Essenciais
Estados Unidos: informações de assunto

Estudar medicina nos Estados Unidos

Está preparado para o desafio de estudar medicina nos EUA? Então encontre o seu curso de medicina nos Estados Unidos pela Hotcourses Brasil. Uma dica: aplique-se em várias instituições para aumentar a chance de admissão. E não se esqueça de checar as

53598

Você aprendeu pelo Hotcourses Brasil as vantagens e desvantagens de estudar medicina no exterior, particularmente no Reino Unido. Nos Estados Unidos a situação é praticamente a mesma para quem deseja seguir trabalhoso caminho desta graduação. A começar pela admissão. Como qualquer outro curso de bacharelado, o que destaca um candidato em potencial para a vaga é o histórico escolar - o seu GPA, Grade Point Average (a média do estudante). No caso da medicina, no entanto, apenas os que se destacarem no colegial e possuem above-average grades (altas médias) nos boletins serão aceitos pelas instituições acadêmicas. É necessário dedicar-se bastante às matérias de física, biologia, matemática e química. Além das notas destas disciplinas serem as principais no seu currículo escolar na hora da candidatura, o aprendizado adquirido durante o ensino médio será sua base no desafiador início da vida universitária em medicina.

 

São vários os testes de admissão das instituições norte-americanas. As provas e as notas mínimas necessárias em cada uma delas variam de acordo com a universidade ou a faculdade. Para estar apto a se candidatar por uma vaga em medicina normalmente você precisará atingir de 500 a 900 no SAT, 19 no ACT, 6.5 no IELTS, e de 60 a 80 no TOEFL (na versão feita pela internet, IBT – Internet-Based Test).

 

A maioria das instituições exige a realização do Teste de Admissão em Faculdades de Medicina (MCAT – Medical College Admission Test). Trata-se de um exame criado para examinar as habilidades dos candidatos em resolução de problemas, em pensamento crítico e em redação, e o conhecimento dos conceitos e princípios das ciências (física, química e biologia) e da matemática – todos os pré-requisitos para o estudo da medicina. É comum entre os candidatos americanos frequentar cursos preparatórios para o MCAT antes de realizá-lo, os chamados pre-medical.

 

Mas em um aspecto a situação é indiferente de qualquer outro país: para ingressar em medicina nos Estados Unidos é preciso estar preparado para passar no mínimo quatro anos dedicados aos estudos. São aulas, atividades, laboratórios, treinamentos clínicos que exigirão que estudante passe boa parte do dia na universidade, mais exaustivas horas de estudos individuais.

 

Como já mencionado no nosso artigo sobre estudar medicina no Reino Unido, os formandos em medicina por cursos estrangeiros precisam passar pelo Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, o Revalida, para poder exercer a profissão no Brasil. Apenas algumas instituições brasileiras estão autorizadas a aplicar a prova e cada uma escolhe o seu formato padrão. O teste é feito em duas avaliações: a teórica e a prática de habilidades clínicas. Esta exigência de revalidação é atual e passou a ser uma prova anual apenas em 2011, criada pelo Ministério da Educação e aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (leia com mais detalhes as regras e definições do teste no site do Inep).

 

Está preparado para o desafio? Então encontre o seu curso de medicina nos Estados Unidos pela Hotcourses Brasil. Uma dica: aplique-se em várias instituições para aumentar a chance de admissão. E não se esqueça de checar as exigências de cada uma delas.

 

Leia mais:

 

Razões para escolher estudar em Nova Iorque como destino de estudo.

Já é formado em medicina? Que tal uma pós-graduação nos Estados Unidos.

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Dê uma olhada...