Essenciais
Estados Unidos: Destino de Estudo

Preconceito com brasileiros nos Estados Unidos

Cultura e costumes americanos: há preconceito com brasileiros nos Estados Unidos? Saiba como é a convivência com estrangeiros no país.

Brasileiros nos EUA: há preconceito com estrangeiros nos EUA

Na região de Northern Virginia, onde morei nos Estados Unidos, era impossível ir a qualquer lugar sem encontrar pelo menos uma dúzia de estrangeiros. Estavam nos caixas do Walmart, atendendo em restaurantes, eram médicos e dentistas, colegas de sala das crianças de quem fui babá. Eles estão em todas as partes. Latinos, orientais, indianos, brasileiros...

 

Os americanos já estão acostumados à presença de estrangeiros em seu cotidiano; estão habituados a mistura de idiomas em qualquer ambiente público. Adaptaram-se às diferentes culturas que acabaram por formar o país onde nasceram.

 

 

Brasileiros nos EUA

 

Imagine a seguinte situação: o Brasil começa a receber e abrigar imigrantes de diferentes países do mundo. Tudo que conhecemos precisa ser adaptado para que os novos moradores também se sintam em casa. As placas de trânsito e os cardápios, por exemplo, precisam de uma versão em outras línguas. A culinária vai adquirir temperos e ingredientes diferentes trazidos de outros países. O português ganhará neologismos, numa mistura de idiomas, além de sotaques dos mais diversos.

 

No entanto, mesmo com a a mistura étnica e cultural, nada justifica qualquer forma de preconceito ou xenofobia. Os norte-americanos são um povo tão patriota e orgulhoso de sua história e às vezes acabam esquecendo que o país foi colonizado e é formado por diversas nacionalidades.

 

Leia também: 40 fatos e curiosidades sobre os Estados Unidos.

 

Há preconceito com estrangeiros nos EUA?

 

Tendo isso dito e esclarecido, posso dizer que, como brasileira nos Estados Unidos, me senti, no geral, bem acolhida. Brasileiro costuma ser um povo bastante querido. As pessoas sempre têm curiosidade sobre nosso país e nossos costumes, fazem perguntas ou dizem que adorariam visitá-lo um dia.

 

A impressão é quase unânime: somos animados, alegres, festeiros, simpáticos, extrovertidos. No entanto, você cansará de ouvir falar dos mesmos assuntos pelos quais somos conhecidos no exterior: Carnaval, futebol, praias, Rio de Janeiro, favelas e florestas. Sim, temos tudo isso, mas somos muito mais. Não é porque sou brasileira que necessariamente sei sambar ou gosto de futebol.

 

Perdi a conta de quantas vezes tentaram falar em espanhol comigo - são poucos os americanos que sabem que o português é a nossa língua nativa. E quando andávamos em uma turma grande de brasileiras, as pessoas se espantavam com os nossos tipos físicos completamente distintos.

 

Mas antes de ficar irritado e levar qualquer comentário como preconceito ou ignorância, pare e pense: o que você sabe sobre o resto do mundo? Qual é a língua ou a capital de cada país? É claro que ficamos ofendidos quando se trata da nossa nação, do nosso povo, da nossa cultura. Temos orgulho e respeito pelo que é nosso. Mas também não sabemos tudo sobre outros países e outros povos.

 

Uma coisa que me deixava bastante chateada era, na verdade, em função de estar no país como au pair. A família americana que me recebeu e com quem morei durante os 18 meses de intercâmbio foi incrivelmente boa pra mim. No entanto, sentia que alguns parentes e amigos deles tinham certas reservas quanto à minha presença – como se eu não fosse capaz de falar ou compreender a língua deles (mesmo tendo o inglês avançado).

 

Au pair: o que é?

 

Os americanos tendem a generalizar que se o estrangeiro está nos Estados Unidos a trabalho é porque quer juntar dinheiro antes de voltar ao país de origem. Nem todo americano está aberto a novas culturas; alguns deles acham os Estados Unidos o melhor lugar do mundo e que todos são obrigados a falar em inglês. (Eu ouvi isso pessoalmente algumas vezes, de fato.)

 

Em outras palavras, acreditam que ser americano é o suficiente culturalmente. Por isso, não conseguem enxergar o quão enriquecedor (de todas as formas, não apenas no sentido literal) é viajar, morar e estudar em outro país.

 

Por isso, a partir da minha experiência muito particular, concluo que existe, sim, forma ou outra de preconceito nos Estados Unidos contra estrangeiros. Mas, de maneira geral, segue-se a regra de que educação é uma demanda global.

 

Mas essa experiência foi em 2010. Ou seja, as coisas mudaram muito ao longo dos últimos anos.

 

Leia mais:

Study in the USA

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Baixe seu eBook