você precisa apresentar na hora da abertura da conta.

A sua universidade terá funcionários instruídos para informá-lo sobre as melhores opções locais, as mais próximas e acostumadas a receber estudantes estrangeiros. As quatro maiores redes bancárias dos Estados Unidos são Bank of America, Chase, Citi Bank e Wells Fargo. No entanto, eu abri minha conta em um banco menor, a cinco minutos da minha homestay na Virginia, o United Bank. Mesmo sendo pequeno, sempre fui muito bem atendida. A vantagem de optar por uma das maiores redes é a possibilidade delas possuírem links com redes bancárias brasileiras facilitando possíveis transações. Há também a facilidade de encontrar mais filiais espalhadas por todo o país e, consequentemente, mais caixas eletrônicos (chamados de ATM’s em inglês) para poder sacar seu dinheiro sem pagar a taxa extra cobrada em caixas de outras agências.

Quais documentos eu preciso levar comigo?

Se você pretende trabalhar enquanto estuda, abrir uma conta bancária é prioridade. Além disso, ter uma conta significa ter acesso a um cartão de débito e talão de cheque, evitando andar com dinheiro vivo. Mas vale um ressalvo: não existe compra parcelada nos Estados Unidos. Para pagar algo é em uma parcela só, a integral!

Os documentos necessários para abrir uma conta americana devem ser informados pela agência escolhida por você, como já avisado. Possivelmente serão eles:

-Passaporte

-Carta de matrícula na universidade

-Quantia necessária em dinheiro para o primeiro depósito (pode variar de 10 a 100 dólares)

-Um segundo documento de identificação (carta de motorista, RG, CPF)

-Documentos que comprovem o seu visto (Visa F-1 ou J-1)

-Social Security Number

Uma vez no banco, com todos estes documentos, é só esperar ser atendido, informar sua situação legal no país e pedir para abrir uma conta. O funcionário do banco fará todo o resto. Ele deverá informá-lo sobre todos os detalhes e vantagens da sua conta. Possivelmente, você será indagado se quer dividir o seu dinheiro entre checking e saving accounts. O que são elas?

Checking account: a conta corrente para depósitos, da qual o seu dinheiro será sacado e na qual suas compras feitas pelo cartão serão debitadas.

Saving account: é a nossa conhecida poupança, você pode optar em guardar uma quantia do seu dinheiro nesta conta para criar uma reserva, o seu pé de meia.

Em caso de dúvidas?

Não hesite em procurar ajuda no departamento financeiro da sua universidade ou qualquer departamento designado a orientar os estudantes estrangeiros. Assuntos financeiros podem ser bastante cabeludos, mesmo no Brasil!

Limite de conta

Atente-se a um detalhe na hora de fazer a sua conta: o limite. Se você ultrapassar a quantia de dinheiro que tem depositada poderá acontecer de duas uma:

-Quando você está prestes a ultrapassar o seu limite, o seu cartão é bloqueado, impossibilitando transações na conta ou saques.

-Se você ficar no negativo, não importa quanto, deverá pagar uma quantia extra para o banco, que costuma ser bem salgada (uns U$200).

Alguns bancos deixam o cliente escolher qual melhor opção para o seu limite. Outros trabalham com apenas uma destas opções. Por isso é muito importante checar esta informação na hora de criar a conta para não ter problemas com os seus gastos.

 

Leia mais...

Como economizar enquanto estuda nos Estados Unidos

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Graduação
SOBRE O AUTOR

Como abrir uma conta em um banco dos EUA

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Dê uma olhada...