Cross-border study : Escolher o que estudar - Leitura recomendada

O que é franquia?

O que realmente significa “franquia” na educação internacional? Aqui, nós explicamos por que uma universidade de franquia pode ser uma boa opção de estudos no exterior

O que é franquia?
632

Você decidiu que quer fazer um curso de uma universidade no exterior e já sabe o que você quer estudar. Agora está à procura de opções e se depara com um termo que talvez não compreenda muito bem: franquia (em inglês, franchise).

 

Tudo bem... Pode ser que você saiba o que significa “franquia” no mundo dos negócios – um tipo de licença para usar o nome de outra empresa ou marca registrada –, mas o que ela significa na educação internacional? E como ela pode influenciar na sua decisão de estudar no exterior?

 

Como sempre, estamos aqui para explicar a linguagem usada na educação internacional e, esperamos, ajudá-lo a tomar a sua decisão bem informada.

 

A definição de franquia na educação

 

A definição de franquia na educação não é tão parecida com o significado que ela tem nos negócios. De forma simplificada, é quando uma instituição oferece cursos que resultam em qualificações de outra universidade. Assim, esta universidade reconhece e outorga o diploma acadêmico, mas as aulas são ministradas na outra instituição.

 

Talvez fique mais fácil com um exemplo real: se a University of Westminster no Reino Unido entrar em franquia com uma universidade brasileira, isto significa que os estudantes poderiam frequentar a universidade no Brasil, mas concluir o curso com um diploma da University of Westminster.

 

E por que esta é uma boa ideia?

 

A vantagem principal é que você ganha uma qualificação internacional sem precisar se mudar de país. Então, se houver opções de franquia no seu país, você conseguiria economizar uma enorme quantia de dinheiro e, ao mesmo tempo, cursar uma educação superior de alta qualidade que possivelmente nenhuma universidade local oferece.

 

Quais universidades têm franquia?

 

O número é bem maior do que você imagina! Há uma série de universidades que oferece cursos em instituições de outros países. Com frequência, a universidade franqueada oferecerá apenas alguns cursos da universidade estrangeira, assim, você perceberá que as áreas de estudo costumam ser do mesmo nicho. Nosso melhor conselho para encontrar franquias disponíveis no seu país é fazer uma pesquisa pelo Hotcourses Brasil, usando os nossos filtros que lhe permitirão afunilar os seus resultados e ver se há alguma opção perto de você.

 

A universidade franqueada será tão boa quanto a estrangeira?

 

Esta é uma pergunta difícil de responder. Em relação ao curso, com certeza ele será tão bom quanto o estrangeiro. A universidade que permitiu a franquia será bastante rígida ao garantir que as aulas e avaliações atendam ao seu padrão de qualidade. No entanto, os aspectos além do curso podem não ser tão bons quanto ou, ao contrário, podem ser melhores ainda, afinal, você estudará em outra instituição. Sendo assim, algumas coisas serão diferentes, como as salas de aulas, professores e refeitórios. Mas fique tranquilo: a qualificação acadêmica será a mesma.

 

Franquia é a mesma coisa que campus filial?

 

Normalmente, se uma universidade é considerada “franquia” de outra, isto significa que uma série de cursos é acreditada pela instituição estrangeira, mas não todos. Já em um campus filial, todos os cursos são acreditados pela universidade no exterior.

 

Uma universidade franqueada cuidará ela própria de alguns aspectos, como suporte estudantil, que normalmente são responsabilidade da universidade internacional em um campus filial.

 

Como eu encontro universidades franqueadas?

 

Agora que você sabe o que significa o termo franquia na educação internacional, pode dar início à sua pesquisa por um curso para ver se encontra algo de seu interesse. Use nosso filtro de “Educação Internacional” para especificar o seu interesse em achar uma franquia. E boa sorte!

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

O que é franquia?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

O que significa educação transnacional?

O que é educação transnacional e quais tipos de curso flexíveis existem; por que ela tem se tornado tão popular internacionalmente e quais benefícios ela oferece aos estudantes e universidades   A educação transnacional* (TNE), também conhecida como estudos cross-border (ou transfronteiriços), é o nome dado ao conjunto de programas de estudo que ultrapassam os limites da fronteira de um país, como, por exemplo, ganhar um diploma estrangeiro em um

4155

O melhor de dois mundos: diplomas duplos, programas combinados e muito mais

Quando chega a hora de decidir onde e o que estudar, você se vê rodeado de uma tonelada de opções. Qual país? Qual cidade? Qual universidade? Qual curso? Com frequência, ao tentar responder estas questões, você acaba cheio de dilemas, principalmente sabendo que a sua decisão terá um impacto muito grande no seu futuro.   E se você pudesse, quase literalmente, ter o melhor de dois mundos? E se for possível dividir os seus estudos entre dois

1035

Edu, nosso chatbot, pode te ajudar a encontrar o seu curso no exterior

O número de estudantes internacionais cursando qualificações estrangeiras sem deixar o país tem aumentado significativamente. Em relação ao Reino Unido, por exemplo, segundo dados da Higher Education Statistics Agency, há mais alunos matriculados em cursos ministrados fora do país do que nos oferecidos da forma tradicional e presencial nos campi localizados dentro dele.   Isto significa que estes estudantes conquistarão um diploma britânico, com todas

662