Essenciais
Estude no exterior : Antes de partir

10 dicas para melhorar o seu inglês antes de ir estudar no exterior

10 dicas de como praticar o idioma para melhorar a sua proficiência no inglês antes de se mudar para estudar no exterior

Como melhorar o inglês antes de estudar no exterior?

Não há dúvidas de que ter proficiência no idioma só irá facilitar os seus estudos no exterior, (mesmo que a sua escolha seja um curso internacional de inglês). Quanto maior a fluência, mais rápida será sua adaptação e melhor será sua compreensão e aproveitamento do curso.

 

Dicas de como aprender inglês

 

Pensando nisso, listamos a seguir dez maneiras de melhorar e praticar o seu inglês antes de viajar para o seu destino de estudo. São formas simples de adquirir vocabulário, manter o aprendizado constante do idioma e ajudá-lo a se preparar para o seu curso no exterior:

 

Dicas de como aprender inglês no exterior

 

1) Leia muito em inglês 

 

Uma das melhores fontes de textos em inglês são os sites de notícias do seu país de destino; além de treinar o idioma, você fique inteirado sobre os assuntos atuais. Duas ou três matérias por dia é um bom número. Outra ideia é assinar a newsletter do site, para receber as principais notícias resumidas no seu email, de manhã.

 

Assim você já começa o dia se informando e praticando. Isso não só melhorará a sua compreensão e interpretação de texto, como não lhe faltarão assuntos para quando mudar-se, pois estará atualizado sobre as notícias do país.

 

Se você já se sentir mais preparado, comece a ler também revistas e livros na língua inglesa. Que sensação incrível de conquista é terminar de ler inteiramente o seu primeiro livro em inglês! Caso você tenha dó (como eu) de riscar os livros, aconselho a comprar versões paperback – aquelas econômicas com folhas que parecem jornal, sabe? São mais baratas e você não se sente tão mal de grifar as palavras que não conhece, escrever o significado delas nas páginas, etc.

 

2) Aprenda letras de músicas em inglês 

 

Chega de embromation!  Acompanhar letras de músicas em inglês ao ouvi-las e procurar suas respectivas traduções não só fará com que você aprenda a cantá-las da forma correta como ajudará a aprender palavras novas. As músicas são uma excelente escola porque estamos expostas a elas o tempo todo e o aprendizado fica mais divertido. Você finalmente entenderá o que os seus artistas preferidos estão dizendo.

 

Aprender inglês com música

Aprender inglês com música é unir o útil ao agradável!

 

Atualmente, é possível encontrar tradução para tudo na internet. Mas aconselho você a tentar traduzir as letras sozinho; ou, se preferir, use sites que mostrem a letra original e a tradução lado a lado, para você compará-las.

 

Se estiver pronto para o próximo passo, visite também o site Genius, onde os internautas podem interpretar e conversar sobre o significado das letras de artistas do mundo inteiro e os próprios músicos às vezes comentam suas composições – tudo em inglês.

 

3) Assista a filmes e séries em inglês 

 

Nada de filmes dublados! Os filmes e séries são excelentes formas de aprendizado porque, além de reforçar coisas que você já aprendeu e trazer novo vocabulário, você também aprende o inglês coloquial, gírias, contrações, etc.

 

Comece assistindo-os com o áudio original e legenda em português, prestando atenção na tradução. Se precisar, veja o mesmo filme ou episódio mais de uma vez. Depois, os assista com o áudio original e a legenda em inglês, treinando leitura e audição ao mesmo tempo. Por fim, quando se sentir confortável, assista com o áudio original, sem legendas, treinando a compreensão oral. Afinal, as suas conversas no exterior não vão ter legendas, né? (Mas não seria genial se tivessem?)

 

Mas não são só os filmes e séries que ajudam. O YouTube está recheado de canais em inglês para você assistir, com todo tipo de conteúdo, da moda e maquiagem à política e assuntos gerais. Há também vários YouTubers que ensinam inglês gratuitamente na rede.

 

Conheça 5 canais para aprender inglês no YouTube!

 

4) Deixe a vergonha de lado e não tenha medo de errar 

 

Aqui cabe a citação de dois clichês (que servem direitinho nesta dica): errar é humano e a prática leva a perfeição. É de extrema importância que você treine o seu inglês, e ter vergonha de errar só atrapalhará a sua evolução no idioma. Converse com amigos, fale consigo mesmo no espelho, grave vídeos seus falando em inglês, escreva textos em inglês, etc.

 

5) Pratique conversação 

 

Encontre alguém com quem você se sinta confortável (seja um amigo, colega de trabalho, parente, etc.) que esteja no mesmo nível do idioma e conversem sobre diferentes tópicos. Ou então usem o inglês nos assuntos do dia-a-dia: adicionar a conversação em inglês à rotina torna-se natural e será cada vez mais fácil praticá-la. Ter alguém com quem praticar também é muito interessante para dividir conhecimento: às vezes o que é fácil para você é complicado para o seu amigo, ou vice-versa.

 

15 formas de praticar conversação em inglês sem sair de casa.

 

Conversação em inglês

Reúna os amigos e combinem de conversar apenas em inglês por uma ou duas horas.

 

6) Pense em inglês

 

Esta dica pode parecer estranha mas é muito útil: pense em inglês. Quando estiver no exterior esta será uma obrigação, por isso insira este costume na sua rotina o quanto antes possível. É a forma mais constante de treinar o idioma, portanto aperte a tecla SAP da sua mente e pratique inglês o tempo todo.

 

7) Aprenda a terminologia da sua área de estudo

 

Aprenda o vocabulário e as terminologias relacionados ao seu curso. Cada área tem termos específicos que precisam ser dominados para a compreensão do curso. A melhor opção é procurar por sites oficiais do seu país de destino. Por exemplo, se está se preparando para cursar engenharia no Reino Unido, você pode ler artigos de sites como The Engineer e Engineering Council.

 

Basta uma rápida pesquisa no Google e você encontrará sites importantes na sua área de interesse que trarão o conhecimento termológico necessário para dominar o vocabulário do curso.

 

8) Procure palavras novas no dicionário 

 

Deparou-se com alguma palavra que não conhece? Não tenha preguiça de achá-la no dicionário – principalmente com a variedade de dicionário online a apenas um clique. Tente memorizar o seu significado e tradução, forme sentenças com ela, encontre seus sinônimos...

 

O dicionário será sempre o seu melhor parceiro durante o processo de aprendizado no idioma.

 

palavras em inglês

Crie um glossário com as palavras que você procurar no dicionário.

 

Seria interessante ter também um caderno para ir criando o seu próprio glossário com todas as novas palavras que aprende. Escrever a mão ajuda na memorização e ter todas as palavras anotas significa que você pode revê-las quando quiser.

 

9) Encontre estudantes do mundo todo para se corresponder 

 

Talvez o Pen Pal em sua forma original, por cartas, já esteja em desuso na era da internet. Mas é possível encontrar inúmeros sites de correspondência online, como o Inter Pals e o Penpal.net, para conversar com pessoas do mundo todo. Quem sabe você consegue criar amizades no seu país de destino antes mesmo de deixar o Brasil.

 

Se achar que PenPal é um método muito ultrapassado, entre em contato com estrangeiros pelas redes sociais – Facebook, Twitter ou Instagram, por exemplo.

 

10) Crie versões em inglês de jogos com palavras 

 

Você pode criar versões de algumas atividades bem simples a mais complexas, como o jogo da forca, stop (adedonha) ou da memória. Encontre formas divertidas de manter afiado o idioma.

 

Leia também: O meu inglês é bom o suficiente para estudar no exterior?

Leitura recomendada

article Img

10 coisas engraçadas que você vai fazer ao se preparar para estudar fora

O que fazer quando você vai estudar no exterior? Nós temos artigos e mais artigos sobre este assunto. Tudo para ajudá-lo a se preparar para a partida e também para os estudos, a adaptação, a vida em outro país, etc. Mas há algumas coisas que são difíceis de evitar e outras completamente essenciais na hora de fazer as malas para estudar no exterior.   Conselhos engraçados para quem vai estudar no exterior   Se você estiver se

6.9K