Essenciais
Estados Unidos: Quando chegar lá

O que é e como conseguir um Social Security Number nos EUA

Social Security Number: aprenda a tirar o documento de identidade americano para moradores temporários nos Estados Unidos

Social Security Number, documento americano
41470

Todo cidadão americano tem que ter o Social Security Number (SSN), um documento oficial de identificação nacional. É de mesma importância que o nosso RG ou CPF. Emitido pela Social Security Administration, trata-se de um número de nove dígitos que identifica cada um dos norte-americanos, dos residentes permanentes e temporários nos Estados Unidos.

 

É bem provável que, como estudante de ensino superior, você precise tirar o seu número. No programa de au pair, é obrigatório, porque além de estudar, a intercambista é autorizada a trabalhar temporariamente no país (com o visto J-1). Portanto, se você pretende trabalhar enquanto estuda (com um visto F-1) é aconselhável que adquira o seu documento o quanto antes, após a sua chegada nos Estados Unidos. Além disso, é possível que precise apresentar o seu SSN para abrir uma conta em um banco local.

 

Como tirar o Social Security Number

 

Existem escritórios da Social Security Administration (SSA) espalhados por inúmeras cidades dos EUA. Você deverá procurar o mais próximo e preencher o formulário - Form SS-5 Application for A Social Security Number Card - que pode ser impresso pelo site oficial previamente, ou retirado e preenchido no local antes da entrevista. Deverá levar com você pelo menos dois documentos que comprovem a sua idade, a sua nacionalidade, e o seu status de imigrante (estudante e/ou trabalhador) autorizado. Se você está no país sem autorização para trabalhar, deverá provar que tem razões válidas para pedir um cartão do SSN (provar sua matrícula em uma universidade, por exemplo).

 

Você deve agendar uma data em um dos escritórios e ir para a entrevista munido de todos os seus documentos. Ao chegar no local, você retirará uma senha e esperará pela sua vez. Esteja preparado para esperar bastante porque o atendimento costuma demorar – provavelmente, precisará tirar uma manhã ou tarde de folga, ou aproveitar algum período que não tenha aula. Passará por duas baias: na primeira, mostrará documentos e formulários; na segunda, responderá algumas perguntas sobre a sua estadia na América. Uma vez aceito seu pedido, você deverá indicar o seu endereço local e esperar até duas semanas para que o seu SSN card chegue na sua moradia.

 

Proteja o seu SSN

 

Nos Estados Unidos, existem os identity theft (ladrões de identidades): roubam números do Social Security e os usam para se passar por outras pessoas, para cometer fraudes e outros crimes. Portanto, é muito importante que tome as seguintes precauções:

 

-Não ande, de forma alguma, com o seu SSN card. Só leve-o com você quando precisar apresentá-lo para, por exemplo, uma entrevista de emprego, abrir uma conta bancária, ou obter benefícios em certas agências americanas;

-Guarde-o em um lugar seguro;

-Não informe o seu SSN para qualquer pessoa, principalmente por telefone, e-mail e formulários online, a não ser que esteja certo de que é seguro.

 

Leia mais...

Como usar o correio americano

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Graduação
SOBRE O AUTOR

Social Security Number, documento americano

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Dê uma olhada...