Essenciais
Estados Unidos: informações de assunto

Minha experiência com um curso online nos Estados Unidos

Faculdades dos Estados Unidos e vários outros países oferecem cursos online para estrangeiros.

Curso online/à distância
7540

Durante o meu primeiro ano de intercâmbio como au pair nos Estados Unidos, eu resolvi fazer um dos cursos online de educação continuada oferecidos pela faculdade comunitária próxima da minha homestay, na Virginia, a Northern Virginia Community College (NOVA). O processo todo de inscrição e pagamento foi feito sem precisar visitar algum campus da instituição. Matriculei-me online e enviei um cheque para o endereço informado no site. Poucos dias depois, recebi pelo correio a confirmação da matrícula, do pagamento e os dados sobre o meu curso.

 

Para poder cursar um dos programas à distância oferecidos pela NOVA, você tem que residir nos Estados Unidos. Os cursos têm quatro valores padrões: para residentes da Virginia, militares, estudantes cujo curso será pago pela empresa, e out-of-state-students. Eu paguei o valor oferecido para estudantes residentes da Virginia (U$ 139) - 179 dólares mais barato que o valor para estudantes de outros estados.

 

Meu curso tinha o nome de “The Keys to Effective Editing” (ou algo como “Os Princípios da Edição Eficaz”). Consistia em duas aulas por semana, seis semanas de duração. Toda quarta e sexta-feira, a professora e coordenadora (com 20 anos de experiência no campo lecionado e diretora da própria agência de edição) disponibilizava uma nova aula no grupo online do curso. Você poderia fazer o download do conteúdo das aulas até a data de término do curso; depois disso, o conteúdo era tirado do ar. Para cada aula, havia um questionário online, e só com o preenchimento dele a aula era concluída. O estudante tinha dez dias para terminar cada lição. Além disso, eram sugeridos trabalhos complementares e disponibilizados tutoriais e grupos de discussão online.

 

Tudo o que você precisava era fazer um perfil no site da faculdade, ter acesso a um computador e à internet, e tempo para estudar o conteúdo fornecido toda semana. Alguns outros cursos, em diferentes áreas de estudos, exigiam softwares adicionais, mas este não foi o caso do meu curso de edição de texto. Em “The Keys to Effective Editing”, passamos por tópicos como “o que faz um editor”, “os mecanismos da edição de textos”, “ferramentas para aumentar a precisão”, “gramática e pontuação”, “edição de ficção”, entre outros – tudo em inglês.

 

Durante o percurso do curso, eu tirei dúvidas com a professora, que prontamente respondia as minhas questões e a dos demais estudantes no grupo de discussão. Achei o conteúdo bastante informativo e bem preparado. Os cursos de educação continuada têm o intuito de inserir o estudante em uma nova profissão, ou simplesmente ajudá-los a adquirir novas habilidades e qualificações que poderão ser úteis na atual carreira. Por isso, acredito que o curso online da NOVA atingiu estes objetivos.

 

É uma opção interessante para quem quer complementar os estudos e aumentar o currículo acadêmico enquanto estudo no exterior ou simplesmente enquanto passa um tempo em intercâmbio. Uma quantia enorme de universidades, diferentemente da NOVA, oferece cursos para estudantes em qualquer lugar do mundo! Não é necessário estar no país da universidade para cursá-los; você pode encontrar um curso à distância em alguma instituição internacional e cursá-lo no conforto da sua casa. O mecanismo online é bastante flexível para encaixar em qualquer tipo de rotina. Você faz a sua agenda e segue o seu ritmo de estudos. E, o tempo todo, tem suporte online para as aulas. Ao término, você ainda pode afirmar que possui um curso internacional em seu currículo.

 

Leia mais:

O meu inglês é bom o suficiente para estudar no exterior?

Preconceito: brasileiros nos Estados Unidos

Meu trabalho voluntário nos Estados Unidos

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Graduação
SOBRE O AUTOR

Curso online/à distância

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.