Essenciais
Estude no exterior : Inscrevendo-se em uma universidade

Como adiar a minha vaga no exterior?

Sem saber quando as aulas presenciais poderão retornar, o que fazer com o seu tão sonhado curso internacional em meio à pandemia? Aprenda a adiar a sua vaga no Reino Unido, EUA e Canadá.

Como adiar a minha vaga no exterior?

Se os seus planos eram começar os estudos em uma faculdade ou universidade em 2020/21, é perfeitamente natural que agora você esteja incerto sobre o que fazer. Ainda mais se a intenção era estudar no exterior! No momento, a melhor escolha é analisar as suas opções e considerar os prós e contras de manter os seus planos. E aí adiar ou não adiar a sua vaga no exterior?

 

A seguir, aprenda como funciona o pedido de adiamento de vaga nos três principais destinos de estudo do mundo: Reino Unido, Estados Unidos e Canadá. Ele pode ser a sua chance de manter os planos, mas adiar o início do curso com a sua vaga garantida.

 

Deferred admission

 

A deferred admission é uma admissão diferida, adiada. Ela permite que o estudante admitido em alguma universidade atrase ou adie a sua matrícula – e, consequentemente, o início do curso – por um semestre ou por um ano, dependendo da instituição e do país.

 

Como adiar a sua vaga em uma universidade do Reino Unido?

 

No Reino Unido, você faz o processo de seleção normalmente, mas como um candidato diferido (deferred student). Isso significa que, mesmo se estiver passando pelo processo em 2020, você solicita uma vaga em 2021. Para isso, será necessário atender aos requisitos de admissão do ano em que você quer começar os estudos.

 

Você tem a opção de se inscrever como aluno diferido e, se selecionado, começar só em 2022. Na hora de preencher todos os dados, terá de informar o motivo do adiamento na sua declaração pessoal.

 

Essa espera também possibilita a inscrição no Clearing no Reino Unido, caso você mude de ideia e queira se inscrever no mesmo ano. Só lembre-se que as opções serão mais limitadas dessa forma.

 

Como adiar a sua vaga em uma universidade dos Estados Unidos?

 

Nos Estados Unidos, você pode ser admitido e pedir o adiamento da sua vaga, mas há grandes chances de a universidade americana solicitar um depósito como garantia de que você de fato iniciará as aulas na data adiada. Além disso, você não poderá frequentar outra faculdade ou universidade neste período sem a permissão da instituição com lhe concedeu o adiamento da sua vaga nos Estados Unidos.

 

A diferença em relação ao processo no Reino Unido é que você fará toda a sua inscrição normalmente, sem nenhum tipo de identificação de deferred student. Posteriormente, se admitido, você confirma a sua vaga e entra em contato com a equipe de recrutadores para solicitar o adiamento da sua vaga. O pedido deve conter uma explicação plausível, como, por exemplo, a intenção de fazer um gap year.

 

Mas, atenção: se você tiver sido admitido em uma universidade nos Estados Unidos e já recebido o seu I-20, documento obrigatório para estudar no país, a sua universidade deverá emitir um novo I-20 para a nova data de início do curso. O mesmo vale no caso de você já ter tirado o seu visto de estudante. Avise a universidade no seu pedido de adiamento que você já tem um visto e, se o pedido for aprovado, eles atualizarão as suas informações no seu histórico SEVIS. O seu visto precisa ter a validade exata da duração do seu curso. Isso tudo é importante para a sua entrada no país.

 

O ideal é explicar exatamente qual é a sua situação na carta ou email que enviar para a universidade pedindo o adiamento. Seja honesto e explique as suas razões para diferir a sua vaga.

 

Saiba o que significa I-20 e SEVIS.

 

Adiamento da sua vaga no exterior

 

Como adiar a sua vaga em uma universidade do Canadá?

 

Embora varie de acordo com a universidade, no Canadá, adiar a sua vaga é parecido com o processo dos Estados Unidos. Primeiro você passa por toda a seleção e espera para saber se é admitido. Depois, entra em contato com a instituição para solicitar o adiamento da sua vaga por um ano, normalmente feito com o preenchimento de um formulário. Você também deverá explicar o motivo para o pedido.

 

O prazo para a solicitação do adiamento no Canadá é até a metade de agosto no mesmo ano da sua inscrição.

 

Encontre informações oficiais no site das universidades

 

O site oficial de cada instituição de ensino superior deve conter as informações sobre a possibilidade de adiamento da vaga. Procure por expressões e páginas intituladas como

 

  • defer my place
  • defer my enter
  • apply as a deferred student
  • deferral request
  •  deferring your admission
  • ou algo parecido.

 

Prazo para o pedido de adiamento

 

Como você deve passar por todo o processo seletivo normalmente, mesmo se a sua intenção for adiar a vaga depois – ou, no caso do Reino Unido, fazer o pedido como candidato diferido –, os prazos são os normais de inscrição na universidade.

 

Mas, uma vez admitido, o ideal é entrar em contato o quanto antes possível com a universidade, entre abril e julho.

 

Plano B

 

A outra opção é simplesmente aguardar o ano seguinte para dar início ao seu processo em qualquer país. Se você não tiver certeza sobre o que ou onde estudar, terá mais tempo não só para se decidir como também para se preparar melhor. Use esse tempo até a abertura do próximo processo de seleção no exterior para aprofundar sua pesquisa, conseguir alguma experiência de trabalho e também conversar com outros estudantes que já passaram por isso e possam te orientar a tomar a melhor decisão.

 

Leia também:

Como revalidar diplomas

O que fazer e o que não fazer ao se inscrever em um MBA

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

Exame IELTS: qual versão é a certa para você?

Quase toda universidade internacional tem como parte do seu processo seletivo um exame de proficiência em inglês.  Os mais famosos e os mais reconhecidos entre eles são o TOEFL e o IELTS. Este segundo está cada vez mais conhecido no exterior e é aceito por 8 mil universidades e associações profissionais do mundo inteiro. Segundo o  British Council  (organização britânica responsável pela prova), mais de 2 milhões de pessoas fazem o IELTS a cada

9.8K

Entrevista: diretor de consultoria da Steinberg Consultancy

O Hotcourses conversou com Stephan Reichenberger, diretor e consultor da companhia  Steinberg Consultancy , que oferece serviços de consultoria aos estudantes brasileiros interessados em passar pelo processo seletivo de universidades dos Estados Unidos e Reino Unido. Leia a entrevista a seguir.   Quais são os serviços oferecidos pela Steinberg Consultancy?   Nós oferecemos serviços de College Counseling para alunos de colegial e

3.1K