Essenciais
Estados Unidos: Financiamento Estudantil

Bolsas de estudo para atletas em universidades dos Estados Unidos

Estudar nos Estados Unidos: universidades americanas cedem bolsas de estudo para estudantes estrangeiros esportistas.

Bolsas para atletas nos Estados Unidos
26303

O quadro final de medalhas das Olimpíadas 2012 traz mais uma vez Estados Unidos no topo. Com 46 medalhas de ouro, 29 de prata e 29 de bronze, o país ficou na frente da China, o segundo colocado, por oito medalhas de ouro. E o Brasil - mesmo tendo o melhor resultado de todos os tempos e posicionando em colocações nunca antes conquistadas em alguns esportes (como boxe, judô feminino, argolas e pentatlo moderno) - ainda não se destacou entre os melhores. Cravou o 22º lugar, com três ouros, cinco pratas e nove bronzes.

 

Obviamente temos muito orgulho de nossos atletas e sabemos que todos eles, com ou sem medalha, têm belas histórias de esforço e superação. Mas não há como negar que, com um diferencial tão grande entre o nosso resultado e o conquistado pelos países das primeiras posições, não estamos tão preparados para a disputa. Falta apoio do governo, patrocínio, investimento e, acima de tudo, incentivo. É isto o que acontece desde muito cedo nas escolas dos EUA. Os americanos são instigados à prática de esportes como qualidade de vida e aprendem a ter a competitividade como parte de suas características pessoais.

 

Os colégios costumam ter os seus times oficiais dos mais variados esportes e realizam competições entre as instituições do ensino médio. A mesma coisa acontece nas universidades, e algumas partidas viram um marco anual – como a de futebol americano entre instituições mais famosas (Yale, Harvard, entre outras). De tanto incentivo e treinamento, a prática é também levada para além das escolas. O esporte é parte integral da vida norte-americana.

 

É tão bem incentivado que as universidades e faculdades possuem funcionários, chamados de olheiros, que assistem a partidas de times dos colegiais americanos para descobrir talentos natos e trazê-los para os times de suas instituições. De que forma? Cedendo-lhes bolsas de estudo pelo esporte. Os estudantes esportistas que se destacam podem receber propostas de bolsas de 30% a 100% em gastos com os estudos, moradia, alimentação, e até com os treinamentos e os gastos com o esporte (como uniforme, viagens, etc.).

 

E este privilégio não é único dos americanos. Estudantes estrangeiros podem também conquistar uma bolsa de estudo esportiva. Primeiro, é preciso ser apaixonado por um esporte e manter uma rotina de treinos fixa e intensa. E segundo – mas não tão menos importante – é ter bom desempenho nos estudos. As universidades só darão suas bolsas esportivas a estudantes que conseguem conciliar treino e estudo, conquistando, desta forma, bons resultados na quadra/campo e no boletim. Prova disso é que, uma vez aprovado como bolsista, a universidade continua exigindo bom desempenho no esporte e acadêmico, nos estudos.

 

Além disso, o estudante bolsista se compromete com a rotina de treinos e jogos do time universitário. É um excelente benefício, porque muitos destes bolsistas são contratados por times profissionais durante ou na conclusão do curso de graduação. Desta forma a bolsa esportiva serve de alavanca na sua carreira como atleta profissional. Por isso a cobrança por dedicação é alta.

 

Como conquistar uma bolsa de estudo esportiva?

 

O processo seletivo é quase o mesmo que todos passam para conseguir uma vaga em uma graduação nos Estados Unidos. Mas o estudante interessado em uma bolsa de estudo por um esporte precisará passar por exigências adicionais as comuns:

 

-Providenciar um currículo esportivo, relatando experiência, times pelos quais já jogou e cartas de referências de treinadores

-Providenciar documentos que comprovem resultados, rankings e categorias como atleta

-Inscrever-se para qualquer graduação americana de interesse, sem a necessidade de estar relacionada à área de esportes

-Enviar um vídeo que demonstrem o seu desempenho em partidas, e/ou que contenha depoimento do seu técnico/treinador

 -Passar por testes práticos

 

Lembrando que, como qualquer outro processo seletivo ou qualquer outra bolsa de estudo, as regras variam entre as universidades. Cheque se as suas instituições de interesse oferecem as bolsas de estudo esportivas e quais são suas exigências específicas.

 

Leia mais:

Conheça tudo sobre o curso de Ciências do Esporte

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Graduação
SOBRE O AUTOR

Bolsas para atletas nos Estados Unidos

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Dê uma olhada...