Essenciais
Estude no exterior : Inscrevendo-se em uma universidade

IELTS: Entenda o Serviço de Verificação de Resultados

Se você está se perguntando como as universidades validam a nota da sua prova IELTS, nós explicamos aqui o que é o serviço de verificação de resultados do IELTS.

Prova IELTS: Entenda o Serviço de Verificação do IELTS score

Como estudante internacional, fazer o teste IELTS é um rito de passagem. Uma boa pontuação na prova IELTS é essencial para ser aceito na universidade e estudar o seu curso escolhido. O teste IELTS tem uma integridade e reputação global. Uma das razões para isso é a segurança na qualidade e a precisão dos resultados. Por isso que as universidades confiam no IELTS score.

 

A seguir, explicamos como funciona o processo do Serviço de Verificação de Resultados (Results Verification Service) do teste IELTS e porque você pode confiar no processo de entrega da sua prova diretamente às instituições de ensino superior no exterior como parte da sua admissão.

 

Prova IELTS: que é o Serviço de Verificação de Resultados?

 

O Serviço de Verificação de Resultados do IELTS garante a integridade dos resultados para universidades, órgãos profissionais e organizações. É uma camada adicional de segurança para evitar a falsificação de resultados e pontuações do IELTS.

 

“O Results Verification Service (Serviço de Verificação de Resultados) ajuda organizações, indivíduos e agências a validar os resultados dos exames dos candidatos, recolhidos desde 2005”, explica o site oficial do IELTS. O serviço é gratuito e está disponível online.

 

O resultado da sua prova IELTS, delineado no formulário de relatório de teste (Test Report Form - TRF), tem várias camadas embutidas para autenticação, incluindo papel com segurança aprimorada, a fotografia do estudante, um selo IELTS e um selo de validade.

 

Quando você apresenta o seu TRF a uma universidade como prova da sua pontuação no IELTS e proficiência no inglês, eles podem usar o serviço de verificação online para checar se ele é verdadeiro e autêntico.

 

Como agendar a sua prova IELTS?

 

Como o Serviço de Verificação de Resultados no IELTS funciona?

 

Em primeiro lugar, as instituições e organizações que usam o serviço de verificação IELTS geralmente devem registrar seus dados no site oficial da prova, assim como você precisará fazer como um test taker.

 

Esse registro das instituições é uma ferramenta muito útil pois permite que você pesquise sua universidade de interesse direto no site e descubra quais são os requisitos de pontuação mínima para a admissão. Além disso, você pode obter os detalhes de contato da universidade e um link para o seu site oficial. Você encontra tudo isso no site do IELTS.

 

As instituições e universidades são obrigadas a se registrar oficialmente para utilizar o serviço de verificação de TRF, fornecendo a documentação necessária. Apenas organizações aprovadas têm acesso ao serviço.

 

Cada instituição terá um (ou mais) administrador autorizado que usará o serviço oficialmente. Muitas vezes não é apenas a secretaria geral de admissões das universidades que têm esse acesso ao serviço, mas também as faculdades e departamentos acadêmicos que formam a instituição.

 

Depois de enviar o seu formulário de relatório de teste (TRF) para uma universidade, as etapas listadas abaixo são seguidas:

 

  1. A autenticidade do certificado e TRF é verificada pelo selo, biometria e qualidade do papel;
  2. O número do formulário é então inserido no serviço de verificação online do TRF;
  3. As informações do TRF são cruzadas com as do banco de dados online do IELTS;
  4. O TRF é então validado como preciso e confiável.

 

Prova IELTS: Entenda o Serviço de Verificação do IELTS score

 

Se nenhuma correspondência para as informações for encontrada no banco de dados de verificação do IELTS, isso pode não significar automaticamente que o TRF é inválido. A universidade irá então:

 

  • Verificar a data em que o teste IELTS foi feito – os resultados podem levar de 12 a 48 horas para serem carregados no serviço;
  • Inserir novamente as informações encontradas no TRF para garantir que os dados foram preenchidos corretamente;
  • Verificar se há problemas técnicos;
  • Comunicar-se diretamente com o IELTS, fornecendo o número do TRF e uma cópia digitalizada do TRF recebido.

 

Você será notificado rapidamente pela universidade se houver algum problema com o seu TRF.

 

TOEFL, IELTS ou Duolingo Test? Entenda as notas dos testes de proficiência no inglês.

 

Quanto tempo leva a verificação do IELTS score?

 

A verificação de referência em seu IELTS score geralmente não deve levar mais de dez minutos para ser concluída. No entanto, ela faz parte de um processo mais amplo de verificação da sua inscrição em uma universidade. Você não receberá uma resposta imediata, mesmo se não houver problemas com os resultados. Normalmente, você é notificado sobre o status de sua inscrição dentro de algumas semanas a um mês após a inscrição na universidade.

 

Não se esqueça de que, ao enviar o seu TRF para uma instituição, o teste deverá ter sido realizado nos últimos dois anos. Embora o Serviço de Verificação de Resultados no IELTS mantenha registros de todos os exames há quase 20 anos, a maioria das instituições não aceita resultados anteriores a 24 meses.

 

A principal razão para isso é que a prova IELTS é que ela é uma indicação da proficiência na língua inglesa por um determinado período, ou seja, pode melhorar ou diminuir com o tempo, por isso precisa ser atual.

 

O que exatamente é o Test Report Form (TRF)?

 

O TRF do IELTS é um certificado impresso listando os resultados exatos em cada seção da sua prova – Listening, Writing, Reading e Speaking –, além da sua nota geral. Portanto, é a única comprovação oficial dos seus resultados no IELTS. Há uma versão online que pode ser visualizada, mas não usada como comprovação oficial da sua nota.

 

“Não somos autorizados a divulgar notas ou o número de seu TRF (TRF number) por e-mail, telefone ou pessoalmente. Você terá acesso a essa informação somente mediante recebimento do certificado físico impresso, encaminhado via Correios”, informa o site oficial do IELTS.

 

Algumas das outras informações incluídas no TRF são:

 

  • Suas informações pessoais como nome, data de nascimento etc.;
  • Nacionalidade;
  • Língua nativa;
  • Selo do centro autorizado de teste onde você prestou a sua prova;
  • Carimbo de validação IELTS;
  • Número do TRF.

 

Seu TRF IELTS é enviado pelo correio ou pode ser obtido no centro de testes. O TRF não é enviado por e-mail e os resultados não são divulgados por telefone. O relatório geralmente está disponível de 13 a 14 dias após a conclusão do teste, se você o realizou em papel; e em cinco a sete dias se você fez a versão no computador.

 

O centro IELTS envia o seu TRF, impresso e digital, diretamente ao endereço das instituições de ensino superior que você cadastrar no portal do candidato. Há um limite de cinco cópias; se passar desse número, o IELTS cobra R$ 30,00 por via extra, mais os valores de frete.

 

Recomendamos que você entre em contato com o seu centro autorizado se tiver alguma dúvida sobre o seu TRF.

 

TOEFL ou IELTS: as diferenças entre os dois principais testes de proficiência.

 

(Artigo original publicado no site Hotcourses Abroad.)

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

article Img

Exame IELTS: qual versão é a certa para você?

Quase toda universidade internacional tem como parte do seu processo seletivo um exame de proficiência em inglês.  Os mais famosos e os mais reconhecidos entre eles são o TOEFL e o IELTS. Este segundo está cada vez mais conhecido no exterior e é aceito por 8 mil universidades e associações profissionais do mundo inteiro. Segundo o  British Council  (organização britânica responsável pela prova), mais de 2 milhões de pessoas fazem o IELTS a cada

10.2K
article Img

Entrevista: diretor de consultoria da Steinberg Consultancy

O Hotcourses conversou com Stephan Reichenberger, diretor e consultor da companhia  Steinberg Consultancy , que oferece serviços de consultoria aos estudantes brasileiros interessados em passar pelo processo seletivo de universidades dos Estados Unidos e Reino Unido. Leia a entrevista a seguir.   Quais são os serviços oferecidos pela Steinberg Consultancy?   Nós oferecemos serviços de College Counseling para alunos de colegial e

3.2K