Essenciais
Estude no exterior : Inscrevendo-se em uma universidade

Guia: inscrição universitária no exterior

Os principais fatores sobre a sua inscrição em uma universidade no Canadá, EUA, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

Guia: inscrição universitária no exterior

Com tantas universidades pelo mundo, cada uma com seus próprios requisitos e prazos, fica difícil saber exatamente o que esperar da inscrição no exterior. Se você estiver com dificuldades de entender o processo, pode usar esse guia rápido e prático para dar início à sua busca pela universidade perfeita.

 

Início das aulas

 

Vamos começar pelo começo! É essencial que você saiba que cada instituição e país específicos têm datas diferentes, por isso é essencial verificar as informações diretamente com a sua universidade.

 

Dito isso, podemos estipular calendários genéricos de início de ano letivo em cada destino de estudo mais popular:

 

  • Reino Unido: entre setembro e outubro;
  • Estados Unidos: setembro
  • Canadá: setembro
  • Austrália: entre janeiro e fevereiro;
  • Nova Zelândia: fevereiro

 

Essas datas refletem os períodos mais comuns nesses países. Entretanto, podem haver outras datas ao longo do ano; no Reino Unido, por exemplo, algumas universidades também admitem estudantes em janeiro. Nesse caso, você pode se inscrever para o processo de inverno se perder o de outono.

 

Mesmo assim, é sempre aconselhável se preparar com um ano de antecedência para ter tempo de providenciar com calma sem deixar nada importante de fora. Isso porque, se o início das aulas é em setembro, a universidade terá um prazo de inscrição aproximadamente no dia 15 de janeiro do mesmo ano.

 

Vistos de estudante

 

Os brasileiros precisam de um visto de estudante para todos os destinos de estudo mais populares do mundo. Para cada um deles, há uma série diferentes de exigências e nós temos artigos sobre isso:

 

 

De maneira geral, você precisará de documentos que comprovem a admissão em uma instituição de ensino do país, acomodação já acertada, evidências de fundos suficientes e proficiência adequada no inglês.

 

Prepare-se com antecedência para tirar o visto também:

 

  • Reino Unido: Você pode se inscrever seis meses antes do início do seu curso britânico e tipicamente receberá uma resposta em até três semanas.
  • Estados Unidos: A maioria dos estudantes precisa de um visto F-1, que pode ser solicitado por até quatro meses antes do começo dos estudos nos EUA.
  • Canadá: o governo canadense recomenda fazer a solicitação da sua study permit com quatro a seis meses antes do início das aulas no país.
  • Austrália: Você precisa pedir o seu visto australiano com no mínimo seis semanas antes das aulas começarem, mas as universidades aconselham fazer sua solicitação assim que você receber sua Confirmation of Enrolment.
  • Nova Zelândia: Solicite o seu visto com pelo menos oito semanas antes de viajar para a Nova Zelândia. O processo costuma durar 20 dias para o envio online e 25 para formulários impressão.

 

Atente-se aos detalhes específicos do seu destino de estudo escolhido. Os Estados Unidos, por exemplo, exigem uma entrevista em um consultado americano no Brasil; em outros, você terá de criar uma conta no site oficial do governo e enviar a solicitação no sistema online.

 

Documentos

 

A admissão requer diversos documentos obrigatórios que comprovem o seu preparo para o curso escolhido. O que você deverá providenciar dependerá do país, da universidade, do nível e área de estudo. Portanto, o primeiro passo é visitar o site da universidade.

 

Porém, há alguns documentos que costumam ser necessários em qualquer país:

 

 

O mais comum é fazer digitalizar esses documentos e fazer o upload no sistema virtual de inscrição na universidade. Mas ainda há algumas universidade que aceitam o envio impresso por correio.

 

Requisitos acadêmicos

 

Parece óbvio, mas você precisa se certificar de que está se inscrevendo em uma universidade na qual tem uma chance justa de ser admitido. Para isso, verifique quais são os requisitos acadêmicos exigidos pela instituição para o curso que você quer fazer. Às vezes há também critérios específicos para estudantes de cada país - ou seja, documentos que os brasileiros precisam para ser admitido naquela universidade. Se você quer ter uma chance real de admissão, deve atender às exigências.

 

Embora algumas universidades sejam mais flexíveis em relação a notas, como o processo seletivo é holístico nesses países, você pode compensar com outros fatores, como atividades curriculares ou na sua personal statement.

 

Leia nossos artigos sobre o processo seletivo nos destinos de estudo mais populares:

 

 

A admissão

 

Na maioria dos países, você precisa de alguma confirmação de admissão para conseguir o seu visto de estudo.

 

A resposta, positiva ou negativa, chegará até você por email ou então você precisará entrar na sua conta no sistema da universidade e verificar o status na data certa. Em alguns caso, a instituição pode entrar em contato solicitando qualquer documento que esteja faltando ou para marcar uma entrevista antes da decisão final.

 

Independente, esperamos que a resposta seja positiva!

 

(Texto original publicado no site Hotcourses Abroad.)

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

Exame IELTS: qual versão é a certa para você?

Quase toda universidade internacional tem como parte do seu processo seletivo um exame de proficiência em inglês.  Os mais famosos e os mais reconhecidos entre eles são o TOEFL e o IELTS. Este segundo está cada vez mais conhecido no exterior e é aceito por 8 mil universidades e associações profissionais do mundo inteiro. Segundo o  British Council  (organização britânica responsável pela prova), mais de 2 milhões de pessoas fazem o IELTS a cada

10.1K

Entrevista: diretor de consultoria da Steinberg Consultancy

O Hotcourses conversou com Stephan Reichenberger, diretor e consultor da companhia  Steinberg Consultancy , que oferece serviços de consultoria aos estudantes brasileiros interessados em passar pelo processo seletivo de universidades dos Estados Unidos e Reino Unido. Leia a entrevista a seguir.   Quais são os serviços oferecidos pela Steinberg Consultancy?   Nós oferecemos serviços de College Counseling para alunos de colegial e

3.2K