Essenciais
Estados Unidos: Quando chegar lá

De Hollywood ao Super Bowl: o que forma a cultura americana

881

 

Os Estados Unidos ainda são a maior potência mundial. Um país tão grande – quarto maior do mundo em área e terceiro em população - tem pelos seus 50 estados uma diversidade imensa de paisagens, costumes, sotaques e climas. Os EUA são uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas do mundo: os norte-americanos estão acostumados a conviver com estrangeiros do mundo inteiro, sejam eles imigrantes, intercambistas ou turistas. E apesar de dividir o nome do continente (do Norte, do Sul e Central), os americanos referem-se ao país como América.

 

Influência Hollywoodiana

 

Muito do que conhecemos da cultura americana vêm dos trabalhos cinematográficos produzidos em Hollywood. Esta parte da cidade de Los Angeles (Califórnia) é a casa de muitos estúdios que lançam inúmeras mega produções todos os anos, assistidos mundialmente. Alguns dos costumes representados nos filmes norte-americanos são bastante reais, como é o caso dos feriados nacionais e datas comemorativas: tudo é enfeitado com decorações temáticas. No Valentine’s Day (o dia dos namorados nos EUA, que é comemorado em fevereiro), por exemplo, corações enfeitam casas e lojas, os restaurantes e redes de fast-food vendem receitas especiais para a data (como cupcakes e donuts com confeitos vermelhos e rosas), e há a troca de cartões até mesmo entre familiares e amigos. No Halloween, a decoração muda para as cores preta e laranja, as abóboras são cavadas para virarem lanternas, e as crianças realmente saem às ruas fantasiadas para brincar de “Trick or Treat” (o nosso Doçuras ou Travessuras).  O mesmo acontece no Thanksgiving (Dia de Ação de Graças, importante feriado nos EUA), no Natal, no ano novo... E faz com que tudo mude de visual de tempo em tempo.

 

Patriotismo

 

Outra realidade é o forte patriotismo. Os cidadãos têm grande orgulho de serem norte-americanos. Defendem e acreditam na excelência do país com fidelidade. Comumente confundido com arrogância, o patriotismo americano é, na verdade, respeito pela história, lutas, conquistas e patrimônios nacionais. O símbolo maior dessa devoção à pátria é a bandeira americana, que é encontrada em todos os lugares do país: penduradas nas varandas das casas, em restaurantes, em carros... Com motivo algum a não ser exaltar "Sou americano: amo e me orgulho do meu país".

 

Esportes nos Estados Unidos

 

Os esportes são muito valorizados no país. Além disso, os norte-americanos são bastante competitivos. A prática de exercícios é ensinada desde cedo às crianças, que com poucos anos já frequentam aulas de esportes. As escolas dão muita importância à educação física; e as universidades e faculdades cedem bolsas de estudos para alunos que se destacam em algum esporte durante o ensino médio (para que, no ensino superior, representem os times universitários).

 

Beisebol, hóquei, futebol americano, basquete e golfe são alguns dos mais famosos no país e mais acompanhados pelos norte-americanos. O maior evento esportivo dos EUA é o Super Bowl, a final do campeonato da Liga Nacional de Futebol (NFL – National Football League). Não é apenas um jogo, é um mega evento! Com shows de artistas famosos no início e durante o intervalo, o Super Bowl é transmitido para telespectadores do mundo todo. A edição de 2011, por exemplo, bateu o recorde de audiência: foi assistida por 111 milhões de pessoas. E é por este motivo que algumas marcas comerciais gastam fortunas para televisionar publicidades durante os intervalos do jogo.

Veja cursos de ciências esportivas nos Estados Unidos.

Conheça os cursos com ênfase em cultura de instituições americanas como a Universidade de DePaul, Universidade de Iowa, e Universidade de Oregon.

 

 

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.