Essenciais
Estados Unidos: Visto

Pedido de visto de estudante para os EUA

1908

Para saber como se qualificar e conseguir um visto de estudante nos EUA é preciso, primeiro, saber a diferença entre os tipos de vistos existentes:

 

M-1 (estudantes vocacionais)– é o visto para cursos vocacionais, para os estudantes que desejam  cursar  uma instituição profissional ou não-acadêmica (NÃO se refere a universidades e faculdades). O trabalho será permitido apenas no campus escolar ou então se for exigência do curso como formação prática. Para isso, o estudante precisará de aprovação prévia do Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS)

 

F-1 (estudantes: acadêmicos e vocacionais) - este, sim, é o visto para programas acadêmicos. Segundo o site do Consulado dos Estados Unidos, o F-1 é para estudantes que pretendem “frequentar uma universidade ou outra instituição acadêmica nos Estados Unidos, incluindo as escolas primárias e secundárias ou um programa de treinamento de idioma”. Não importa a sua escolha, o final do curso deve resultar em um diploma ou certificado, e sua escola tem de estar autorizada pelo governo americano.

 

J-1 (intercambistas, acadêmicos, au pair e estagiários) – é o visto que permite trabalhar enquanto estuda no país. Ele é provido através de instituições registradas pelo governo americano e que ajudarão com os papéis para a qualificação do visa. O programa mais conhecido neste tipo de visto é o de Au Pair.

 

Critérios para conseguir o visto de estudante

 

O visto J-1, por ser de trabalho e estudo, difere em alguns aspectos dos demais. Já para conseguir o F-1 e o M-1 são necessárias algumas qualificações:

 

- Estar matriculado em um programa educacional (seja ele acadêmico, vocacional ou de inglês) em uma instituição aprovada pelo USCIS (U.S. Citizenship and Immigration Services – Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos). A instituição irá providenciar um formulário I-20 específico para o visto que você irá tentar:

 

F-1: I-20A-B Certificate of Eligibility for Nonimmigrant (F-1) Student Status-For Academic and Language Students)

M-1 (I-20M-N Certificate of Eligibility for Nonimmigrant (M-1) Student Status for Vocational Students);

 

- Pagar a taxa de inscrição do I-901 SEVIS (Student and Exchange Visitor Information System) no site https://www.fmjfee.com/i901fee/;

- Proficiência no inglês (ou estar inscrito em curso para obter fluência na língua). No consulado, o entrevistador pode exigir respostas em inglês;

- Apresentar provas de condições financeiras para se manter nos EUA durante o programa;

- Apresentar provas de vínculos no Brasil: residência, matrícula em alguma escola ou universidade, emprego. O consulado precisa ter certeza de que o candidato não tem intenção de abdicar do país de origem e permanecer nos EUA após o término do programa educacional.

 

Todos estes tópicos são itens essenciais para a hora da entrevista no consulado. Qualquer requerente de visto precisa fazer o agendamento da entrevista na página do consulado americano e preencher o Formulário DS-160  (que substitui os Formulários DS-156, DS-157 e DS-158).  A confirmação do agendamento e o formulário preenchido devem ser impressos e levados no dia da entrevista com os demais documentos exigidos pelo consulado.

 

Com todos os papéis prontos e seguindo os requisitos exigidos, é só estar calmo para a entrevista.

 

Para informações mais detalhadas sobre os vistos de estudantes visite o site da Embaixada Americana no Brasil.

 

Onde posso estudar nos EUA?

 

Cursos vocacionais e profissionalizantes nos EUA

Cursos de graduação nos EUA

Cursos de pós-graduação nos EUA

 

Clique aqui para mais opções de qualificações nos Estados Unidos.

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.