Cross-border study: Escolher o que estudar

Por que você deve considerar a Educação Transnacional

Você sabe o que é educação transnacional? Nós listamos quatro razões para você considerá-la na hora de encontrar o seu curso de ensino superior.

Por que você deve considerar a Educação Transnacional
103

A educação transnacional é diferente de uma educação internacional tradicional. Os alunos que se envolvem neste programa de estudos têm o ensino, ou pelo menos parte dele, a uma distância da instituição de origem. Por exemplo, um aluno estudará em um país (talvez seu país de origem), enquanto sua instituição de escolha estará localizada em um país diferente. O objetivo é permitir aos alunos a chance de estudar em uma determinada universidade sem a necessidade de viajar.

 

A educação transnacional pode ser oferecida de várias formas, embora geralmente seja através da aprendizagem online (com ou sem suporte local), com "instituições locais parceiras" (ou seja, um diploma duplo ou conjunto) ou a presença física de uma instituição em um país diferente.

 

Geralmente está disponível para graduação e pós-graduação e muitas vezes com a opção de estudar em tempo parcial ou integral.

 

Considerando os tipos e números de cursos que as universidades oferecem, vale a pena pesquisar e ver quais opções se adequam a você. Hoje em dia, o estudante brasileiro pode fazer uma graduação de negócios liderada por uma universidade americana, ao longo de dois anos, com a maioria das aulas online, mas que também possui algumas aulas presenciais.

 

Considerar todas as possibilidades existentes pode parecer um pouco intimidante no início. Mas se você puder, visite uma feira de estudos no exterior, onde existe a oportunidade de falar com uma variedade de profissionais de universidades internacionais para obter conselhos.

 

Então, qual é o benefício dessa forma de estudo? Não seria mais útil viajar para o exterior e experimentar a língua, a cultura e assim por diante?

 

Bem, na verdade, existem vários benefícios para a educação transnacional, que incluem:

 

1. Custo

 

O preço de um curso à distância às vezes é, embora nem sempre, mais barato do que estudar diretamente na universidade no exterior. O que será mais barato, porém, é o custo da viagem. Você economiza descartando os caríssimos voos internacionais, preço de aluguel e, se você puder ficar em casa durante seu curso, você também pode economizar no transporte.

 

2. Facilidade

 

Sair da zona de conforto pode ser compreensivelmente intimidante para algumas pessoas. Deixar amigos, família, casa, às vezes até mesmo um idioma para trás, exige uma grande quantidade de esforço e motivação.

 

Porém assumir esses desafios é muitas vezes uma parte valiosa da experiência de estudo, e que para alguns acontecerão, mesmo que você escolha estudar perto de sua casa. A educação transnacional oferece uma alternativa viável para aqueles que desejam se concentrar mais em seus estudos do que nos elementos secundários e terciários da educação internacional.

 

3. Qualidade

 

Se você pesquisar bastante, uma boa educação pode ser encontrada em diversos lugares. Definitivamente há uma tentação maior para estudantes ansiosos por encontrar a melhor educação possível. Isso muitas vezes significa que eles irão procurar algo em países de primeiro mundo como Estados Unidos ou na Europa.

 

Com o estudo transnacional, as instituições mais populares e de renome podem oferecer cursos em todo o mundo, tornando-se muito mais acessíveis, especialmente para aqueles que talvez não tenham disponibilidade e tempo de se mudar de país.

 

4. Necessidade

 

Há aqueles que, por uma razão ou outra, são incapazes de viajar para estudar, por exemplo, aqueles com uma família, um emprego, uma deficiência ou qualquer outra razão.

 

A educação transnacional fornece um recurso que pode não estar disponível de outra forma e por isso pode ser inestimável para alguns.

 

Apesar de que…

 

Embora a educação transnacional seja claramente valiosa para muitas pessoas, cursos como esses nunca serão tão valiosos quanto viajar para estudar. Uma desvantagem pode ser que a melhor equipe de professores esteja localizada somente no campus.

 

Além disso, alguns cursos a distância podem ser medidos ou avaliados de forma diferente dos que são feitos no campus principal, o que significa que o diploma com o qual você termina não será necessariamente equivalente.

 

No entanto, a educação transnacional é uma ferramenta muito valiosa para alguns e oferece claramente uma grande quantidade de benefícios. Considere o que é certo para você, pois cada pessoa terá suas próprias necessidades e requisitos quando se trata de suas carreiras.

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Por que você deve considerar a Educação Transnacional

Editor - colaborador

Dê uma olhada...