Essenciais
Estude no exterior : Inscrevendo-se em uma universidade

Entrevista por telefone ou Skype: o que fazer para se preparar

Nós reunimos dicas para que você faça uma entrevista tranquila e segura por telefone ou Skype e passe uma boa impressão

Entrevista por telefone ou Skype: o que fazer para se preparar
10930

É bastante comum que, durante o processo de seleção no exterior, a universidade faça uma entrevista por telefone ou Skype com candidatos internacionais, normalmente, com aqueles que já comprovaram, com os documentos obrigatórios e outras partes da inscrição, que podem ser uma escolha adequada para a admissão.

 

O telefonema ou a chamada de vídeo deverá servir como mais uma forma da universidade conhecê-lo melhor. Este tipo de entrevista também pode fazer parte dos primeiros passos de uma seleção profissional, antes de marcarem um encontro presencial, caso você esteja concorrendo a uma vaga de trabalho no exterior.

 

Estudar no exterior

 

Para que você saiba o que esperar e como se preparar para este tipo de situação, nós listamos algumas dicas importantes sobre o que fazer e o que não fazer durante uma entrevista por telefone e por Skype.

 

Entrevista por telefone: o que você DEVE fazer

 

entrevista por telefone

 

1. Informe-se sobre o tipo de pergunta que será feita 

 

É perfeitamente sensato perguntar para qual tipo de pergunta você deve se preparar para a entrevista. Verifique sobre isso quando o entrevistador entrar em contato com você para acertar a data da ligação e também aproveite o momento para tirar qualquer dúvida que você posa ter.

 

Desta forma, você pode se preparar adequadamente, o que faz toda a diferença (principalmente por ter de se comunicar em inglês). Além disso, isso mostra o seu interesse em estar preparado para a entrevista e pela vaga na universidade.

 

2. Carregue a bateria do seu celular

 

Se o entrevistador tentar te ligar no horário combinado e cair na caixa postal, isso pode passar uma imagem de desorganização e descaso. Por isso, além de certificar-se de carregar o seu celular, também é recomendável informar um segundo número de contato ao entrevistador.

 

Algumas universidades marcam um horário para a entrevistas e outras não. Por isso, se você estiver passando pelo processo no exterior, procure ficar sempre atento ao seu celular e deixar ele com volume alto o tempo todo. Assim, você minimiza as chances de perder a ligação.

 

3. Arrume tempo e um lugar adequado para a entrevista 

 

Encontre um lugar confortável, tranquilo e silencioso para atender a esta ligação. Você precisa estar calmo e relaxado na hora da entrevista para conseguir entender a conversa, as perguntas em inglês e dar as suas respostas claramente.

 

Se for inevitável estar com outras pessoas no local, avise-os para fazer silêncio e para não tentarem falar com você durante toda a ligação. O ideal seria ficar sozinho em uma sala ou quarto, para que você não se sinta autoconsciente com outras pessoas te observando.

 

4. Cumprimente-os propriamente 

 

Espere até que o entrevistador termine de se apresentar, assim você consegue respondê-lo usando o nome dele (normalmente, informarão o primeiro nome, mas em alguns casos podem dizer só o sobrenome).

 

Cumprimente-o educadamente usando mister ou misses; também é polido perguntar como ele está. Não puxe assunto sem ligação com o motivo da entrevista. No final, agradeça-o pelo tempo dele.

 

5. Foque-se inteiramente na entrevista 

 

Evite qualquer distração como televisão ligada, computador e outros aparelhos eletrônicos. O entrevistador conseguirá perceber se você estiver dividindo a sua atenção com outra coisa.

 

Dicas extras

 

  • Exercite a sua voz: Se você é uma pessoa com dificuldade para falar em público ou que fica nervosa sob pressão, fazer alguns exercícios para as suas cordas vocais poderão ajudá-lo a se acalmar.
  • Converse em inglês com alguém para praticar: Fazer algumas simulações da entrevista com algum amigo pode ajudá-lo a praticar suas respostas e a se sentir mais preparado e menos nervoso na hora da ligação.
  • Pesquise sobre o seu entrevistador: Este processo de entrevista e seleção pode ser intimidador. Procurar saber o nome do entrevistador, ver uma foto dele e saber um pouco mais sobre ele pode ajudá-lo a se sentir mais calmo. É melhor saber com quem você está conversando, não é? Para humanizar e dar uma cara à voz. Essa é uma dica importante para você se lembrar de que o entrevistador é uma pessoa como outra qualquer e que também já precisou passar pelo mesmo processo para estar nesta posição.
  • Não faça anotações durante a entrevista: Prepare-se com antecedência. Estude e pratique suas respostas, se necessário. Mas, durante a entrevista, usar suas anotações ou tomar novas notas irá distrair sua atenção. No máximo, mantenha com você uma pequena lista de tópicos que você não pode deixar de mencionar – mas sem recitar nada palavra por palavra!

 

Entrevista por Skype ou vídeo: o que você DEVE fazer

 

Entrevista por videoconferência

 

1. Verifique o seu equipamento 

 

Faça o teste pelo Skype para saber se a sua câmera e microfone estão funcionando adequadamente. Verifique também a qualidade da sua conexão – qualquer falha durante a entrevista pode fazer com que a ligação caia ou que o áudio fique incompreensível.

 

Se você for usar um laptop ou tablet, mantenha-o conectado em uma fonte de energia, uma vez que as ligações do Skype consomem bastante a bateria.

 

2. Vista-se adequadamente 

 

Pelo Skype, você vai poder ver o seu entrevistador e vice-versa. Neste caso, é bom estar vestido de forma adequada. Não precisa estar de terno e gravata, mas também evite roupas muito casuais.

 

3. Verifique o que está visível atrás de você 

 

Sua cama desarrumada? Algum pôster ofensivo? As roupas que você provou e não voltou ao guarda-roupa? Ligue a sua câmera antes da entrevista para fazer um enquadramento bom e também para verificar o que o entrevistador enxergará durante a ligação.

 

É aconselhável estar em um ambiente organizado e sem muitas coisas que possam distrair a atenção do seu entrevistador. Tudo bem manter algum item que diga algo sobre a sua personalidade – livros, por exemplo, ou o pôster de algum time esportivo (principalmente se você estiver concorrendo a uma vaga para uma bolsa de estudo para atletas).

 

4. Pratique usando o Skype 

 

Peça para uma ou duas pessoas te ligarem pelo Skype para que você possa checar se tudo está funcionando direitinho e para que você se acostume a usar a ferramenta.

 

Leia dicas adicionais sobre como se preparar para entrevistas de processos seletivos no exterior neste nosso artigo aqui.

 

Leia também:

O que fazer nos 15 minutos que antecedem uma entrevista de trabalho

10 palavras que você precisa conhecer para se candidatar a vagas no exterior

Prepare-se para a seção de Conversação do IELTS

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Entrevista por telefone ou Skype: o que fazer para se preparar

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

Exame IELTS: qual versão é a certa para você?

Quase toda universidade internacional tem como parte do seu processo seletivo um exame de proficiência em inglês.  Os mais famosos e os mais reconhecidos entre eles são o TOEFL e o IELTS. Este segundo está cada vez mais conhecido no exterior e é aceito por 8 mil universidades e associações profissionais do mundo inteiro. Segundo o  British Council  (organização britânica responsável pela prova), mais de 2 milhões de pessoas fazem o IELTS a cada

9079

Entrevista: diretor de consultoria da Steinberg Consultancy

O Hotcourses conversou com Stephan Reichenberger, diretor e consultor da companhia  Steinberg Consultancy , que oferece serviços de consultoria aos estudantes brasileiros interessados em passar pelo processo seletivo de universidades dos Estados Unidos e Reino Unido. Leia a entrevista a seguir.   Quais são os serviços oferecidos pela Steinberg Consultancy?   Nós oferecemos serviços de College Counseling para alunos de colegial e

2975