
É bastante comum que, durante o processo de seleção no exterior, a universidade faça uma entrevista por telefone ou Skype com candidatos internacionais, normalmente, com aqueles que já comprovaram, com os documentos obrigatórios e outras partes da inscrição, que podem ser uma escolha adequada para a admissão.
O telefonema ou a chamada de vídeo deverá servir como mais uma forma da universidade conhecê-lo melhor. Este tipo de entrevista também pode fazer parte dos primeiros passos de uma seleção profissional, antes de marcarem um encontro presencial, caso você esteja concorrendo a uma vaga de trabalho no exterior.
Para que você saiba o que esperar e como se preparar para este tipo de situação, nós listamos algumas dicas importantes sobre o que fazer e o que não fazer durante uma entrevista por telefone e por Skype.
Entrevista por telefone: o que você DEVE fazer
1. Informe-se sobre o tipo de pergunta que será feita
É perfeitamente sensato perguntar para qual tipo de pergunta você deve se preparar para a entrevista. Verifique sobre isso quando o entrevistador entrar em contato com você para acertar a data da ligação e também aproveite o momento para tirar qualquer dúvida que você posa ter.
Desta forma, você pode se preparar adequadamente, o que faz toda a diferença (principalmente por ter de se comunicar em inglês). Além disso, isso mostra o seu interesse em estar preparado para a entrevista e pela vaga na universidade.
2. Carregue a bateria do seu celular
Se o entrevistador tentar te ligar no horário combinado e cair na caixa postal, isso pode passar uma imagem de desorganização e descaso. Por isso, além de certificar-se de carregar o seu celular, também é recomendável informar um segundo número de contato ao entrevistador.
Algumas universidades marcam um horário para a entrevistas e outras não. Por isso, se você estiver passando pelo processo no exterior, procure ficar sempre atento ao seu celular e deixar ele com volume alto o tempo todo. Assim, você minimiza as chances de perder a ligação.
3. Arrume tempo e um lugar adequado para a entrevista
Encontre um lugar confortável, tranquilo e silencioso para atender a esta ligação. Você precisa estar calmo e relaxado na hora da entrevista para conseguir entender a conversa, as perguntas em inglês e dar as suas respostas claramente.
Se for inevitável estar com outras pessoas no local, avise-os para fazer silêncio e para não tentarem falar com você durante toda a ligação. O ideal seria ficar sozinho em uma sala ou quarto, para que você não se sinta autoconsciente com outras pessoas te observando.
4. Cumprimente-os propriamente
Espere até que o entrevistador termine de se apresentar, assim você consegue respondê-lo usando o nome dele (normalmente, informarão o primeiro nome, mas em alguns casos podem dizer só o sobrenome).
Cumprimente-o educadamente usando mister ou misses; também é polido perguntar como ele está. Não puxe assunto sem ligação com o motivo da entrevista. No final, agradeça-o pelo tempo dele.
5. Foque-se inteiramente na entrevista
Evite qualquer distração como televisão ligada, computador e outros aparelhos eletrônicos. O entrevistador conseguirá perceber se você estiver dividindo a sua atenção com outra coisa.
Dicas extras
- Exercite a sua voz: Se você é uma pessoa com dificuldade para falar em público ou que fica nervosa sob pressão, fazer alguns exercícios para as suas cordas vocais poderão ajudá-lo a se acalmar.
- Converse em inglês com alguém para praticar: Fazer algumas simulações da entrevista com algum amigo pode ajudá-lo a praticar suas respostas e a se sentir mais preparado e menos nervoso na hora da ligação.
- Pesquise sobre o seu entrevistador: Este processo de entrevista e seleção pode ser intimidador. Procurar saber o nome do entrevistador, ver uma foto dele e saber um pouco mais sobre ele pode ajudá-lo a se sentir mais calmo. É melhor saber com quem você está conversando, não é? Para humanizar e dar uma cara à voz. Essa é uma dica importante para você se lembrar de que o entrevistador é uma pessoa como outra qualquer e que também já precisou passar pelo mesmo processo para estar nesta posição.
- Não faça anotações durante a entrevista: Prepare-se com antecedência. Estude e pratique suas respostas, se necessário. Mas, durante a entrevista, usar suas anotações ou tomar novas notas irá distrair sua atenção. No máximo, mantenha com você uma pequena lista de tópicos que você não pode deixar de mencionar – mas sem recitar nada palavra por palavra!
Entrevista por Skype ou vídeo: o que você DEVE fazer
1. Verifique o seu equipamento
Faça o teste pelo Skype para saber se a sua câmera e microfone estão funcionando adequadamente. Verifique também a qualidade da sua conexão – qualquer falha durante a entrevista pode fazer com que a ligação caia ou que o áudio fique incompreensível.
Se você for usar um laptop ou tablet, mantenha-o conectado em uma fonte de energia, uma vez que as ligações do Skype consomem bastante a bateria.
2. Vista-se adequadamente
Pelo Skype, você vai poder ver o seu entrevistador e vice-versa. Neste caso, é bom estar vestido de forma adequada. Não precisa estar de terno e gravata, mas também evite roupas muito casuais.
3. Verifique o que está visível atrás de você
Sua cama desarrumada? Algum pôster ofensivo? As roupas que você provou e não voltou ao guarda-roupa? Ligue a sua câmera antes da entrevista para fazer um enquadramento bom e também para verificar o que o entrevistador enxergará durante a ligação.
É aconselhável estar em um ambiente organizado e sem muitas coisas que possam distrair a atenção do seu entrevistador. Tudo bem manter algum item que diga algo sobre a sua personalidade – livros, por exemplo, ou o pôster de algum time esportivo (principalmente se você estiver concorrendo a uma vaga para uma bolsa de estudo para atletas).
4. Pratique usando o Skype
Peça para uma ou duas pessoas te ligarem pelo Skype para que você possa checar se tudo está funcionando direitinho e para que você se acostume a usar a ferramenta.
Leia dicas adicionais sobre como se preparar para entrevistas de processos seletivos no exterior neste nosso artigo aqui.
Leia também:
O que fazer nos 15 minutos que antecedem uma entrevista de trabalho
10 palavras que você precisa conhecer para se candidatar a vagas no exterior