Essenciais
Estados Unidos: Quando chegar lá

Graduation e homecoming: graduando-se nos Estados Unidos

Como é se graduar nos EUA: o que são homecoming, resumé e internship

Graduar-se nos Estados Unidos
4160

Imagine a cena: Você está sentado em uma das centenas de cadeiras num longo gramado, com prédios imponentes ao redor. Todos a sua volta usam becas e capelos. Os sobrenomes são chamados por ordem alfabética. Um a um, os estudantes sobem ao palanque, recebem o canudo e posam para uma foto. E então, você escuta o seu sobrenome. É a sua vez de andar por todos e subir ao palco. É o momento de concretizar semestres de estudo e dedicação. Você está se graduando no exterior!

 

Sentiu um gelinho na barriga? O momento da formatura acadêmica é um momento de muita emoção e gratidão. Essa cena, que pra gente é coisa de filme norte-americano, acontece semestralmente nos EUA; e você pode fazer parte disso, fazendo um curso de graduação nos Estados Unidos.

 

Esta enorme conquista por lá tem nome de “graduation”, é a nossa “graduação”, a colação de grau para receber o tão esperado diploma. É a hora pra qual você tanto se preparou! E isso significa também que está na hora de fazer ou atualizar o seu resumé – o seu currículo! Adicionar suas novas conquistas acadêmicas e experiências profissionais. Nos Estados Unidos, os estudantes irão se dedicar à busca de um emprego apenas após graduados, pois durante os estudos a universidade já exige a prática profissional em estágios.

 

Os estágios têm o nome de internships. Nas universidades internacionais, estagiar é quase sempre uma exigência acadêmica e faz parte dos currículos das graduações, sendo necessário cumprir um número certo de horas de trabalho como estagiário em alguma função/empresa relacionada a sua área de estudo para a conclusão do curso. Desta forma, ao ter concluído o seu curso, é o momento de cair no mercado de trabalho e encontrar o seu lugar ao sol. É por isso que, nos EUA, é muito importante manter um padrão de notas e médias elevadas; as empresas levam bastante em consideração o desempenho acadêmico dos estudantes na hora de contratá-los.

 

Homecoming

 

E depois de já estar inserido no mercado de trabalho e de ter firmado a carreira na área desejada, bate aquela saudade da época de universidade, dos colegas de sala, etc. Ainda mais se você se graduar com ótimas notas e resolver estender o seu visto para trabalhar nos EUA por mais 17 meses. É por isto que as universidades realizam um evento anualmente para receber estudantes já graduados, o homecoming (algo como “de volta pra casa”); normalmente, estas recepções são marcadas com um jogo de futebol americano entre times universitários locais. É uma oportunidade para os estudantes visitarem suas instituições, reencontrarem colegas de classe e professores e matarem a saudade da vida de estudante!

 

Leia mais...

Férias e folgas acadêmicas nos Estados Unidos

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Graduar-se nos Estados Unidos

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Dê uma olhada...