Essenciais
Estados Unidos: Visto

Mudanças no processo de solicitação de visto para os EUA

Consulado americano e visto para os Estados Unidos

1443

 

Qualquer brasileiro que deseja viajar para os Estados Unidos sabe o quão demorado, cansativo e caro é o processo para o visto. Precisamos ter o passaporte em dia, providenciar documentos de todos os tipos, pagar várias taxas em diferentes locais, e a espera para uma data disponível no consulado americano é longa – tanto quando a fila que precisamos enfrentar no tão esperado dia da entrevista.

 

Com a intenção de simplificar este processo, os Estados Unidos pretendem diminuir o tempo de espera de 40 para 20 dias para a entrevista de visto criando dois centros de solicitação em São Paulo. Os Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) serão inaugurados no dia 7 de maio, mas o agendamento para as entrevistas começará a ser feito já na próxima segunda-feira (30), por telefone e internet.

 

O processo de solicitação do visto será dividido em duas partes, realizadas em datas distintas. A primeira é feita em um dos dois novos centros, para a entrega dos documentos, e tirada das digitais e da foto do solicitante. E então, o segundo passo é a entrevista no consulado americano em uma segunda data (que continua sendo agendada no site oficial do Consulado). O preço do processo passará a ser uma quantia fixa e única de U$ 160 (aproximadamente R$ 280) e não será mais obrigatório o seu pagamento em uma agência do Citibank, como era exigido até então.

 

As outras cidades que possuem consulados americanos – Rio de Janeiro, Recife e Brasília – também irão receber centros para a agilização da solicitação do visto; no entanto, a espera nestas cidades não é preocupante como em São Paulo: no Rio de Janeiro e em Brasília, a espera média é de sete dias, enquanto a de Recife é de 15.

 

Endereços dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV)

 

Avenida José Maria Whitaker, 370

Bairro da Saúde – Zona Sul, São Paulo

 

Avenida São Gualter, 308

Alto de Pinheiros – Zona Oeste, São Paulo

 

O e-mail para agendamento de entrevistas, que começará a ser feito no dia 30, é http://usvisa-info.com.

 

Funcionamento dos Centros em São Paulo

 

Segundas às sextas-feiras, das 7h às 18h;

Domingos, das 13h às 18h.

 

Novos consulados americanos

 

Também com o intuito de agilizar o processo de solicitação de visto, os Estados Unidos abrirão novos consulados no Brasil, nas cidades de Belo Horizonte e Porto Alegre. Estas medidas facilitam a entrada de brasileiros nos Estados Unidos e servem de estímulos turísticos entre os dois países.

 

Leia mais...

Reforma nas regras de imigração podem favorecer estudantes estrangeiros nos EUA

 

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.