Essenciais
Estados Unidos: Quando chegar lá

Tip: as gorjetas nos EUA

Tipping: a gorjeta que é paga em restaurantes e para outros serviços nos Estados Unidos

Como dar gorjetas nos EUA
11097

Nos Estados Unidos é obrigatório, em qualquer estado, dar gorjeta em restaurantes. O valor do serviço do garçom não será incluso no valor total da sua conta, é o cliente que deve adicionar uma quantia extra na hora de pagar. Em geral, os funcionários de restaurantes – garçons e bartenders – recebem menos do que o salário mínimo americano, por isso eles precisam conquistar a diferença nas gorjetas, conhecidas pelo nome de “tip”.

 

Isso significa que o salário destes empregados é irregular e varia a cada dia de serviço. Desta forma, o tipping tornou-se lei nos Estados Unidos. A gorjeta é parte do salário dos garçons e não apenas um “dinheirinho extra” que eles conseguem de cada cliente.

 

A regra geral é:

 

-10% da conta total é o mínimo que deve ser pago como tipping. Mas entenda que se pagar “apenas” 10% é considerado que você ficou insatisfeito com o serviço.

-15% da conta total normalmente significa que você achou o serviço regular.

-20% da conta total significa que o serviço estava excelente.

-E tem quem pague mais, mas aí já é escolha do cliente e da qualidade excepcional do atendimento.

 

Minhas amigas e eu tínhamos até uma piada interna. Reclamávamos entre a gente quando o serviço era muito bom porque sabíamos que teríamos que desembolsar uma tip legal para o funcionário. Mas a verdade é que eles realmente dependem desta quantia. E não são só garçons/garçonetes, não. Normalmente, se dá gorjeta a taxistas, ajudantes em hotéis, guias turísticos, entre outras várias funções.

 

Leia as definições oficiais do tipping (em inglês) no site oficial do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos.

 

Como pagar o tip?

 

Para pagar a gorjeta é só calcular a porcentagem extra que você quer dar para o garçom e adicionar junto à conta, caso vá pagar em dinheiro. Se for usar cartão, o garçom irá fazer todo o procedimento normal e lhe dará um recibo a mais. Nele, você encontrará duas linhas embaixo do valor da conta. Você preencherá uma linha com o valor que pagará de tip e assinará na segunda linha. Este procedimento é diferente na Inglaterra, onde a máquina de cartão já apresenta uma opção chamada tip, e você mesmo acrescenta este valor, aperta enter e depois o pin code.

 

Leia mais:

Como abrir uma conta bancária nos Estados Unidos

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Como dar gorjetas nos EUA

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Dê uma olhada...