Essenciais
Estados Unidos: informações de assunto - Leitura recomendada

Estudar Agricultura e Agronegócios no exterior

O cenário brasileiro na área de agricultura e agronegócios é promissor, e por isso era de se esperar que chamasse a atenção dos estudantes. No entanto, a agricultura não é uma área de estudos de principal interesse entre os jovens brasileiros

7161

 

A agricultura provavelmente é comum a qualquer estudante brasileiro porque estudamos o seu primórdio no Brasil a exaustão em nossas aulas de história do ensino fundamental: a produção de cana-de-açúcar e depois a de café, que fizeram com que se tornasse uma das principais bases da economia brasileira.

 

É óbvio que desde o início destas atividades no Brasil até o século XXI, o setor passou por inúmeras mudanças e enfrentou muitos problemas (ambientais, políticos, de praticidade, econômicos, etc.). A tecnologia trocou mão-de-obra por máquinas que facilitaram o processo da agricultura; os agrotóxicos trouxeram os seus benefícios à colheita final, porém também criaram novas polêmicas; houve o surgimento das sementes transgênicas. E em meio a tanta evolução, o Brasil ainda se mantém forte no setor: a Organização Mundial do Comércio (World Trade Organization – WTO) aponta o Brasil como o terceiro maior exportador de produtos alimentícios em 2012 (ficando atrás apenas da Europa e dos Estados Unidos), atingindo um aumento de 17% em suas exportações (o principal destino foi a Ásia). Segundo o Ministério da Agricultura, “os produtos do complexo soja (grão, farelo e óleo) foram os que mais contribuíram para o crescimento nas vendas externas e os que registraram o maior valor de exportação”.

 

Estudos na área da Agricultura

O cenário brasileiro neste setor é promissor, e por isso era de se esperar que chamasse a atenção dos estudantes. No entanto, a agricultura não é uma área de estudos de principal interesse entre os jovens brasileiros atualmente. Para se ter uma ideia, na lista de relação candidato/vaga na primeira fase do vestibular da Unicamp de 2011, o curso de Gestão de Agronegócios apresentou o número de 4.5, enquanto os cursos de Gestão de Empresas e Gestão de Comércio Internacional apresentaram, respectivamente, 11.8 e 13.0. O número é ainda menor se comparado a outras áreas como a de comunicação e da engenharia. E é por este mesmo motivo que optar por um curso relacionado à agricultura o transformará em um profissional dentre um número modesto, com qualificações essenciais no mercado brasileiro. E porque não procurar qualificar-se no exterior?

 

Estudar Agricultura no exterior

As universidades e faculdades internacionais oferecem cursos em uma imensa gama de áreas relacionadas à agricultura e à agropecuária, entre elas:

-Agricultura e Meio Ambiente – Estudam o impacto da Agricultura no meio ambiente e as estratégias para minimizar a sua degradação.

-Sustentabilidade – São inúmeros cursos nesta área. As diferentes ramificações do estudo da Sustentabilidade proporcionam a avaliação crítica de pesquisas; desenvolvem o conhecimento e a compreensão de técnicas estatísticas, como análises aplicadas à investigação científica da área; exploram a complexidade e a interação com o meio ambiente; incluem trabalho de campo e atividades em laboratórios.

-Gestão Agrícola – Estudam as questões práticas, financeiras e administrativas dos desafios agrícolas. Possuem diversificadas disciplinas na grade de aulas, como produção animal e vegetal, mecanização agrícola, gestão de negócios agrícolas e agricultura geral.

-Tecnologia Agrícola – Dão ênfase a aplicação prática da ciência agrícola/biológica, dos sistemas da engenharia agrícola e da gerência dos recursos humanos e naturais, para a produção e processamento de produtos agrícolas e alimentícios.

 

Agronegócios

Uma ramificação ampla da Agricultura e com inúmeras opções de cursos no exterior é a de Agronegócios (Agrobusiness), que se refere ao âmbito comercial e industrial da produção agrícola e pecuária. Só a Universidade de Queensland, na Austrália, por exemplo, tem oito cursos de Agrobusiness: seis diferentes especializações (Horticultura, Gestão Veterinária Equina, Produção Animal, Agronomia, Gestão Integrada de Recursos e Ciência Animal); curso de graduação geral de Agronegócios, para estudantes à procura de uma carreira em negócios na indústria de alimentos e de fibras; e um curso de graduação geral em Agricultura.

 

Graduação Internacional em Agricultura

Interessou-se pelos cursos relacionados à área? Uma graduação em Agricultura no exterior o transformará em um profissional altamente qualificado para trabalhar no mercado agrícola brasileiro, para gerenciar um negócio, aplicar novas tecnologias e trabalhar como especialista nos diferentes campos desta área. Além de tudo isso, ter estudado no estrangeiro fará com que você esteja a par dos atuais desenvolvimentos mundiais na área para renovar e adaptar a indústria agrícola brasileira às novas técnicas, práticas e melhorias.

 

Encontre no Hotcourses Brasil o seu curso internacional:

Cursos de Agricultura na Austrália

Cursos de Agricultura no Reino Unido

Cursos de Agricultura nos Estados Unidos

Cursos de Agronegócios nos Estados Unidos

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Dê uma olhada...