Cross-border study : Escolher o que estudar - Leitura recomendada

O melhor de dois mundos: diplomas duplos, programas combinados e muito mais

Já ouviu os termos da educação internacional “dual degree” e “twinning degree” e se pergunta do que eles se tratam? Aqui, nós explicamos o que são diplomas duplos e combinados.

332

Quando chega a hora de decidir onde e o que estudar, você se vê rodeado de uma tonelada de opções. Qual país? Qual cidade? Qual universidade? Qual curso? Com frequência, ao tentar responder estas questões, você acaba cheio de dilemas, principalmente sabendo que a sua decisão terá um impacto muito grande no seu futuro.

 

E se você pudesse, quase literalmente, ter o melhor de dois mundos? E se for possível dividir os seus estudos entre dois países/cidades? Com o crescimento das opções de educação transnacional, esta opção possível é cada vez mais possível.

 

Estudar em dois lugares? Como isso funciona?

 

Há várias opções flexíveis de estudos que estão se tornando cada vez mais populares e relevantes, como campus filial e franquias; cada uma delas tem suas vantagens.

 

Apesar de muitas pessoas optarem por fazer o curso completo em uma franquia ou campus filial, outros podem preferir passar um tempo estudando no exterior também. Ou seja: metade do curso em um país e metade em outro.

 

Quero um exemplo real!

 

Ok, digamos que você estude por um ano na Middlesex University, no Reino Unido, e depois viaje para fazer os dois anos restantes do curso no campus da Middlesex em Maurício. Ou então você faz o primeiro ano do curso no Reino Unido e depois dois anos em uma universidade parceria deles no exterior.

 

A explicação:

 

Como a ideia de educação transnacional é bem recente, há várias formas de descrever os diferentes conceitos da área. Aqui vão alguns exemplos mais comuns:

 

O que é diploma duplo?

 

O diploma duplo (dual ou double degree) refere-se ao que descrevemos acima – é um diploma estudado em dois lugares diferentes. Trata-se de uma definição em abrangente, que pode ser aplicada em diferentes cenários, como fazer um só curso em duas instituições; ou estudar na mesma instituição, mas em duas localizações diferentes ao longo do curso. Às vezes, estas opções também são chamadas de double degree.

 

O que é diploma/programa combinado ou combinado[U1] ?

 

Essencialmente, twinning program ou diploma significa a mesma coisa, mas é usado mais como um verbo: “nós estamos combinando um curso com a University of Reading”. Basicamente, significa que uma universidade firmou uma parceria com outra universidade no exterior para oferecer uma qualificação. Às vezes, você encontra também diplomas duplos chamados de diplomas combinados/combinados. Por isso, para evitar qualquer confusão é muito importante que você leia com atenção as regras e informações sobre os cursos oferecidos pelas universidade.

 

O que são os diplomas 2+2, 2+1 e 1+2?

 

Há várias formas de se referir a programas duplos e combinados. Em alguns casos, eles são chamados de 2+2, 2+1 ou 1+2. Basicamente, os números indicam anos. Sendo assim, um diploma 2+2 será dividido em dois anos em uma localização e dois anos em outra; 2+1 significa um ano de estudos em um local e dois em outro; e com o 1+2, você dá início ao curso em uma localização e termina os dois anos restantes em outra.

 

É importante saber:

 

Como isto ainda é uma novidade, as universidades podem usar termos diferentes. Dual degrees, em algumas instituições, se referem a um diploma de duas áreas de estudo, enquanto em outras significam o que explicamos acima. Não confunda 2+1 com 2:1; este último representa uma classificação de um diploma superior com honras. Nosso melhor conselho é ler e pesquisar bastante no site oficial das instituições para que você compreenda o que cada uma tem a oferecer.

 

E agora?

 

Se você acha que um diploma duplo/combinado é a opção certa para você, o próximo passo é dar início à sua pesquisa por curso no Hotcourses Brasil. Nosso filtro “Educação Internacional”, em Opções de estudo, lhe ajudará a especificar a sua busca e encontrar resultados que te interessem, Ou, se você precisar de mais ajuda com os termos, mande-nos uma mensagem pelas nossas redes sociais e nós ficaremos contentes em tirar as suas dúvidas.

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...