Essenciais
Estude no exterior : Inscrevendo-se em uma universidade

Hotcourses Brasil responde as principais dúvidas de seus leitores

Perguntas e respostas: respondemos as dúvidas mais recorrentes dos usuários do Hotcourses Brasil

Hotcourses Brasil responde as principais dúvidas de seus leitores
867

Logo na página inicial do Hotcourses Brasil, você pode entrar em contato conosco deixando a sua pergunta ou dúvida. Na janelinha de chat que abre no canto direito inferior da tela, tanto no desktop quanto em aparelhos móveis, você escolhe publicar a sua mensagem por Facebook ou por Twitter. Tudo que você precisa fazer é escrever sua mensagem no campo indicado com “Digite sua mensagem aqui” e clicar em PUBLICAR. E pronto! Nós receberemos sua mensagem por uma de nossas redes sociais e responderemos o quanto antes possível para sanar a sua dúvida.

 

 

Temos recebido perguntas e dúvidas de nossos usuários há alguns meses e percebemos que vários assuntos são mais recorrentes. Por isso, resolvemos reuni-las aqui, em um só lugar, para tentar respondê-las da melhor maneira possível para todos os nossos leitores. Esperamos ajudá-los a compreender um pouco mais o processo para estudar no exterior e consiga realizar o seu sonho. Estamos na torcida!

 

As cinco dúvidas mais frequentes dos nossos usuários:

 

1. Como conseguir uma bolsa de estudo no exterior?

 

Cada universidade internacional possui as suas próprias bolsas de estudo, com diferentes especificidades. Algumas bolsas de estudo podem ser quase integrais (e cobrir, inclusive, alimentação, materiais de estudo e acomodação), enquanto a grande maioria é parcial. Cada universidade também estipula o seu próprio processo seletivo e os requisitos de admissão para suas bolsas de estudo. Sem contar as bolsas de estudo oferecida pelos governos dos países, inclusive o brasileiro, e organizações externas.

 

Por estes motivos, é essencial que você procure saber as informações sobre bolsas de estudo e assistências financeiras diretamente com a instituição de seu interesse.

 

Você pode procurar por bolsas de estudo no exterior pela ferramenta de busca do Hotcourses Brasil.


Quando realizar a pesquisa, o caminho deve ser o seguinte:

 

-Clique em uma das universidades que aparecem nos resultados. Você verá os cursos oferecidos por ela. Alguns terão a informação "Bolsas de estudo disponíveis";

-Clique em um destes cursos. Você será levada para a página "Info do curso", que traz detalhes sobre o curso selecionado, como opções, requisitos, preparatórios e, no final da página, "Bolsas de estudo disponíveis". É aí que você conhece a bolsa oferecida para aquele curso específico!

-Repita o caminho com outras universidades que aparecem no resultado da pesquisa para saber de outras bolsas.

 

Você também pode filtrar sua pesquisa como quiser pelo botão FILTRE SUA PESQUISA e em ORGANIZAR POR. Além disso, nós temos uma seção de artigos e matérias especificamente para informações sobre bolsas de estudo e assistência financeira que podem ser úteis para a sua pesquisa. Visite-a aqui!

 

Nós recomendamos as leituras dos seguintes artigos:

 

 

2. Qual é o valor dos estudos no exterior?

 

Isto depende imensamente do país, da universidade e do curso que você escolher. Os perfis das universidades no banco de dados do Hotcourses Brasil informam uma média anual das taxas de ensino de cada curso.

 

Quando você clica nos resultados mostrados na busca, verá uma página com os cursos oferecidos pela universidade. Nestes perfis, você encontra uma média de preço e outras informações importantes, como data de início, duração, etc. Sempre aconselhamos que você entre em contato direto com as universidades para verificar se as informações continuam atuais e cheque também a cotação atual da moeda para saber o valor em reais.

 

Veja um exemplo:

 

Se você pesquisar por cursos de graduação de Engenharia e Tecnologia nos Estados Unidos, chegará à esta página de resultados. Ao clicar na primeira universidade, no caso a Neosho County Community College, encontrará estas informações:

 

 

3. Eu preciso falar inglês para estudar no exterior?

 

Na maioria dos casos, a resposta é sim. Você precisa falar inglês ou algum outro idioma estrangeiro para cursar um programa acadêmico no exterior. A grande maioria das instituições internacionais pede uma prova de proficiência em inglês como parte do processo seletivo. Pode ser o exame TOEFL, mais popular nos Estados Unidos, o IELTS, obrigatório no Reino Unido, ou outra prova padrão aceita pela universidade. Para cada curso, haverá uma nota mínima estipulada pela instituição a ser atingida para conseguir ser admitido.

 

Por isso, quase sempre, ter certa fluência no inglês é, sim, essencial. Isto se faz necessário em cursos acadêmicos, profissionalizantes, técnicos e de educação continuada, pois as aulas serão ministradas em inglês (ou em outro idioma estrangeiro). Desta forma, a instituição precisa garantir que você conseguirá compreender todo o conteúdo lecionado.

 

Mesmo que a sua intenção seja estudar a língua inglesa em uma escola de idioma no exterior, é provável que você precise passar por algum exame durante a inscrição ou antes de dar início às suas aulas, para que a escola saiba qual é o nível da sua proficiência e em qual turma você deve começar o curso.

 

Nós temos alguns artigos que podem te ajudar neste assunto:

 

  • Aqui nós explicamos direitinho como deve ser o seu nível de inglês para estudar no exterior e como se preparar para o IELTS e o TOEFL;
  • Neste artigo da Equipe G.A.T.E., você descobre se um curso de curta duração no exterior é suficiente para conseguir fluência no idioma.
  • E se você tiver todos requisitos e qualificações acadêmicas certas para a admissão em uma graduação ou pós-graduação, mas não atingir a nota mínima obrigatória no teste de proficiência? Ainda há uma chance para você! Saiba o que significa admissão condicional.

 

4. O Hotcourses Brasil pode me oferecer consultoria?

 

O Hotcourses é um banco de dados. Nele, você pode pesquisar gratuitamente por universidades, cursos e bolsas de estudo no exterior e entrar em contato direto com universidades estrangeiras de 17 países – Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Holanda, Suécia, França, Alemanha, Itália, Austrália, Nova Zelândia, Singapura, Malásia, Hong Kong, Japão, Coreia do Sul e China.

 

O site não oferece bolsas de estudo e não realiza serviços de agência. Portanto, não podemos entrar em contato direto com os nossos leitores de nenhuma maneira, por email, telefone ou pessoalmente.

 

Mas você pode nos escrever pelo contatobrasil@hotcourses.com para tirar suas dúvidas. E se tiver interesse em receber auxílio de uma agência ou consultoria, podemos sugerir alguns de nossos parceiros.

 

Além disso, há outras formas de você usufruir dos serviços que o Hotcourses tem a oferecer:

 

  • Aqui nesta página, por exemplo, clicando na sua área de estudo, você vê uma lista de universidades que oferecem cursos na área escolhida. Note que você pode filtrar sua pesquisa como quiser pelo botão REFINE/FILTRE SUA PESQUISA e em ORGANIZAR POR.
  • Você pode entrar em contato direto com as universidades pelo botão MAIS INFORMAÇÕES ou CONTATE A UNIVERSIDADE nos perfis das instituições.
  • Use o Hotcourses para entrar em contato com um consultor brasileiro que poderá ajudá-lo a encontrar o curso de graduação ou pós-graduação adequado para você no exterior.

 

 

 

Nós também temos:

 

  • Uma seção de artigos, informações, entrevistas, dicas e notícias – basta clicar no país de seu interesse para ler sobre ele ou então em “No Exterior” para informações mais gerais.
  • Uma página com os rankings universitários mundiais mais famosos.
  • Catálogos de universidades internacionais e eBooks para serem baixados gratuitamente.
  • Uma página com informações sobre eventos educacionais e feiras de intercâmbio no Brasil.

 

5. O que é preciso para ser admitido em uma universidade nos Estados Unidos?

 

O Hotcourses Brasil tem uma seção dedicada inteiramente aos Estados Unidos, com matérias, guias e muita informação. Visite-a aqui!

 

O processo seletivo nos Estados Unidos é chamado de holístico. Isto significa que ele avalia cada candidato como um todo e não apenas por uma nota em uma prova – como é o caso dos nossos vestibulares. É por isso que a seleção norte-americana é mais longa e complexa, mas também bem mais justa.

 

Nós temos uma série de artigos que explicam cada um dos passos para a inscrição e admissão em uma universidade nos Estados Unidos:

 

IELTS

Prepare-se para a seção de Compreensão Oral do IELTS

Prepare-se para a seção de Leitura do IELTS

Prepare-se para a seção de Escrita do IELTS

Prepare-se para a seção de Conversação do IELTS

 

TOEFL

Aprenda sobre a prova do TOEFL

As diferenças entre o IELTS e o TOEFL

 

Declaração pessoal

O que é e como escrever a sua personal statement?

 

Cartas de referência

O que são as cartas de referência?

Quatro dicas sobre cartas de referência

 

Declaração de suporte financeiro

O que é e como escrever uma declaração de suporte financeiro?

 

Leia também sobre o processo seletivo holístico nos Estados Unidos para entender todos os requisitos exigidos pelas universidades.

 

E se a sua intenção for estudar Medicina ou Direito nos Estados Unidos, há um fator a mais: elas são consideradas áreas de pós-graduação no país. Para cursá-las, o estudante precisa obrigatoriamente de um bacharelado. Saiba mais sobre isso nos links a seguir:

 

O que é pre-medical e pre-law?

O que é o exame MCAT?

O que é o exame LSAT?

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Hotcourses Brasil responde as principais dúvidas de seus leitores

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...