Essenciais
Estude no exterior : Inscrevendo-se em uma universidade

Como usar a técnica STAR na sua admissão no exterior

Aprenda a técnica STAR, usada em entrevistas de emprego, para a sua personal statement de admissão no exterior

Como usar a técnica STAR na sua admissão no exterior
69

A técnica STAR é amplamente usada para passar por entrevistas de trabalho, mas os seus benefícios podem se estender também à admissão no exterior. Se você se sente inseguro e muitas vezes não sabe qual resposta certa dar durante processos seletivos e de recrutamento, ou até mesmo como vender o seu peixe sem soar arrogante, a técnica de respostas chamada STAR será bastante útil.

 

Situação, Tarefa, Ação e Resultado

 

STAR é acrônimo de Situation, Task, Action, Result – em português, Situação, Tarefa, Ação e Resultado. Ela é particularmente usada para responder a questões comportamentais e focadas nas competências do candidato.

 

Durante uma entrevista de trabalho, você discorrerá em diferentes ocasiões sobre suas habilidades, experiências prévias e aptidões a fim de provar ser a melhor opção para a vaga disponível. O mesmo acontece quando você for escrever a sua personal statement (declaração pessoal ou carta de motivação) para convencer a universidade no exterior de que você tem as razões e planos adequados para ser um estudante da instituição.

 

As perguntas comportamentais costumam ser aquelas que avaliam o comportamento do candidato no passado e o que fizeram para lidar com certas situações. Elas servem para comprovar habilidades como solução de problemas, analíticas, criatividade, resiliência, escrita, falar em público, trabalho em equipe, persuasão, quantitativas e pensamento crítico.

 

Veja alguns exemplos de perguntas comportamentais:

 

  • Como você age se não gosta de algum colega de trabalho?
  • Você já teve algum desacordo com um chefe antes? Como lidou com a situação?
  • Como você já superou uma situação difícil no passado?
  • Conte-me sobre alguma ocasião em que você conseguiu terminar uma tarefa em um curto prazo.
  • Como você lida com uma situação de estresse no trabalho?

 

Cada conceito do acrônimo STAR representa uma etapa da sua resposta a qualquer uma destas perguntas acima e várias outras do mesmo estilo. Ao explorar os quatro passos sugeridos pela técnica STAR, você consegue formular uma resposta completa e ilustrativa.

 

A técnica STAR em entrevistas de trabalho

 

Digamos que você está em uma entrevista de trabalho e os recrutadores fazem uma das perguntas comportamentais citadas acima. O primeiro passo é tomar alguns segundos para considerar a questão e se lembrar de algum evento ou ocasião que se enquadre no que os recrutadores gostariam de saber.

 

A seguir, vem os quatro passos da técnica STAR:

 

Técnica STAR

 

1. Situação

Após identificar um evento ou ocasião pela qual você já passou e que se enquadra à pergunta feita, descreva o contexto da situação ou desafio enfrentado. Não se esqueça de definir período e local. Pode ser um projeto em conjunto que você já fez ou então um conflito que tenha resolvido com um colega de trabalho.

 

A situação pode ser em qualquer ambiente de trabalho (mesmo que não tenha relação com a vaga concorrida), um trabalho voluntário, em sala de aula ou em qualquer evento relevante. Seja o mais especifico possível.

 

Leia também: Habilidades surpreendentemente transferíveis que todo estudante tem

 

2. Tarefa

 

Qual era a sua tarefa nesta situação?

 

Depois de situar o contexto, descreva quais foram as suas responsabilidades na ocasião específica. Qual era o plano ou objetivo final? Por exemplo, ajudar o grupo a terminar o projeto em um prazo bem curto, atingir as metas de vendas estipuladas em dois dias ou resolver o algum conflito com alguém.

 

3. Ação

 

Agora que os recrutadores já sabem qual era a sua responsabilidade na ocasião, descreva como você agiu para completar a tarefa ou superar o desafio enfrentado.

 

Explique o seu papel específico na situação ao invés de falar sobre a equipe, seu superior ou colega de trabalho. De que maneira a sua ação foi essencial para concluir a tarefa ou resolver o problema? Seria interessante explicar também como você chegou à essa conclusão.

 

A parte da descrição da sua ação é a mais importante. Inclua respostas para as seguintes questões:

 

  • O que você fez?
  • Por que você fez?
  • Como você fez?
  • Quais habilidades você usou?

 

4. Resultado

 

Por fim, explique os resultados gerados pela sua ação, o que você conquistou com eles e também o que você aprendeu com esta situação.

 

É importante que o exemplo escolhido exemplifique ações claras e com resultados positivos. Evite respostas genéricas ou que não tenham relação com a pergunta.

 

Prepare-se para explicar aspectos como:

 

  • O que aconteceu como resultado das suas ações?
  • O que você aprendeu com a ocasião?
  • O que você faria diferente ou melhoraria se passasse pela mesma situação?
  • Que impacto o resultado teve na equipe?

 

A técnica STAR em admissões universitárias

 

Os mesmos quatro passos podem ser amplamente usados na hora de desenvolver a sua redação para a personal statement, um dos documentos mais importantes da sua admissão em uma universidade no exterior.

 

O método STAR é uma excelente forma de estruturar os exemplos que você gostaria de usar na carta e ajuda os recrutadores universitários a conhecê-lo melhor e a avaliar suas habilidades, qualidades e experiências prévias que definirão se você é a escolha certa para o curso.

 

A técnica é basicamente storytelling, uma habilidade que está em alta atualmente.

 

Você pode usar a técnica STAR para responder questões como:

 

  • Cite algum momento decisivo na sua vida.
  • O que fez com que você escolhesse essa área de estudo?
  • Qual desafio você já enfrentou para atingir um objetivo importante na sua vida?
  • Descreva uma situação em que você precisou usar suas habilidades de comunicação para alcançar um resultado positivo.
  • Descreva uma ocasião em que você precisou assumir uma posição de liderança e quais resultados obteve.

 

Planeje o esqueleto da sua redação antes de começar a escrevê-la, criando tópicos do que será explorado em cada item da STAR. O primeiro passo é decidir sobre qual situação você falará e depois os outros três itens virão naturalmente.

 

Como as questões pedirão, muito provavelmente, que você ilustre as suas habilidades – por exemplo, liderança, comunicação e trabalho em equipe –, pense em exemplos em que estas qualidades fiquem evidentes, como uma experiência de trabalho, um projeto universitário, um trabalho voluntário, um estágio ou até mesmo um hobby ou atividade extracurricular.

 

O ideal é que a situação escolhida tenha a ver com a área de estudo que você deseja estudar, atenda aos requisitos da universidade e que você tenha aprendido com o resultado coisas que te ajudarão a ser bem-sucedido nos estudos, caso admitido.

 

técnica STAR para entrevistas de trabalho

Método STAR para entrevistas - perguntas comportamentais

 

Leia também:

3 erros mais comuns em entrevista de trabalho e como evitá-los

5 dicas para construção de um currículo internacional

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Como usar a técnica STAR na sua admissão no exterior

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

Exame IELTS: qual versão é a certa para você?

Quase toda universidade internacional tem como parte do seu processo seletivo um exame de proficiência em inglês.  Os mais famosos e os mais reconhecidos entre eles são o TOEFL e o IELTS. Este segundo está cada vez mais conhecido no exterior e é aceito por 8 mil universidades e associações profissionais do mundo inteiro. Segundo o  British Council  (organização britânica responsável pela prova), mais de 2 milhões de pessoas fazem o IELTS a cada

9315

Entrevista: diretor de consultoria da Steinberg Consultancy

O Hotcourses conversou com Stephan Reichenberger, diretor e consultor da companhia  Steinberg Consultancy , que oferece serviços de consultoria aos estudantes brasileiros interessados em passar pelo processo seletivo de universidades dos Estados Unidos e Reino Unido. Leia a entrevista a seguir.   Quais são os serviços oferecidos pela Steinberg Consultancy?   Nós oferecemos serviços de College Counseling para alunos de colegial e

3012