Cross-border study : Escolher o que estudar - Leitura recomendada

O que é campus filial?

A educação internacional e transnacional são cheias de termos e conceitos confusos. Permita-nos explicá-los para você! Saiba o que significa “campus filial internacional”.

1084

Há sempre novas palavras e termos surgindo quando o assunto é educação internacional. Idiomas diferentes em países distintos têm formas variadas de descrever alguma coisa. É programa ou curso? Faculdade ou instituição? Pode ser bem um pouco confuso!

 

Com o crescimento da educação transnacional – aquela permite estudar em uma universidade estrangeira em um país diferente de onde ela está localizada –, há uma terminologia maior ainda para ser compreendida. Alguns conceitos são mais simples do que outros, mas uma das coisas que mais nos perguntam é o que é campus filial (em inglês, branch campus).

 

A definição de campus filial

 

Quase da mesma forma que as pessoas descrevem agências bancárias ou lojas de uma mesma marca em localizações diferentes, um campus filial é aquele que é afiliado a uma universidade específica, mas em uma localização diferente. Por exemplo: a University of Nottingham, do Reino Unido, tem um campus na Malásia.

 

Assim, essencialmente, um campus filial é um centro de aprendizado no exterior que faz parte de uma universidade localizada em outro país. Se você estudar nele, o seu diploma será outorgado pela universidade estrangeira, sem precisar se mudar para o país onde o campus principal se encontra.

 

Usando o exemplo citado acima, um estudante da Malásia poderia estudar um curso da Nottingham sem deixar o país para se mudar para o Reino Unido.

 

Outros nomes para “campus filial”

 

Como a ideia é relativamente nova, há toda uma variedade de nomes usada para se referir a mesma coisa. Você encontrará, dependendo do lugar, uma das seguintes variações para “campus filial”:

 

  • Localização satélite (Satellite site);
  • Campus estrangeiro (Foreign campus);
  • Campus filial internacional (International branch campus);
  • Campus no exterior (Overseas campus).

 

Ou ainda campus sucursal ou campus secundário. Mas tenha certeza de que todos se referem à mesma coisa de maneira geral.

 

Quais países têm campi filiais?

 

Você ficará surpreso em saber que são muitos! A Ásia e o Oriente Médio estão se provando cada vez mais como localizações populares para abrir campi filiais no exterior, principalmente em regiões em que a educação local/nacional não é tão boa quanto a do país do campus principal.

 

Universidades americanas estão, sem dúvida, na liderança no número de campi filiais: eles estão presentes na Tailândia, Japão, Emirados Árabes Unidos e Espanha, só para citar alguns países.

 

Muitas universidades britânicas e algumas europeias e australianas estão seguindo o exemplo e, a cada ano, mais e mais instituições pretendem abrir novos campi filiais com o crescimento da demanda.

 

Quais são os benefícios de estudar em um campus filial?

 

Há três razões principais para escolher estudar em um campus filial:

 

1. O benefício mais óbvio é que esta opção é mais econômica. Os estudos internacionais podem ser bem caros quando você considera as passagens aéreas, a solicitação do visto de estudante, entre outras despesas. Se há a possibilidade de fazer um curso estrangeiro sem sair do país, você elimina todos estes gastos.

 

2. Estudar em um campus filial também significa não precisar mudar toda a sua rotina – se você não gostaria de morar muito longe da sua família e amigos, esta é uma ótima opção.

 

3. Você cursa uma qualificação internacional de uma instituição estrangeira renomada com uma alta qualidade que talvez você não encontre em qualquer outra universidade do seu país. Se você achar que as opções de ensino superior são limitadas onde você vive, o campus filial pode ser a sua chance de conseguir um diploma melhor.

 

Como encontrar universidades com campi filiais?

 

Agora que você sabe exatamente o que significa campus filial, você pode dar início à sua pesquisa por cursos transnacionais. Quando já tiver decidido a sua área de estudo, escolha a localização que você gostaria de estudar, clique em “pesquisar” e depois selecione a opção de Educação Transnacional” em Opções de estudo. Isto garantirá que você verá se há campi filiais perto de você. Boa sorte!

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

O que significa educação transnacional?

O que é educação transnacional e quais tipos de curso flexíveis existem; por que ela tem se tornado tão popular internacionalmente e quais benefícios ela oferece aos estudantes e universidades   A educação transnacional* (TNE), também conhecida como estudos cross-border (ou transfronteiriços), é o nome dado ao conjunto de programas de estudo que ultrapassam os limites da fronteira de um país, como, por exemplo, ganhar um diploma estrangeiro em um

4640

O melhor de dois mundos: diplomas duplos, programas combinados e muito mais

Quando chega a hora de decidir onde e o que estudar, você se vê rodeado de uma tonelada de opções. Qual país? Qual cidade? Qual universidade? Qual curso? Com frequência, ao tentar responder estas questões, você acaba cheio de dilemas, principalmente sabendo que a sua decisão terá um impacto muito grande no seu futuro.   E se você pudesse, quase literalmente, ter o melhor de dois mundos? E se for possível dividir os seus estudos entre dois

1152

Edu, nosso chatbot, pode te ajudar a encontrar o seu curso no exterior

O número de estudantes internacionais cursando qualificações estrangeiras sem deixar o país tem aumentado significativamente. Em relação ao Reino Unido, por exemplo, segundo dados da Higher Education Statistics Agency, há mais alunos matriculados em cursos ministrados fora do país do que nos oferecidos da forma tradicional e presencial nos campi localizados dentro dele.   Isto significa que estes estudantes conquistarão um diploma britânico, com todas

803

O que é franquia?

Você decidiu que quer fazer um curso de uma universidade no exterior e já sabe o que você quer estudar. Agora está à procura de opções e se depara com um termo que talvez não compreenda muito bem: franquia (em inglês, franchise ).   Tudo bem... Pode ser que você saiba o que significa “franquia” no mundo dos negócios – um tipo de licença para usar o nome de outra empresa ou marca registrada –, mas o que ela significa na educação internacional? E como

707