Essenciais
Estude no exterior : Inscrevendo-se em uma universidade

Por que e como montar um portfólio online?

Um portfólio é uma compilação de materiais que exemplifiquem as suas qualificações e trabalhos. Ele pode ser necessário para a sua inscrição no exterior.

Por que e como montar um portfólio online?
742

Você quer fazer algum curso de arte e design? Já tem textos publicados por aí? Já tem uma carreira consolidada e pretende trabalhar como freelancer? Há várias razões para criar um portfólio e agora é possível mantê-lo online, facilitando o seu acesso, atualização e distribuição. Isto pode ser vantajoso profissionalmente e também academicamente.

 

O que é um portfólio?

 

Um portfólio é uma compilação de materiais que exemplifiquem as suas opiniões, habilidades, qualificações, educação, treinamento e experiência. O seu objetivo é oferecer uma visão da sua personalidade e linha de trabalho.

 

Por que ter um portfólio?

 

O próprio processo de criação de um portfólio já lhe ajudará a fazer uma autoavaliação pessoal do seu trabalho, o que você quer alcançar com ele e para onde direcioná-lo daqui para frente. Ao fazer essa curadoria de selecionar e reunir os seus melhores trabalhos, você identificará as suas habilidades conquistadas por meio de várias experiências e quais são as suas inspirações, além de organizá-los de uma maneira que facilite a compreensão da sua evolução.

 

O autoconhecimento resultante deste processo de criação do seu portfólio lhe ajudará a responder perguntas com mais facilidade na hora de passar por entrevistas, sejam elas para a admissão em uma universidade ou para um emprego. Já o próprio portfólio, quando bem construído, serve para comprovar qualidades como organização, comunicação e habilidades relacionadas à área de estudo que você pretende estudar ou carreira que você quer seguir.

 

O que incluir no seu portfólio?

 

Portfólio online

 

Primeiramente, crie, invente, coloque a sua criatividade em prática. É provável que você já tenha uma coleção de trabalhos prontos, mesmo que você os faça apenas por hobby, sem pretensão ou compromisso. Guarde tudo que você criar ao longo dos anos. Na hora de criar o seu portfólio, reúna todo o seu trabalho e decida o que merece ser incluído.

 

Ele deve ser uma amostra das suas habilidades e experiências relacionadas à área de estudo ou carreira, apresentada de uma maneira que transmita o seu estilo criativo.

 

Normalmente, um portfólio deve conter:

 

  • Declaração de Originalidade: Um parágrafo declarando que o conteúdo que se seguirá é confidencial e de sua autoria. Esclareça que nenhuma parte do portfólio pode ser reproduzida sem autorização.

 

  • Filosofia do seu trabalho: Faça uma breve descrição dos suas crenças e opiniões sobre o seu próprio trabalho e sobre o setor para qual você quer trabalhar.

 

  • Objetivos de carreira: Descreva os seus objetivos profissionais para os próximos cinco anos.

 

  • Currículo: Além dos trabalhos reunidos, é interessante incluir o seu currículo ao portfólio. Se ele estiver disponível em algum endereço online, inclua o link.

 

  • Habilidades: Identifique de três a cinco de seus conjuntos de habilidades principais que serão importante para a sua graduação ou para a sua carreira. Exemplos: gestão, comunicação, informática, liderança e relações públicas. Depois, reúna cartas de recomendação, amostras específicas do seu trabalho e outro projetos que exemplifiquem as habilidades listadas. Os exemplos podem incluir projetos realizados na escola/faculdade, materiais realizados em um trabalho ou durante um estágio, materiais de serviços comunitários ou trabalhos voluntários, etc.

 

Como selecionar os meus melhores trabalhos?

 

As seguintes perguntas irão ajudá-lo a identificar o que você quer comprovar com o seu portfólio:

 

  • O que eu quero comprovar com este trabalho – habilidades, competências, talentos ou objetivos atingidos?
  • Quais habilidades esta universidade ou empregador está procurando para a vaga?
  • Quais são os seus melhores trabalhos e conquistas?
  • Quais exemplos de trabalhos exemplificam melhor as suas habilidades e competências?

 

Uma vez identificada uma resposta para cada uma dessas questões pessoais, pratique falar sobre elas em voz alta, explicando os seus trabalhos, e seus objetivos e aprendizados que eles te proporcionaram.

 

Exemplos do que você pode incluir em seu portfólio:

 

1. Trabalho em progresso: faça uma lista de projetos e atividades relacionados à carreira nos quais você esteja trabalhando atualmente e que possam comprovar e/ou reforçar a lista de habilidades e qualificações necessárias para exercer a sua função de interesse.

 

2. Certificados, diplomas, diplomas acadêmicos e prêmios: inclua uma cópia de todos estes documentos e qualquer outra documentação importante à área de estudo ou carreira. Inclua uma breve descrição dos principais aprendizados e habilidades adquiridas com cada curso ou treinamento finalizado.

 

3. Serviços comunitários: explique brevemente qualquer tipo de projeto de serviços comunitários que você já tenha realizado ou esteja realizando no momento, incluindo amostras de trabalhos, fotografias da experiência e carta de recomendação que comprovem a sua participação e/ou envolvimento na comunidade.

 

4. Certificação profissional ou aprovação em uma organização oficial: se você tiver recebido uma certificação ou acreditação profissional oficial ou então tiver conseguido se tornar membro de um órgão ou associação oficial da sua área, inclua no portfólio um documento que comprove. Você também pode acrescentar informações sobre conferências e reuniões importantes das quais você participou e que lhe forneceram recursos educacionais e profissionais importantes para a sua carreira.

 

5. Plano de estudos acadêmicos: uma opção para exemplificar os seus objetivos acadêmicos é incluir no portfólio o seu histórico escolar e/ou acadêmico que contenha a grade curricular cursada ou que você esteja cursando.

 

6. Contato com importantes figuras da área/setor: se você tiver tido aula ou recebido orientação de um professor bastante influente na sua área, se tiver realizado um estágio com um empregador conhecido ou então participado como voluntário em um projeto de pesquisa de um acadêmico renomado, talvez seja interessante mencionar sobre a experiência no portfólio e explicar como este contato teve um impacto significativo no seu desenvolvimento profissional. Não se esqueça de mencionar o nome do professor, empregador ou acadêmico, quem ele é e quais são suas contribuições para a área de estudo/setor.

 

7. Referências: inclua uma lista de três a cinco pessoas que tiveram influência nos seus aprendizados e escolhas profissionais e que poderão verificar as suas qualificações e conquistas. Recomendações profissionais podem ser feitas por membros do corpo docente da sua faculdade, supervisores de estágios, orientadores, chefes e supervisores de outras atividades como projetos de serviços comunitários ou trabalhos voluntários.

 

Saiba mais sobre cartas de recomendação aqui.

 

Onde criar o seu portfólio na web gratuitamente?

 

Atualmente, existem diferentes sistemas de gerenciamento de conteúdo online e gratuitos. Do inglês Content Management Systems (CMS), eles são aplicativos utilizados para a criação, gerenciamento e publicação de conteúdo em plataformas digitais. Ao criar o seu portfólio com um CMS, você consegue modificar, acrescentar e apagar o conteúdo dele como e quando quiser, sem necessariamente precisar de um conhecimento prévio de linguagem de programação. O próprio sistema lhe fornece ferramentas de edição, facilitando a atualização constante do seu conteúdo.

 

Além de ser gratuito e fácil de usar, esses sistemas permitem manter o seu portfólio disponível em um endereço online. Assim, você só precisa acrescentar o link dele em seu currículo para que os recrutadores e empregadores possam acessá-lo facilmente com um clique. Um portfólio online tem a vantagem de ser interativo, com diferentes links para outros sites que possam conter trabalhos seus publicados ou outras páginas essenciais.

 

Alguns exemplos de Content Management Systems (CMS) gratuitos:

 

 

Geralmente, na maioria dos exemplos citados acima, basta criar uma conta para começar a trabalhar gratuitamente na sua página. Você tem espaço para incluir imagens, gráficos e outros recursos visuais e experimentar diferentes formatos de portfólio online.

 

Por que um portfólio pode ajudá-lo a ser admitido no exterior?

 

Birmingham City University

Uma das páginas da Birmingham City University com dicas para a construção do seu portfólio. (Fonte: site oficial da Birmingham City University)

 

Manter um portfólio online irá te ajudar a passar pelo processo seletivo no exterior, uma vez que diversas instituições de ensino superior internacionais pedem por um portfólio como parte dos documentos obrigatórios para a admissão acadêmica, principalmente em candidaturas a cursos de artes, design, arquitetura, entre outros.

 

Este é o caso da Faculdade de Artes, Design e Mídia da Birmingham City University, no Reino Unido. Ela exige o envio de um portfólio de cada um dos candidatos interessados em seus cursos nas áreas de arquitetura, design, artes, moda, joias, novas tecnologias (como desenvolvimento de games, cinema e marketing digital) e comunicação visual.

 

Segundo a BCU, o portfólio é uma oportunidade de mostrar aos recrutadores quem você é, assim como a sua capacidade criativa e o seu potencial. Em seu site oficial, ela oferece um guia de como construi-lo e enviá-lo à Universidade de acordo com cada um dos cursos disponíveis nas áreas mencionadas acima. No geral, você pode escolher um portfólio online ou físico. Quem escolher a opção online deverá construi-lo virtualmente em PDF e enviá-lo pelo portal de inscrição da Birmingham City. Já o físico deve ser entregue aos recrutadores.

 

Nas instruções para o portfólio de um candidato ao Bacharelado de Artes em Fotografia, por exemplo, a BCU informa que é permitido incluir fotografias, qualquer imagem baseada em lentes, imagens experimentais, instalações fotográficas, imagens de trabalhos em 3D com senso de escala, composições de áudio e imagens em movimento.

 

“Nós estamos à procura de qualidade, não de quantidade, por isso pedimos que o seu portfólio contenha no máximo 20 imagens de trabalhos finalizados. Tente mostrar uma variedade de trabalhos e selecione as suas melhores produções. Não há uma estrutura fixa para a apresentação do portfólio. Você só precisa certificar-se de que ele esteja organizado de forma a expressar melhor as suas ideias. Lembre-se que a ordem em que você o apresenta é a ordem em que ele será visto”, orienta.

 

Cada página individual de cursos tem dicas como estas específicas para a área de estudo.

 

Com informações de Clarke University.

 

Leia mais:

7 erros comuns que você deve evitar na sua personal statement

A importância dos hobbies e atividades extracurriculares para universidades no exterior

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Por que e como montar um portfólio online?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

Exame IELTS: qual versão é a certa para você?

Quase toda universidade internacional tem como parte do seu processo seletivo um exame de proficiência em inglês.  Os mais famosos e os mais reconhecidos entre eles são o TOEFL e o IELTS. Este segundo está cada vez mais conhecido no exterior e é aceito por 8 mil universidades e associações profissionais do mundo inteiro. Segundo o  British Council  (organização britânica responsável pela prova), mais de 2 milhões de pessoas fazem o IELTS a cada

9206

Entrevista: diretor de consultoria da Steinberg Consultancy

O Hotcourses conversou com Stephan Reichenberger, diretor e consultor da companhia  Steinberg Consultancy , que oferece serviços de consultoria aos estudantes brasileiros interessados em passar pelo processo seletivo de universidades dos Estados Unidos e Reino Unido. Leia a entrevista a seguir.   Quais são os serviços oferecidos pela Steinberg Consultancy?   Nós oferecemos serviços de College Counseling para alunos de colegial e

2988