Essenciais
Estude no exterior : Inscrevendo-se em uma universidade

ENEM e Vestibular: Exames que abrem portas no exterior para você

ENEM e Vestibular: Seu nível acadêmico após o ensino médio é essencial para acessar uma universidade no Brasil e no exterior

ENEM e Vestibular: Exames que abrem portas no exterior para você
860

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é um exame criado pelo governo brasileiro em 1998. Desde então, tem sido utilizado para avaliar o desempenho acadêmico de todos os alunos em nível nacional, após a conclusão do ensino médio. Ele é usado como uma ferramenta de avaliação e seleção para acessar diferentes instituições de ensino superior no Brasil.

 

Ficando apenas atrás do exame de estado educacional da China, o "Gaokao", o ENEM é conhecido como o segundo exame mais importante do mundo para a entrada na universidade. Neste teste aplicado anualmente, os quase oito milhões de alunos que o fazem são avaliados por uma pontuação que mede a qualificação e o desempenho dos mesmos para assim iniciarem seus estudos universitários.

 

Enquanto isso, o Vestibular é um dos mais antigos e tradicionais testes de avaliação acadêmica das escolas de ensino fundamental e médio para acesso universitário no Brasil. O ENEM e o Vestibular são considerados exames que alimentam o sonho de milhares de estudantes brasileiros de continuar seu processo acadêmico estudando em uma universidade, seja no seu país de origem ou no exterior.

 

Embora seja verdade que estes são os exames mais importantes e necessários para estudar em qualquer cidade brasileira, eles também podem ser um mecanismo que permite que você seja admitido em diferentes universidades estrangeiras em todo o mundo. Atualmente, estudar no exterior é uma das ideias mais comuns e tentadoras para milhares de estudantes. Os benefícios de estudar em um país diferente do seu são inúmeros ​​e as experiências que você terá durante a sua estada em outro país são infinitas.

 

Devido aos acordos entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e instituições de países ao redor do mundo, agora é possível usar os resultados dos seus exames brasileiros para acessar diferentes universidades estrangeiras.

 

Listamos aqui alguns países nos quais você pode usar sua nota do ENEM ou do vestibular para entrar na universidade dos seus sonhos no exterior.

 

Reino Unido

 

O Reino Unido é um dos destinos mais aclamados pelos estudantes estrangeiros. Neste país, você pode provar sua nota do ENEM ou Vestibular para ser admitido em algumas universidades de classe mundial, como a Universidade de Oxford. Para isso, você deve levar em conta os requisitos específicos do programa que você deseja estudar nestes tipos de instituições de ensino. Da mesma forma, sua participação em diferentes atividades extracurriculares terá um papel fundamental quando for admitido como estudante em Oxford.

 

Por outro lado, obtendo boas notas no seu Exame Nacional de Ensino Médio, você pode se inscrever em um dos cursos de graduação da Universidade de Bristol. Isso pode ser o começo perfeito para uma vida de estudos no exterior. Pesquise e inscreva-se no programa acadêmico que você mais se interessou, ou acesse o site da Bristol para obter informações sobre bolsas de estudo para os latino-americanos.

 

Canadá

 

Este país norte-americano é conhecido por sua alta qualidade em educação. Todos os anos, mais e mais estudantes internacionais escolhem o Canadá por suas grandes oportunidades de crescimento, tanto pessoais quanto profissionais, e pelas diversas ofertas acadêmicas em todo o país.

 

Se você quiser estudar no Canadá com a ajuda dos resultados de seus exames estaduais brasileiros, as instituições de ensino superior, como a University of British Columbia, são as melhores opções. Existem até algumas bolsas de estudo às quais você pode se candidatar. Além disso, você deve considerar alguns requisitos específicos, como um determinado nível em diferentes áreas, como a matemática, por exemplo, ao se inscrever em um programa de Engenharia.

 

Por outro lado, a Universidade de Toronto também pode ser uma boa alternativa se você é um estudante brasileiro. Os requisitos mínimos para acesso a qualquer programa de ensino superior consistem em ter um certificado do ENEM ou vestibular, com exceção dos programas relacionados à Ciência ou Engenharia.

 

Colômbia

 

Se você não quer deixar o continente latino-americano, estudar na Colômbia pode ser uma ótima alternativa para prosseguir seus estudos de ensino superior. De acordo com o Ministério da Educação da Colômbia e o ICFES saber 11º, seu exame estadual de ensino médio, todo estudante brasileiro tem a oportunidade de acessar os diferentes programas de ensino superior colombianos, realizando um processo de candidatura em que serão avaliados os resultados do ENEM.

 

Depois de ser aprovado no processo de inscrição, você poderá acessar o programa de sua escolha em qualquer instituição de ensino superior do país. Não perca a oportunidade de se inscrever para a prova de seu exame estadual e realizar seus sonhos na universidade colombiana que você mais gosta.

 

Portugal

 

No país europeu é possível apresentar a nota do ENEM e ser admitido em uma das sua instituições de estudo, como a Universidade de Lisboa ou a Universidade de Coimbra. Para acessar a educação nesta nação, é necessário ter obtido entre 500 e 600 pontos na prova.

 

A principal instituição de ensino público em Portugal, na qual o ENEM pode ser apresentado para ter acesso aos seus cursos, é o Instituto Politécnico de Leiria, localizado no oeste do país. A instituição possui programas altamente qualificados de graduação, pós-graduação e especialização tecnológica credenciados pela comunidade acadêmica local.

 

Se candidatar ao instituto de Leiria com um bom resultado no ENEM ou no seu vestibular pode garantir-lhe um futuro promissor. Você pode desfrutar de programas altamente competitivos, como a Escola de Ciências Sociais, Tecnologia e Gestão e a Escola de Saúde. Além disso, a instituição possui programas em artes e design, turismo e tecnologia marítima.

 

Com estes exames de educação nacional e projeção mundial você pode acessar uma educação diversificada em vários países do mundo. Vá em frente e explore cada detalhe e lembre-se de que seu futuro está em suas mãos. Assuma o desafio de estudar no exterior e se tornar alguém diversificado e multicultural, aproveitando os benefícios ao seu alcance.

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

ENEM e Vestibular: Exames que abrem portas no exterior para você

Viva-Mundo se dedica a ofrecer a los estudiantes consejos esenciales para estudiar en el exterior. Si te estas preguntando en dónde estudiar, qué curso tomar, o cómo planeas llegar hasta allá, Viva-Mundo tiene una amplia variedad de artículos y videos que te brindan la ayuda que necesitas.

Leitura recomendada

Exame IELTS: qual versão é a certa para você?

Quase toda universidade internacional tem como parte do seu processo seletivo um exame de proficiência em inglês.  Os mais famosos e os mais reconhecidos entre eles são o TOEFL e o IELTS. Este segundo está cada vez mais conhecido no exterior e é aceito por 8 mil universidades e associações profissionais do mundo inteiro. Segundo o  British Council  (organização britânica responsável pela prova), mais de 2 milhões de pessoas fazem o IELTS a cada

9206

Entrevista: diretor de consultoria da Steinberg Consultancy

O Hotcourses conversou com Stephan Reichenberger, diretor e consultor da companhia  Steinberg Consultancy , que oferece serviços de consultoria aos estudantes brasileiros interessados em passar pelo processo seletivo de universidades dos Estados Unidos e Reino Unido. Leia a entrevista a seguir.   Quais são os serviços oferecidos pela Steinberg Consultancy?   Nós oferecemos serviços de College Counseling para alunos de colegial e

2988