Essenciais
Estados Unidos: informações de assunto - Leitura recomendada

Nanotecnologia: Tecnologia de Ponta

3896

Você provavelmente já ouviu falar em nanotecnologia antes. Mas você sabe o que isso significa ou como isso pode tornar a sua vida melhor? Nesse artigo, Nuannat Simmons fala um pouco sobre essa nova tecnologia.

A nanotecnologia é a aliança entre a ciência e a engenharia em uma escala minúscula, mais precisamente de átomos e moléculas. Dentro desta disciplina, os cientistas trabalham com elétrons especiais microscópicos a fim de realizar pesquisa de ponta e desenvolver produtos. Muitos países ao redor do mundo têm focado a sua pesquisa nesse tipo de tecnologia devido aos benefícios que ela pode trazer a longo prazo.

Em 24 de Junho de 2011, nos EUA, o president Barack Obama lançou a Advanced Manufacturing Partnership (AMP), um esforço nacional que reúne a indústria, as universidades e o governo federal a fim de investir em tecnologias emergentes que criarão empregos de alta qualidade de fabricação e; aumentar a competitividade global. O presidente planeja investir mais de US$500 milhões em tecnologia da informação, biotecnologia e nanotecnologia, e apoiar a criação de postos de emprego ajudando os industriais a reduzir custos, melhorar a qualidade e acelerar o desenvolvimento de novos produtos. Leia mais aqui.

Os benefícios e as aplicações

A nanotecnologia está ajudando consideravelmente a melhorar, até mesmo a revolucionar, muitos setores da indústria, incluindo a tecnologia de informação, energia, ciências do ambiente, medicina, segurança do trabalho, segurança alimentar, transporte, entre outros. Muitos países acreditam que no futuro essa tecnologia poderá ajudar a solucionar os desafios enfrentados pela sociedade e nos ajudará a:

  1. Encontrar energia limpa e barata.
  2. Encontrar e tratar água limpa suficiente para todas as pessoas ao redor do mundo.
  3. Melhorar a saúde e aumentar a expectativa de vida do ser humano.
  4. Produzir comida suficiente para alimentar a população mundial crescente.
  5. Aumentar a comunicação, assim como melhorar o processo de troca de informações fazendo com que todos tenham oportunidades iguais de se comunicar.
  6. Aumentar a nossa habilidade de explorar o universo.

Onde e como estudar Nanotecnologia

Se você deseja estudar nanotecnologia, agora é a hora, já que mais e mais universidades ao redor do mundo estão oferecendo cursos superiores nessa área. Geralmente, o estudo na nanotecnologia envolve uma mistura multidisciplinar em ciências naturais com cursos em nanotecnologia, física, química, matemática e biologia molecular. A maioria dos cursos oferecidos são programas de pós-graduação.

Você pode encontrar uma grande variedade de cursos e universidade no site do Hotcourses.

Os cursos de Nanotecnologia nos EUA estão na lista de programas STEM. Isto significa que, após a conclusão dos seus estudos você pode extender a sua estadia nos EUA pelo visto de treinamento Prático Opcional (OPT). Para maiores informações, clique aqui

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Hotcourses Editor is the mysterious, faceless force made up of all our different contributors over the years. From masters in their field to top notch journos, take a peek at some of the talent we’ve had the pleasure of working with.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Dê uma olhada...