Essenciais
Estados Unidos: Financiamento Estudantil

O que significa ser um out-of-state student nos EUA?

A diferença entre universidades públicas e particulares dos EUA e os valores cobrados por elas.

Universidades públicas e particulares nos EUA
4247

No Brasil, estudantes passam três anos de colegial (e às vezes mais alguns de cursinho) inseridos em uma rotina árdua de estudos para conseguir uma vaga em uma instituição pública. Além das universidades públicas brasileiras não serem pagas, elas são as mais renomadas e as únicas a aparecerem em rankings internacionais.

 

Nos Estados Unidos a situação é diferente: tanto as universidades públicas quanto as particulares são pagas. É daí que vem a preocupação das famílias norte-americanas em criar poupanças e providenciar a quantia necessária para os estudos de seus filhos desde muito cedo. Entretanto, existem alguns fatores que diferenciam as instituições públicas das particulares:

 

  • As universidades americanas mais renomadas e concorridas são particulares, como Harvard, Yale, Stanford, Duke, Massachusetts Institute of Technology (MIT), Columbia e Princeton.
  • A maioria das universidades públicas é estadual, ou seja, fundadas e mantidas por entidades governamentais do estado onde estão localizadas (lembrando que os Estados Unidos são formados por 50 estados).
  • O valor dos cursos oferecidos por instituições particulares costumam ser mais caras que públicas. No entanto, as universidades públicas diferenciam o valor cobrado entre estudantes out-of state­ e in-state.

 

Estudantes out-of-state e In-state

 

Os estudantes americanos que moram no mesmo estado onde está localizada a universidade são chamados de in-state students pagam mais baratos, enquanto estudantes vindos de outros estados, os out-of-state students, tendem a pagar taxas e mensalidades mais salgadas. Isto porque as instituições levam em consideração o fato de que os estudantes in-state e suas respectivas famílias ajudam o estado pagando impostos - consequentemente ajudam a própria instituição estadual –, enquanto o estudante out-of-state contribui com os impostos em seu próprio estado.

 

Diferença de preço

 

Usando o ranking Best Value Colleges do Princeton Review para comparar os preços do ensino cobrados anualmente para estudantes de dentro e fora do estado, nota-se que a diferença pode ser bem marcante. Veja o exemplo a seguir da Universidade da Califórnia – Los Angeles, uma instituição pública:

 

University of California – Los Angeles

In-state students: U$11.120,00.

Out-of-state students: U$34.098,00

 

Se for acrescentado a estes valores moradia, taxas extras, materiais e livros acadêmicos, chegam a:

 

In-state students: U$25.267,00.

Out-of-state students: U$48,245,00.

 

Já a Harvard University, por exemplo, uma instituição particular, tem o preço anual completo (incluindo moradia e material) de U$54.496,00 tanto para in quanto para out-of state. Apesar do valor exorbitante, a Harvard, assim como a grande maioria das instituições particulares, oferece várias e ótimas ajudas financeiras para os estudantes.

 

Como estudante internacional, provavelmente, você pagará o valor “out-of-state”; no entanto, há opções de ajudas financeiras específicas para estrangeiros que ajudam a bancar o curso no exterior; outras criam preços especiais para os estudantes internacionais. O importante mesmo é pesquisar bastante e tirar suas dúvidas diretamente com as universidades para saber quais valores são cobrados de estudantes internacionais e quais serviços de ajuda financeira estão disponíveis.

 

Pesquise:

Encontre cursos nos EUA.

 

Leia mais:

O que é e como escrever uma “declaração de suporte financeiro”?

Perguntas e respostas: acomodação para estudantes no Reino Unido

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Graduação
SOBRE O AUTOR

Universidades públicas e particulares nos EUA

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Dê uma olhada...