
Uma das profissões mais desejadas e respeitadas do mundo, a Medicina é uma área extremamente concorrida e também exigente, mas que sem dúvida compensa o compromisso de anos de estudos e treinamento. Neste artigo, exploraremos as razões para tantos estudantes de todas as partes do globo decidirem seguir uma carreira acadêmica e profissional em Medicina, com foco nos diferentes benefícios de se tornar médico(a).
Como se tornar médico no exterior?
Em países como Reino Unido e Austrália, assim como no Brasil, você pode estudar Medicina como uma graduação nas universidades. O curso levará de cinco a seis anos para ser concluído.
No entanto, no Canadá e nos Estados Unidos, a Medicina só é oferecida como área de estudo a partir da pós-graduação em escolas médicas específicas. Primeiro, você precisa concluir um bacharelado de quatro anos com matérias preparatórias chamadas de pre-med.
Estudar Medicina nos Estados Unidos: o que é pre-med?
A admissão em cursos de Medicina no exterior, seja graduação ou pós-graduação, geralmente exigem algum tipo de exame seletivo, como o GMAT dos Estados Unidos e o GAMSAT da Austrália.
10 benefícios de estudar Medicina
Antes de escolher o seu destino de estudo e o seu curso de Medicina no exterior, analise se os benefícios de se tornar médico condizem com o que você busca para a sua carreira:
1. Salários altos
Esse deve ser uma das primeiras coisas que vem à mente quando se pensa em ser médico: os salários. Embora no começo da carreira o benefício financeiro não seja imediato e a formação acadêmica exija um investimento bastante significativo, os clínicos gerais, ao longo da carreira, chegam a ganhar salários anuais de três dígitos.
2. Alta taxa de emprego após a graduação
No Reino Unido, 99% dos graduados em Medicina encontram um emprego em até seis meses após a graduação, segundo a pesquisa What Do Graduates Do? de 2018/2019. Essa é uma média de empregabilidade extremamente alta comparara à de outras áreas.
Como o mercado de trabalho pode ser competitivo, o diploma de Medicina é uma escolha profissional mais segura, porque sempre vamos precisar de médicos.
3. Mobilidade
Embora nem sempre você possa escolher exatamente onde trabalhar, há vagas espalhadas por cidades do país e do mundo todo. Se você está aberto a se mudar para encontrar vagas promissoras, pode acabar sendo contratado em outros lugares do Brasil e de outros países.
Além disso, se você tiver interesse de realizar trabalhos humanitários e viajar, pode fazer parte de programas em países menos desenvolvidos, onde os recursos e suprimentos são limitados. Isso lhe permitiria viver diferentes culturas, enquanto atende a comunidade local e desenvolve novas experiências. O programa Médicos Sem Fronteiras, por exemplo, é uma organização humanitária internacional que envia médicos e médicas do mundo todo para mais de 60 países ao redor do mundo.
4. Impacto positivo
O propósito de melhorar a vida dos pacientes é um fator incrivelmente gratificante da profissão. Como médico, você verá dia a dia o impacto direto do seu trabalho e como isso beneficia os outros. Apesar de você nem sempre conseguir os resultados esperados, o trabalho de médicos é muito importante e valorizado na sociedade.
5. Segurança
Além da alta taxa de empregabilidade após a formação, os médicos raramente têm dificuldade de manter o emprego. Ao contrário de outras profissões em que há o risco se tornar obsoleto, os médicos geralmente não precisam se preocupar com desemprego.
As pessoas envelhecem e ficam doentes. Infelizmente, essa é uma verdade absoluta. O que significa trabalho constante para quem se forma em Medicina.
6. Aprendizado contínuo
Novos métodos e inovações são descobertos o tempo todo no campo da Medicina. Por isso, o aprendizado contínuo e a oportunidade de desenvolver o seu conhecimento existente farão parte da sua carreira.
Isso é especialmente importante para quem pretende ter uma carreira como pesquisador e/ou cientista. O momento atual de pandemia é um enorme exemplo de como a pesquisa científica na área da Medicina é fundamental.
7. Confiança e respeito
Como médico, você ocupará uma posição de confiança. As pessoas valorizam a sua opinião e respeitam suas decisões. A relação entre médico e pacientes gera uma sensação de realização profissional e de confiança em suas próprias habilidades e propósitos, sabendo que você pode ter um impacto positivo na vida das pessoas.
8. Trabalho estimulante
Dependendo da sua área de especialização, o seu dia a dia será cheio de casos interessantes. O trabalho de um médico pode ser variado e muitas vezes imprevisível, principalmente se você trabalhar com emergências. Há muitos sintomas, condições e medicamentos a serem considerados, exigindo foco e decisões rápidas. Embora alguns ambientes sejam estressantes, pense dessa maneira: você nunca ficará entediado.
9. Progressão na carreira
Talvez o melhor de estudar Medicina é que ela abre muitas portas. Se você tentar ser clínico geral por algum tempo e decidir que o trabalho não é para você, suas qualificações lhe permitirão experimentar campos diferentes. Você pode se especializar em saúde pública, pesquisa clínica ou políticas públicas. Todos esses ramos precisam da participação e insight de um médico.
10. Experiências inigualáveis
Ser médico é assustador, não podemos negar. A responsabilidade é enorme. Mas você também obtém experiência inigualáveis e maravilhosas. O sentimento de salvar uma vida ou ajudar no nascimento de alguém vai mudar a sua vida.
Estude Medicina no exterior
Encontre o seu curso de Medicina no exterior de acordo com as suas preferências, histórico escolar e planos para o futuro com o nosso Selecionador de Cursos.
Leia também:
Os melhores lugares do mundo para estudar Medicina
8 características comuns entre engenheiros
(Texto original de Lizzie Horrocks publicado no site Hotcourses Abroad. Tradução e adaptação por Brenda Bellani.)