Essenciais
Estados Unidos: Financiamento Estudantil

Bolsas de Estudo e Financiamento para Estudantes Internacionais

16747

 

Os Estados Unidos permanecem um destino popular para os estudantes estrangeiros com uma ampla gama de instituições e inúmeras instalações mundialmente reconhecidas. No entanto, tamanha qualidade tem seu custo. Incluindo as taxas de estudo e os custos de vida, valores podem variar entre 15 mil até mais de 60 mil dólares por ano. Conseguir a assistência financeira ideal pode ser uma tarefa difícil, visto que bolsas de estudo e empréstimos para estudantes estrangeiros existem em menor escala, são disponibilizadas em menor frequência e são altamente procurados, tornando a competitividade extremamente alta. Mas não se desespere, há outras opções de financiamento disponíveis.

Em geral, a sua nacionalidade não deve afetar a sua elegibilidade para o financiamento. No entanto, o Departamento de Estado dos EUA oferece oportunidades de ajuda adicional aos estudantes de certas nacionalidades através de um programa de intercâmbio global. Vale a pena também contatar a embaixada do seu país para perguntar se existem outras bolsas em particular para estudantes de sua nacionalidade.

Estruturação de ajuda

Opções de financiamento podem variar de acordo com a instituição. O tipo de instituição para a qual você se inscreve irá influenciar no valor de seus estudos. Muitas instituições não oferecem bolsas com base no sistema de mérito, preferindo portanto oferecer bolsas com base nas necessidades de ajuda financeira. Columbia e Princeton são duas universidade que adotaram tal prática, sendo que esta oferece aos alunos que se qualificam em tal categoria um empréstimo e um trabalho durante os estudos.

Inscrição para financiamento

O primeiro passo é contatar diretamente a instituição, a informando do curso que você pretende fazer e perguntando quais bolsas de estudos estão disponíveis. Assim você otimiza seu tempo e também se protege contra golpes que aparentemente têm se alastrado pela internet.

Dica: Se você for solicitado a pagar alguma taxa para adquirir uma bolsa, pode esquecer. É golpe na certa!

Recomendamos os seguintes sites para você iniciar sua pesquisa:

Financiando seus Estudos

e

Bolsas de Estudo Internacionais

 

Programa Fulbright

Há uma série de organizações auxiliares que também oferecem bolsas para estudantes estrangeiros. O programa desta natureza mais conhecido é o Fulbright – um programa de intercâmbio patrocinado pelo governo que oferece empréstimos para estudantes internacionais estudarem nos Estados Unidos. Mais de 155 países participam do Programa Fulbright. Apesar da grande variedade de bolsas oferecidas, a competitividade para conseguir uma delas é bastante alta.

Financiamento

Se você não conseguir uma bolsa, não significa que seu sonho de estudar na América terminou – existem outras maneiras de financiar seus estudos nos EUA. Há ainda boas novas para estudantes já graduados, pois as oportunidades de financiamento para cursos de pós-graduação são maiores do que para cursos de graduação. Isso acontece devido à ênfase que o sistema americano coloca sobre a pesquisa ao nível de educação superior, refletida no equilíbrio da financiamento. Mais uma vez, é melhor checar com cada universidade separadamente quais são as opções de financiamento disponíveis.

Outra opção seria conseguir um empréstimo. Diversos colleges têm uma lista de credores já utilizados por seus alunos no passado. Muitas dessas firmas são americanas e você geralmente deverá ter um cidadão americano como co-assinante para ser elegível. Todavia, existem outras alternativas. Por exemplo, a Universidade de Harvard recentemente assinou um acordo com JPMorgan Chase que irá fornecer aos graduados e estudantes profissionais estrangeiros acesso aos empréstimos para educação privada. Eles têm se esforçado para assegurar apoio para estudantes internacionais depois que os principais credores deixaram o mercado.

Acredite em você

Estudantes internacionais em geral são vistos pelas instituições americanas como extremamente motivados, dedicados e destinados ao sucesso. Como resultado, muitas instituições e firmas privadas estão dispostas a providenciar financiamento a fim de se beneficiarem da sua perícia e potencial em ganhos futuros. Tenha confiança em suas habilidades e lembre-se de vender a você mesmo como alguém que está destinado a realizar grandes coisas – você vai ver que se você demonstrar suas qualidades, alguém irá acreditar em você e investirá no seu futuro.

 

Mais informações

Se você achou o conteúdo desse artigo útil, você também vai se interessar pelas seguintes informações:

Por que estudar nos EUA?

Encontre cursos nos EUA

Lista de Bolsas de Estudo para os Estados Unidos

Veja como a recente Reforma de Imigração nos EUA afeta os estudantes internacionais. 

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Hotcourses Editor is the mysterious, faceless force made up of all our different contributors over the years. From masters in their field to top notch journos, take a peek at some of the talent we’ve had the pleasure of working with.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.