Essenciais
Estude no exterior : Inscrevendo-se em uma universidade

Como agendar a sua prova IELTS?

Descubra o passo a passo para agendar a sua prova IELTS, que comprova a sua proficiência na língua inglesa para estudar no exterior.

Prova IELTS Brasil: como se registrar no teste de inglês

Se você pretende estudar em um dos grandes destinos de estudo do mundo, como Reino Unido e Austrália, já é quase certeza que precisará prestar o IELTS test para comprar a sua proficiência na língua inglesa. As universidades querem ter certeza de que todos os estudantes internacionais serão capazes de acompanhar o curso, uma vez que o inglês é a língua oficial de instrução. Mas, como se registrar na prova do IELTS?

 

Prova IELTS

 

Se você precisa prestar o IELTS para estudar no exterior, vai precisar se registrar e pagar pela prova. Mas o processo é fácil, nós listamos todo o passo a passo a seguir e esperamos que ajude a facilitar ainda mais a sua experiência.

 

Estudar no exterior: prova IELTS

 

Passo 1: Encontre o centro IELTS mais próximo

 

O IELTS tem mais de 1.600 centros autorizados em 140 países. No Brasil, são quase 40 em cidades diferentes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Brasília, Goiás, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Pará, Ceará e Amazonas.

 

No site oficial, encontre o centro mais próximo de você com datas abertas para a aplicação da prova IELTS.

 

Passo 2: Escolha um IELTS test

 

Existem dois tipos de testes IELTS: o IELTS academic e o IELTS general training. Para a admissão em graduações e pós-graduações no exterior, você deve reservar a sua vaga na versão do teste acadêmico do IELTS.

 

Por isso, confirme no centro autorizado mais próximo de você que a versão da prova que quer prestar é o IELTS academic antes de agendar a sua data.

 

Passo 3: Escolha a data

 

Verifique as datas de teste disponíveis e selecione a melhor para você. A prova de conversação normalmente será realizada em um dia diferente das restantes seções do IELTS – leitura, escrita e compreensão oral.

 

A escolha da data é um passo importante se você já estiver passando pelo processo de seleção de uma universidade no exterior. Ao considerar que precisa prestar a prova e esperar pelo resultado – e, em alguns casos, a universidade pede que a sua pontuação seja enviada diretamente pelo centro autorizado –, fique atendo aos prazos finais da seleção para que isso não prejudique a sua admissão.

 

TOEFL ou IELTS: qual teste de inglês prestar?

 

Passo 4: Registre-se no IELTS

 

Selecionado o centro autorizado, a data e a versão do IELTS, agora é hora de se registrar e reservar a sua vaga. Dependendo do lugar, você tem a opção de escolher entre o IELTS paper ou o IELTS computer ao se registrar. A única diferença entre os dois testes é o tipo de experiência que você prefere ao fazer a prova.

 

Se você preferir fazer o teste presencialmente em um centro de testes, deve optar pelo exame de papel IELTS. Você se senta a uma mesa e recebe a prova e folhas de resposta em papel. Mas se estiver satisfeito em concluir o teste em um computador, selecione a outra opção do IELTS. Independente, a seção de conversação em inglês do teste será realizada pessoalmente com um examinador IELTS para ambos os testes.

 

Não importa a versão da prova IELTS que você escolher, elas compartilham da mesma estrutura, tipos de perguntas e nível de dificuldade. A única diferença é a forma que ela é aplicada – no papel ou no computador.

 

Para se registrar, faça sua inscrição e pague online pelo site do British Council ou então fazendo o download de um formulário de inscrição que pode ser enviado ou entregue no centro de teste local.

 

O site oficial do British Council informa que, com o IELTS computer, há mais datas de teste disponíveis. Você pode escolher o IELTS na data mais conveniente e receber seus resultados em três a cinco dias.

 

Passo 5: Crie uma conta no IELTS

 

Ao reservar a sua vaga na prova IELTS, você precisará criar uma conta no site do British Council para concluir o seu registro.

 

Passo 6: Pague pelo IELTS

 

Para garantir as suas datas e horários selecionados, você precisa realizar o pagamento do seu teste. Atualmente, o preço do IELTS no Brasil é:

 

  • R$ 1.089,00 - IELTS Academic;
  • R$ 1.210,00 - IELTS Academic for UKVI.

 

Passo 7: Prepare-se para a prova IELTS

 

Depois de reservar o seu IELTS test, você receberá uma confirmação por escrito no seu email do centro de testes IELTS.

 

Agora é hora de estudar. Recomendamos que você crie um plano de revisão para garantir que você esteja pronto para cada uma das seções do IELTS: reading, listening, writing e speaking.

 

Cada universidade exige uma nota mínima no IELTS para a admissão no exterior, que varia de acordo com graduação ou pós-graduação e área de estudo. Verifique diretamente com a sua instituição de ensino superior internacional qual resultado no IELTS você precisa atingir para conseguir uma admissão incondicional no seu curso escolhido.

 

A partir disso, realize simulados e foque os seus estudos nas habilidades em que você sente que precisa de um preparo maior.

 

Temos artigos para ajudá-lo nessa parte:

 

 

Prova IELTS Brasil: como se registrar no teste de inglês

 

De quais documentos você precisa para agendar uma prova IELTS?

 

Para agendar o seu teste, você precisa fazer o upload de uma foto de seu documento de identidade, como passaporte ou RG. No dia do teste, você deve levar o mesmo documento original.

 

Você também precisará de um cartão válido para fazer o pagamento online da prova.

 

IELTS online?

 

Sim, é possível. Por causa da pandemia, o IELTS disponibilizou uma versão da prova 100% virtual – o IELTS Indicator.

 

Assim como o teste original, o Indicator medirá a proficiência do estudante em escrita, leitura, compreensão oral e conversação. A seção de conversação é feita por chamada de vídeo em um horário marcado com um examinador autorizado do IELTS.

 

Para prestar o Indicator, você também precisa agendar o seu teste, mesmo que ele aconteça totalmente online, porque ele é aplicado uma vez por semana.

 

No entanto, antes de agendar o IELTS Indicator, verifique se a sua universidade no exterior aceita essa versão da prova como requisito para admissão.

 

IELTS Indicator: faça o teste oficial de inglês em casa.

 

(Texto original de Lizzie Horrocks publicado em Hotcourses Abroad. Tradução e adaptação por Brenda Bellani.)

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

article Img

Exame IELTS: qual versão é a certa para você?

Quase toda universidade internacional tem como parte do seu processo seletivo um exame de proficiência em inglês.  Os mais famosos e os mais reconhecidos entre eles são o TOEFL e o IELTS. Este segundo está cada vez mais conhecido no exterior e é aceito por 8 mil universidades e associações profissionais do mundo inteiro. Segundo o  British Council  (organização britânica responsável pela prova), mais de 2 milhões de pessoas fazem o IELTS a cada

10.2K
article Img

Entrevista: diretor de consultoria da Steinberg Consultancy

O Hotcourses conversou com Stephan Reichenberger, diretor e consultor da companhia  Steinberg Consultancy , que oferece serviços de consultoria aos estudantes brasileiros interessados em passar pelo processo seletivo de universidades dos Estados Unidos e Reino Unido. Leia a entrevista a seguir.   Quais são os serviços oferecidos pela Steinberg Consultancy?   Nós oferecemos serviços de College Counseling para alunos de colegial e

3.2K