Essenciais
Estude no exterior : Acomodação

10 benefícios de se tornar médico

Por que Medicina é uma área de estudo tão popular entre estudantes de todas as partes do mundo? Conheça dez razões para se tornar um médico.

10 benefícios de se tornar médico

Uma das profissões mais desejadas e respeitadas do mundo, a Medicina é uma área extremamente concorrida e também exigente, mas que sem dúvida compensa o compromisso de anos de estudos e treinamento. Neste artigo, exploraremos as razões para tantos estudantes de todas as partes do globo decidirem seguir uma carreira acadêmica e profissional em Medicina, com foco nos diferentes benefícios de se tornar médico(a).

 

Catálogos universitários: estudar no exterior

 

Como se tornar médico no exterior?

 

Em países como Reino Unido e Austrália, assim como no Brasil, você pode estudar Medicina como uma graduação nas universidades. O curso levará de cinco a seis anos para ser concluído.

 

No entanto, no Canadá e nos Estados Unidos, a Medicina só é oferecida como área de estudo a partir da pós-graduação em escolas médicas específicas. Primeiro, você precisa concluir um bacharelado de quatro anos com matérias preparatórias chamadas de pre-med.

 

Estudar Medicina nos Estados Unidos: o que é pre-med?

 

A admissão em cursos de Medicina no exterior, seja graduação ou pós-graduação, geralmente exigem algum tipo de exame seletivo, como o GMAT dos Estados Unidos e o GAMSAT da Austrália.

 

10 benefícios de estudar Medicina

 

Vantagens de estudar Medicina

 

Antes de escolher o seu destino de estudo e o seu curso de Medicina no exterior, analise se os benefícios de se tornar médico condizem com o que você busca para a sua carreira:

 

1. Salários altos

 

Esse deve ser uma das primeiras coisas que vem à mente quando se pensa em ser médico: os salários. Embora no começo da carreira o benefício financeiro não seja imediato e a formação acadêmica exija um investimento bastante significativo, os clínicos gerais, ao longo da carreira, chegam a ganhar salários anuais de três dígitos.

 

2. Alta taxa de emprego após a graduação

 

No Reino Unido, 99% dos graduados em Medicina encontram um emprego em até seis meses após a graduação, segundo a pesquisa What Do Graduates Do? de 2018/2019. Essa é uma média de empregabilidade extremamente alta comparara à de outras áreas.

 

Como o mercado de trabalho pode ser competitivo, o diploma de Medicina é uma escolha profissional mais segura, porque sempre vamos precisar de médicos.

 

3. Mobilidade

 

Embora nem sempre você possa escolher exatamente onde trabalhar, há vagas espalhadas por cidades do país e do mundo todo. Se você está aberto a se mudar para encontrar vagas promissoras, pode acabar sendo contratado em outros lugares do Brasil e de outros países.

 

Além disso, se você tiver interesse de realizar trabalhos humanitários e viajar, pode fazer parte de programas em países menos desenvolvidos, onde os recursos e suprimentos são limitados. Isso lhe permitiria viver diferentes culturas, enquanto atende a comunidade local e desenvolve novas experiências. O programa Médicos Sem Fronteiras, por exemplo, é uma organização humanitária internacional que envia médicos e médicas do mundo todo para mais de 60 países ao redor do mundo.

 

4. Impacto positivo

 

O propósito de melhorar a vida dos pacientes é um fator incrivelmente gratificante da profissão. Como médico, você verá dia a dia o impacto direto do seu trabalho e como isso beneficia os outros. Apesar de você nem sempre conseguir os resultados esperados, o trabalho de médicos é muito importante e valorizado na sociedade.

 

5. Segurança

 

Além da alta taxa de empregabilidade após a formação, os médicos raramente têm dificuldade de manter o emprego. Ao contrário de outras profissões em que há o risco se tornar obsoleto, os médicos geralmente não precisam se preocupar com desemprego.

 

As pessoas envelhecem e ficam doentes. Infelizmente, essa é uma verdade absoluta. O que significa trabalho constante para quem se forma em Medicina.

 

Benefícios de se tornar médico

 

6. Aprendizado contínuo

 

Novos métodos e inovações são descobertos o tempo todo no campo da Medicina. Por isso, o aprendizado contínuo e a oportunidade de desenvolver o seu conhecimento existente farão parte da sua carreira.

 

Isso é especialmente importante para quem pretende ter uma carreira como pesquisador e/ou cientista. O momento atual de pandemia é um enorme exemplo de como a pesquisa científica na área da Medicina é fundamental.

 

7. Confiança e respeito

 

Como médico, você ocupará uma posição de confiança. As pessoas valorizam a sua opinião e respeitam suas decisões. A relação entre médico e pacientes gera uma sensação de realização profissional e de confiança em suas próprias habilidades e propósitos, sabendo que você pode ter um impacto positivo na vida das pessoas.

 

8. Trabalho estimulante

 

Dependendo da sua área de especialização, o seu dia a dia será cheio de casos interessantes. O trabalho de um médico pode ser variado e muitas vezes imprevisível, principalmente se você trabalhar com emergências. Há muitos sintomas, condições e medicamentos a serem considerados, exigindo foco e decisões rápidas. Embora alguns ambientes sejam estressantes, pense dessa maneira: você nunca ficará entediado.

 

9. Progressão na carreira

 

Talvez o melhor de estudar Medicina é que ela abre muitas portas. Se você tentar ser clínico geral por algum tempo e decidir que o trabalho não é para você, suas qualificações lhe permitirão experimentar campos diferentes. Você pode se especializar em saúde pública, pesquisa clínica ou políticas públicas. Todos esses ramos precisam da participação e insight de um médico.

 

10. Experiências inigualáveis

 

Ser médico é assustador, não podemos negar. A responsabilidade é enorme. Mas você também obtém experiência inigualáveis e maravilhosas. O sentimento de salvar uma vida ou ajudar no nascimento de alguém vai mudar a sua vida.

 

Estude Medicina no exterior

 

Encontre o seu curso de Medicina no exterior de acordo com as suas preferências, histórico escolar e planos para o futuro com o nosso Selecionador de Cursos.

 

Leia também:

Os melhores lugares do mundo para estudar Medicina

8 características comuns entre engenheiros

 

(Texto original de Lizzie Horrocks publicado no site Hotcourses Abroad. Tradução e adaptação por Brenda Bellani.)

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA